sexta-feira, 29 de maio de 2009

Bem Viver Saúde








O Bem Viver desta sexta-feira (29) vai falar sobre o Dia Mundial sem Tabaco com o pneumologista Blancar Torres. Infelizmente as pessoas continuam insistindo em fumar mesmo sabendo de todas as conseqüências nocivas que o fumo causa a saúde.


O Cigarro e Seus Males
Riscos

O cigarro foi considerado por muito tempo como símbolo de status. Hoje em dia, porém, sabe-se que o cigarro é um dos piores inimigos da saúde, e aos poucos ele vai saindo de moda.

Um bom exemplo de doença associada ao fumo é o câncer de pulmão, doença altamente fatal, em que a quantidade de cigarros fumados por dia é proporcional ao risco de se ter a doença. Isso quer dizer que, se a pessoa fuma de 1 a 9 cigarros por dia, ela tem 5 vezes mais chance de ter câncer, enquanto alguém que fume mais de 40 cigarros por dia terá uma chance 20 vezes maior que um não-fumante. Também as pessoas que não fumam, mas vivem com fumantes, (os chamados fumantes passivos) têm chance de adquirir a doença, sendo que 25 a 46% das mulheres que morrem de câncer de pulmão e 13 a 37% dos homens que morrem da mesma doença não são fumantes, mas com certeza adquiriram a doença através da convivência com fumantes.

Outras doenças também são apontadas como sendo causadas pelo cigarro, como o câncer de colo uterino, em que as mulheres fumantes têm um risco 3 vezes maior de adquirir a doença do que as não fumantes. Outros casos de associação do cigarro com câncer são câncer de laringe e de boca, de pâncreas, de bexiga, de esôfago, de estômago e de rim. O cigarro também contribui em grande parte para o infarto do coração, bem como para outras doenças vasculares, como o derrame cerebral. Por mais de 20 anos, várias pesquisas têm demonstrado que o fumo é a causa mais importante de bronquites crônicas e enfisema pulmonar. Como se não bastasse, em gestantes, o cigarro provoca partos prematuros, e o nascimento de crianças com peso muito abaixo do normal. Além disso, o fumo causa por volta de 20% dos casos anuais de asma nas crianças.


Composição


As folhas de fumo contêm mais de 4.500 complexos químicos, muitos dos quais se transformam em outras combinações. Esses complexos incluem arsênico, amônia, sulfito de hidrogênio e cianeto hidrogenado. Talvez o mais letal de todos os elementos seja o monóxido de carbono, que é idêntico ao gás que sai do escapamento dos automóveis. Como o monóxido de carbono tem mais afinidade com a hemoglobina do sangue do que o próprio oxigênio, ele toma o lugar do oxigênio, deixando o nosso corpo totalmente intoxicado.


Largando o hábito


Nem sempre é fácil largar o hábito do fumo. Mas sempre é bom para a saúde. Alguns benefícios são quase imediatos. Trinta minutos depois da pessoa fumar o último cigarro, pressão arterial, batimento cardíaco e temperatura voltam ao normal. Ao final de oito horas, o nível de oxigênio e gás carbônico do sangue começa a se equilibrar, e a chance de se ter um ataque do coração começa a cair. Algumas semanas depois de ter parado de fumar, o olfato e o paladar começam a funcionar normalmente, e a respiração se normaliza.


A pessoa que para de fumar sente-se mais energética e o seu risco de desenvolver um ataque cardíaco, após alguns meses, vai cair para menos de 50% do que quando fumava. Depois de 10 anos sem fumar, aquelas pessoas que tinham células pré-cancerosas nos pulmões passam a ter células normais e, após 20 anos de abstinência, passam a ser consideradas não fumantes.


Tratamento


Fumar vicia orgânica e psicologicamente. Para quebrar o hábito de fumar, pode ser necessário fazer alguma forma de tratamento que elimine a dependência física e psicológica da nicotina. Vários tratamentos têm sido sugeridos. Um deles é o uso de grupos de apoio. Também a hipnose e psicoterapia podem ajudar nos casos em que a ansiedade é um fator importante. Algumas pessoas se beneficiam do uso de acupuntura, com bons resultados. Porém, um tratamento que tem resolvido bastante é o uso de bandagens de nicotina auto-adesivas ("nicotine patches"), que liberam quantidades de nicotina através da pele, dando à pessoa a nicotina de que a pessoa precisa, sem precisar fumar. Também são de grande utilidade as gomas de mascar com nicotina, que funcionam do mesmo modo. Nessas formas de tratamento há apenas nicotina, e não as outras substâncias químicas contidas no cigarro, e por isso causam menos mal à saúde.


Mais recentemente, foi mostrado que o uso de alguns medicamentos antidepressivos pode uxiliar no tratamento da dependência. Se houver interesse, mas dificuldade em largar o vício, o ideal é procurar um médico.


Por que parar?


Para muita gente, parar de fumar é extremamente difícil. Mas deveriam pensar em todos os benefícios que isso iria trazer, como saúde, bem estar, economia, além de evitar o incômodo e a doença dos indivíduos próximos que não fumam.


Mais links

INCa - INstituto Nacional do Câncer contra o tabagismo
Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
Revista VEJA - contra o cigarro

Fonte: http://andre.sasse.com/







O Dia Mundial sem Tabaco 2009 - Advertências Sanitárias salvam vidas


Este ano a Organização Mundial de Saúde (OMS) escolheu o tema “Mostre a verdade. Advertências Sanitárias salvam vidas” para a celebração do Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio).
A indústria do tabaco utiliza embalagens atraentes e sofisticadas para captar novos consumidores e para estimular que os fumantes continuem adquirindo seus produtos. Dessa forma, as fabricantes de cigarros desviam a atenção dos consumidores dos efeitos mortais e das graves doenças que seus produtos causam à saúde.
Cada vez mais países estão exigindo que as embalagens dos produtos de tabaco tragam mensagens e imagens impactantes sobre os malefícios do tabagismo, o que é recomendado pela
Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco.

Alertar as pessoas sobre os verdadeiros riscos do tabagismo é fundamental para estimular que os fumantes parem de fumar e evitar que crianças e jovens se tornem dependentes da nicotina. Exigir advertências nas embalagens de produtos de tabaco é uma estratégia simples, barata e eficiente. Elas transmitem uma mensagem clara e imediata, e reduzem a aparência atraente dos maços e boxes de cigarros.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA), coordenador do Programa Nacional de Controle de Tabagismo, e as secretarias estaduais e municipais de Saúde estarão promovendo em todo país atividades e eventos em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco, conscientizando a população brasileira sobre os riscos do ato de fumar e da fumaça ambiental do tabaco, bem como demonstrando a importância das advertências sanitárias como ferramenta essencial no controle do tabagismo









Pesquisa no Brasil mede impacto das advertências nos maços de cigarro





Em abril, o Brasil começou a medir o impacto das advertências sanitárias nos maços de cigarro. O levantamento integra o International Tobacco Control Policy Evaluation Project (ITC Project), pesquisa internacional sobre políticas de controle do tabaco que pela primeira vez está sendo aplicada no país. Os dados permitirão mensurar de forma contínua o comportamento da população em relação às ações de controle do tabaco e possibilitará a comparação com experiências internacionais de outros 20 países.




Como parte das comemorações do Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, estão sendo divulgadas dados preliminares. Os pesquisadores constataram que quase metade (48,2%) dos fumantes disseram que as advertências nos maços de cigarros fazem com que fiquem mais propensos a deixar de fumar. As imagens e frases impressas impediram que 39,1% dos fumantes pegassem um cigarro quando eles estavam prestes a fumar, nos últimos 30 dias. E 61,6% dos fumantes (e 83.2% dos não-fumantes) disseram que as advertências os fizeram pensar, um pouco ou muito, sobre os riscos à saúde provocados pelo tabagismo.



De acordo com o estudo, o país vem alcançando bons resultados com as imagens de advertência nos maços, que provocam reações emocionais em quem as vê. A aversão às imagens não faz o fumante evitar apenas olhar para o maço, mas também pensar sobre os riscos envolvidos e evitar o próprio cigarro. Dos fumantes entrevistados, 84,9% disseram ficar muito ou extremamente preocupados quando veem as advertências. Dos 17 países em que a pesquisa já foi aplicada, o Brasil aparece em segundo lugar na questão de fumantes com intenção de parar de fumar – 80% dos ouvidos querem deixar cigarro.




A pesquisa está sendo realizada em três capitais – Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre – com um universo de 1.800 pessoas, fumantes e não-fumantes, que serão acompanhadas por no mínimo três anos. A cada mudança na política de controle do tabaco no país, as mesmas pessoas serão entrevistadas, o que permitirá a comparação temporal dos dados. A primeira etapa da pesquisa brasileira será concluída ainda no primeiro semestre deste ano. Para o início de 2010, está previsto o início da segunda fase, que vai avaliar o impacto das novas imagens de advertência, que começaram a ser veiculadas este mês.


No Brasil, a pesquisa está sendo realizada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) e pela Universidade de Waterloo, do Canadá, sob a coordenação do professor Geoffrey Fong. O estudo é financiado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e conta com o apoio da Aliança de Controle do Tabagismo (ACT) e do Laboratório de Neurobiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).



Metodologia





O International Tobacco Control Policy Evaluation Project (ITC Project), primeira pesquisa multinacional sobre política de controle do tabaco, pretende medir o impacto psicossocial e comportamental dos pontos-chave da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, do qual o Brasil é signatário. A Convenção é um tratado internacional de saúde pública que estabelece mecanismos de cooperação entre os países para preservar as gerações presentes e futuras das conseqüências do consumo e da exposição à fumaça do tabaco, além de formas de proteção das políticas nacionais contra os interesses da indústria do tabaco.








A pesquisa inclui parâmetros para medir cada um dos pontos-chave da Convenção, idênticos ou similares em todos os países participantes, a fim de permitir a comparação entre os participantes. O método de pesquisa consiste em apresentar determinadas afirmações a fumantes e não-fumantes e medir o quanto eles concordam ou discordam de cada uma. Os questionários apresentam perguntas sobre comportamentos do fumante, preços e taxação, medicamentos para deixar de fumar, cessação do tabagismo e imagens de advertência, entre outros.




Dados brasileiros



No Brasil, a pesquisa está em andamento e os dados apresentados hoje (27/05) são parciais. Até agora, foram entrevistados 345 moradores do Rio (140 fumantes e 205 não-fumantes), 160 de São Paulo (71 e 89 não-fumantes) e 212 em Porto Alegre (110 fumantes e 102 não-fumantes). -



91,8% dos fumantes ouvidos disseram que se pudessem voltar atrás, não teriam começado a fumar (61.0% concordaram fortemente + 30.8% concordaram). -



50% dos fumantes e 28% dos não-fumantes reparam nas imagens de advertência dos maços frequentemente ou muito frequentemente.-



32,7% dos fumantes leram ou olharam atentamente para as advertências dos rótulos frequentemente ou muito frequentemente.-


43.8% dos fumantes fizeram esforço para evitar olhar ou pensar sobre as advertências.






A despeito da quantidade considerável de informação acerca dos danos de fumar que apareceram nas embalagens dos cigarros brasileiros, 56.8% dos fumantes acham que os maços deveriam ter ainda mais informações de saúde do que possuem agora. Apenas 1,9% quer menos informação (entre não fumantes, 70.5% quer mais informação e apenas 1,3% quer menos).






Fonte :
INCA

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Bem Viver Noivas



É impressionante como o mercado de serviços cresce a cada ano, principalmente, quando falamos de cerimonial. Seja qual o porte do evento ele precisa ser pensado de forma a não deixar nenhum detalhe de fora e que no final tudo sai de acordo com o planejado. Mas, para tudo sai perfeito é que preciso ter muita cautela na hora de contratar os prestadores de serviço é preciso ficar atento a tudo e procurar buscar informações com outras pessoas que utilizaram os serviços dos profissionais/empresas para não ter nenhuma surpresa desagradável.


E quando falamos em eventos leia-se casamento. Os casamentos hoje são altamente planejados para que o sonho do casal seja realizado da melhor maneira possível. Foi-se o tempo em que a família da noiva organizava tudo sozinha, hoje podem contar com um verdadeiro batalhão de profissionais pronto para atenderem todas as necessidades para que o casamento seja um conto de fadas.


Dando continuidade ao Bem Viver Noivas hoje falamos no programa sobre a importância do Buffet para que tudo saia perfeito.Da música que dá vida e emoção durante a celebração religiosa e depois embalam os noivos e convidados.E claro o bolo que podem ser verdadeiras obras de arte e sem esquecer dos deliciosos doces!!!!


O Bem Viver recebeu profissionais de entendem de tudo quando o assunto é festa e acima de tudo quando a festa em questão é o casamento.


E se você quiser ter mais informações sobre esses profissionais bastar entrar em contato e obter todas as informações necessárias para que seu casamento seja perfeito!!!!!!



Buffet
Anna Gois
Fone: (81) 3222.0062


Música
Almeida Eventos
Fone: (81) 3236.6443

Mãos de Fada Arte em bolos e doces
Socorro Litwak
Fone:(81) 3265.2504




**Foto: meramente ilustrativa**

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Bem Viver Saúde e Bem Estar


O programa Bem Viver desta quarta-feira (27), Gardênia Cavalcanti vai entrevistar a Nutricionista Joyce Morais que vai falar sobre os benefícios da dieta anti-oxidante para se ter uma vida mais saudável.







Dieta Antioxidante






Todos os dias geramos radicais livres, e contra eles estão os antioxidantes: incluamos em nossa dieta habitual os alimentos que os contenham e vivamos mais plenamente. O envelhecimento é um processo natural que todos os seres humanos experimentam, na realidade, envelhecemos todos os dias, o importante aqui, é saber envelhecer saudavelmente, evitando ter enfermidades graves no futuro e nos dando assim a oportunidade de ter uma melhor qualidade de vida desfrutando das coisas que sempre gostamos de fazer e na companhia de quem amamos.





Se falarmos de oxidação (envelhecimento) temos que falar de quais coisas podem nos fazer retardar esse envelhecimento, e aqui entram os “antioxidantes”, que são substâncias que atuam diretamente em nosso organismo como uma espécie de defesa frente a agentes externos (stress, ambiente poluído, exercício físico extremo, etc.) e interno (células cancerígenas, etc.), fazendo retardar o processo e inclusive, em alguns casos, revertendo-o.




MAS, QUAIS SÃO OS ANTIOXIDANTES?


Cinco são os nutrientes antioxidantes básicos que permitem frear o envelhecimento, eles são:




VITAMINA A


É o beta caroteno (pró-vitamina A), que destrói os radicais livres gerados no oxigenio. O encontramos na cenoura, espinafre, tomate, alface, laranja e melão.



VITAMINA E


Denominada a “vitamina da juventude”, protege da oxidação que levam aos radicais livres. Esta vitamina só se absorve em graxa, portanto seu excesso poderia causar toxicidade, por exemplo, nas pessoas que se suplementam com cápsulas de vitamina E de 1000 UI, quando o recomendável em caso de suplementação o ideal é que seja máximo de 400UI.





VITAMINA C


Impede a síntese de substâncias cancerígenas chamadas nitrosaminas, agentes cancerígenos que geram radicais livres e que os encontramos nas carnes que são cozidas na grelha ou a carvão. Esta vitamina encontramos em todos os cítricos além do mamão, kiwi, repolho, brócolis, etc.



SELÊNIO


O Encontramos em lácteos (preferivelmente desnatados), legumes verdes e amêndoas.



ZINCO


O encontramos em produtos lácteos, pescado, trigo germinado e levedura.Assim, tratemos de levar uma vida mais
saudável, nos protejamos contra os radicais livres, lembre que todos os dias liberamos uma batalha interior, todos os dias geramos radicais livres, e contra eles estão os antioxidantes, incluamos em nossas dieta habitual os alimentos que o contenham e vivamos mais plenamente.




Serviço:


Joyce Morais

Nutricionista

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Bem Viver Saúde e Bem Estar


O programa desta segunda-feira mostrou um inusitado banho de lama com a Naturóloga Giseles Normandia que mostrou todos os benefícios do banho. De acordo com Giseles Normandia o banho de lama ajuda a reduzir o stress, relaxa e ainda ajuda na limpeza dos poros da pele. Quem desejar obter mais informações pode entrar em contato com a Clínica Sanar por meio o telefone: (81) 3088-4547.




Além desse assunto, o Bem Viver apresentou uma matéria bem interessante para as mulheres que adoram ficar em dia com as novidades no mundo dos cabelos. O hair designer Marcelo Sales, do Belas Art’s,mostrou todas as cores que serão tendências na estação mais fria do ano.E se você ficou interessada em mudar o visual e arrasar no inverno a dica é procurar o Belas Art’s e ficar linda.Fone: (81) 3466-8852.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Bem Viver Saúde




O Programa Bem Viver desta quarta-feira (20) vai abordar um assunto que deixa muitas mães sem saber o fazer. Dar ou não a chupeta para ao filho na hora de tentar acalmar?Realmente não é fácil tomar essa decisão, principalmente, quando se é mãe de primeira viagem.




Para esclarecer todas as dúvidas as mães não podem perder a entrevista com o Cirurgião Dentista, André Nóbrega que vai esclarecer tudo sobre o assunto.








A hora de tirar a chupeta




Chupeta é algo que não deveria mais fazer parte da vida das crianças nessa fase. O que fazer, então, se ela continua – firme e forte – na sua casa? Chegou o momento-limite de tirar o bico, para o bem de seu filho. "A boca não foi feita para ficar tampada. A chupeta ocupa um lugar que deveria ficar vazio", afirma a fonoaudióloga Flávia Ribeiro, do Hospital São Luiz, em São Paulo. O uso da chupeta não é recomendável nem para dormir. Dependendo da duração e da intensidade com que a criança usa a chupeta, poderá ter a mordida aberta (quando a língua entra no espaço entre os dentes, dificultando a pronúncia das palavras). "Além disso, há o risco de ocorrer uma alteração na arcada dentária", alerta Flávia. Os pais têm de ensinar o filho a pegar no sono com a boca livre. É preciso determinação na retirada: saber que está fazendo a coisa certa e o filho é forte e vai suportar a perda. "Nessa idade, as crianças adoram ouvir histórias antes de dormir. Aproveite esse momento, quando elas se envolvem nos enredos fantásticos, desligam-se e adormecem para ‘esquecer’ a chupeta", orienta a especialista.




Fonte: Revista Crescer (Abril 2009)




**Foto meramente ilustrativa**

terça-feira, 19 de maio de 2009

Chega de Violência Infantil



Hospital Pequeno Príncipe apresenta número de crianças atendidas por maus-tratos



Ontem foi o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e não podemos deixar de abordar esse assunto aqui no blog do Bem Viver. É preciso ter cuidado com as nossas crianças e ficar sempre alerta em caso de violência. Não se cale diante de uma situação de violência seja em na sua casa, seja na casa do seu vizinho. É importante denunciar para que os agressores sejam punidos com rigor.

Recebemos essa sugestão de pauta de Curitiba e resolvemos postar na integra,pois contém dados alarmantes sobre crianças que foram atendidas no Hospital Pequeno Príncipe durante o ano de 2008.Para se ter uma idéia só em 2008, o hospital atendeu 354 crianças vítimas de maus-tratos, 62% dos casos acontecem em casa e 36% dos agressores são os pais.



O Hospital Pequeno Príncipe, um dos maiores exclusivamente pediátricos do País e referência em Curitiba no atendimento a crianças vítimas de maus-tratos (violência física, sexual, psicológica e negligência), apresenta o número de crianças atendidas vítimas de maus-tratos. Em 2008, chegaram até o hospital 354 casos de crianças e adolescentes que foram vítimas de algum tipo de violência. Um aumento de 16% em relação a 2007. A maioria das vítimas têm até 7 anos de idade (66% dos casos) e é do sexo feminino. Do total de crianças e adolescentes atendidos, 66% eram meninas e a violência sexual ainda lidera o ranking, com 230 ocorrências.

Um alerta para os responsáveis é quanto ao local da agressão: em 62% dos casos a violência aconteceu na casa da própria vítima. Foram 199 ocorrências envolvendo familiares como pais, irmãos, primos, tios e avós. Entre os familiares, o pai é o maior agressor, responsável por 36% das queixas registradas.

Entre os agressores que não fazem parte do núcleo familiar, os vizinhos continuam a ocupar o primeiro lugar, com 32%, e em segundo lugar, com mais de 20%, a violência é cometida por amigos e/ou colegas de escola.

Em relação ao perfil do abusador, a média de idade subiu de 19 para 26 anos, e a maioria (86%) é do sexo masculino.

Pra Toda Vida

A violência doméstica contra crianças e adolescentes ocorre em todos os lugares do mundo, independentemente do nível cultural e social, desde as mais remotas eras, deixa marcas que vão acompanhar a vítima por toda sua vida.

Há uma cultura de que os filhos são posse dos pais, que teriam sobre eles direito pleno de decisão. Como reflexo disso, os castigos físicos foram por muito tempo aceitos como procedimentos adequados à educação familiar e até social. Essa prática só se tornou condenável, na maioria dos países, na metade do século XX.

A Suécia foi o primeiro país a oficializar a proibição do castigo físico e isso só ocorreu em 1979. No Brasil, a violência contra crianças e adolescentes passou a ter uma visão diferenciada no aspecto legal somente em 1990, com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Para alertar a comunidade sobre a importância de identificar e denunciar os casos de violência contra crianças e adolescentes, o Pequeno Príncipe lançou em 2006 a campanha Pra Toda Vida – A Violência Não Pode Marcar o Futuro das Crianças.

O principal instrumento da campanha é um manual em três versões – para ortopedistas, demais profissionais de saúde e profissionais de educação – que orienta sobre como reconhecer os casos de violência e conduzir adequadamente para que a criança vitimizada seja inserida no sistema de garantia de direitos. Desde o lançamento da campanha, já foram distribuídos 60 mil manuais.

Parceria com a Ecovia

Neste ano, a Ecovia está apoiando a campanha Pra Toda Vida e, a partir do dia 18 de maio, várias ações de comunicação vão atingir a comunidade de Curitiba, através de anúncios em veículos de comunicação, distribuição de folders na praça de pedágio e out-doors ao longo da BR-277.






Bem Viver o Bem :LBV



O programa Bem Viver recebeu hoje a assessora de imprensa da LBV, Vânia Besse,para falar de todo o trabalho desenvolvido pela instituição aqui em Recife.E ver como a questão do trabalho solidário é capaz de transformar a vidas de pessoas que antes não teriam nenhum tipo de futuro.É por isso que não cansamos de repetir que fazer o bem faz um bem danado.

Quer saber mais sobre a LBV então leia o texto abaixo e se desejar ajudar colocamos também o endereço.




Centro Comunitário e Educacional da LBV

A Legião da Boa Vontade (LBV) atua no Recife desde 5 de agosto de 1976, desenvolvendo programas e projetos voltados às comunidades que vivem em situação de vulnerabilidade ou risco social e/ou pessoal. Por meio deles, proporciona uma infância segura, uma adolescência produtiva e uma terceira idade participativa. Com isso, ajuda a melhorar a qualidade de vida dos atendidos, a resgatar-lhes a autonomia, a dignidade e os valores éticos, sociais e espirituais e a elevar-lhes a autoestima. Todo esse trabalho é realizado sob o lema “Educação e Cultura, Saúde, Alimentação e Trabalho com Espiritualidade Ecumênica”.


As ações fomentadas pela Instituição na capital pernambucana são realizadas nas próprias comunidades e no Centro Comunitário e Educacional que a LBV mantém na cidade. Este tem por objetivo contribuir para a formação do indivíduo empreendedor e produtivo, já que a baixa escolaridade e/ou a desqualificação da mão-de-obra, a informalidade do trabalho e a precária rede de proteção social, as quais atingem as populações em situação de vulnerabilidade ou risco social e/ou pessoal, estão entre os fatores que agravam os problemas sociais, educacionais e econômicos do Brasil.


Assim, o Centro Comunitário e Educacional da LBV intervém na realidade social e colabora tanto em situações emergenciais (desemprego, fome e saúde) quanto no despertar das potencialidades daqueles que ampara, propiciando-lhes aprimoramento pessoal e profissional. São desenvolvidas diariamente no local iniciativas educativas em programas sociais de grande abrangência na prevenção de doenças, na diminuição dos índices de analfabetismo, de desemprego e de evasão escolar.

Serviço:
Rua dos Coelhos, 219
Boa Vista
Recife - PE
(81) 3143.8600

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Bem Viver o Bem


Terça-feira é dia de Bem Viver o Bem.Dia de mostrar que podemos fazer um mundo melhor e nos doar de forma mais efetiva para que o amor ao próximo seja uma constante no nosso dia a dia.Não devemos esquecer que o maior ensinamente deixado por Jesus Cristo foi o amor incondicional ao próximo.Não falomos daquela caridade piegas quando alguém faz algo em troca de algo.Falamos da caridade aliada ao vonlutariado em busca de transformar a sociedade em que vivemos.E de forma proativa transforma a vida daqueles que realmente precisam de algo para seguir na vida e conquistar o lugar ao sol.Você pode e deve procurar fazer algo por alguém.Procure no seu bairro uma instituição e se informe de que maneira você se engajar na melhoria do local.Seja um voluntário e faça do mundo um lugar melhor para se viver.Acredite. Fazer o bem é simples e faz um bem danado.





Nesta terça-feira(19) dentro do quadro Bem Viver o Bem Gardênia Cavalcanti entrevista a assessora de imprensa da LBV, Vânia Besse para falar do trabalho desenvolvido pela instituição em Recife e no Brasil.Não perca o Bem Viver desta terça-feira e conheça mais a LBV e saiba como você pode ajudar a instituição a desenvolver seus trabalhos.Sabemos que é através do exemplo que se educam as pessoas e formam-se as culturas.




Então temos um encontro marcado no Bem Viver as 13h35 pela TV Clube PE/Canal 9 ou pela internet pelo site:www.tvclubepe.com.br

Bem Viver Vestibular


Todos os anos milhares de estudantes do Brasil inteiro enfrentam a maratona do vestibular. Período em que os feras ficam com os nervos a flor da pele. Afinal é o momento de conquistar uma vaga no curso escolhido e trilhar o caminho da vida profissional. E se não bastasse todo o estresse que os estudante enfrentam para ver o nome na lista dos aprovados esse ano algumas Universidades Federais e Federais Rurais adotaram as notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) como critério de aprovação.


Tais mudanças causaram muitas dúvidas entre os feras, professores e donos de colégios se posicionaram contra em adotar a nota do Enem para esse ano. O argumento é que não existe tempo hábil para que os professores terminem todo conteúdo programático dos assuntos que caem nas provas dos vestibulares.O fato é tais mudanças andam causando muitas dúvidas ao alunos,pais e professores.



Para discutir esse assunto Gardênia Cavalcanti recebe no estúdio é o Professor do Colégio Motivo Paulo André. O programa Bem Viver desta segunda-feira (18) vai ao ar as 13h35 pela TV Cluve PE/Canal 9


MEC divulga conteúdo do novo Enem

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na tarde desta quinta-feira (14), o conteúdo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 3 e 4 de outubro


O conteúdo das provas foi aprovado ontem e divulgado hoje após um encontro do ministro da Educação, Fernando Haddad, com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação.


O ministro já havia afirmado que não acrescentaria nenhum assunto novo ao programa do ensino médio definido pelo MEC. Também sinalizou que as provas deixariam de abordar os regionalismos, uma vez que o exame é aplicado para os estudantes de todo o Brasil. As questões do Enem devem privilegiar o raciocínio lógico e o conhecimento interdisciplinar do aluno, evitando perguntas cujas respostas dependam de datas e fórmulas.


O período de inscrição do Enem deve ser de 15 de junho a 15 de julho. As inscrições poderão ser feitas pela
internet nas agências dos Correios ou nas instituições de ensino cadastradas no MEC. Os candidatos terão que pagar R$ 35, mesmo valor cobrado no ano passado. Os alunos das escolas públicas não precisam pagar a taxa.


Poderão se inscrever alunos que estão concluindo ou concluíram o ensino médio em anos anteriores. A data foi definida na tarde de ontem, em reunião do ministro com os reitores da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).


A prova do exame será composta de 200 questões nas áreas de ciências naturais e humanas, linguagens e matemática, além de uma redação. O resultado final será divulgado em 8 de janeiro do ano que vem e, com essa nota em mãos, os estudantes terão cinco opções de inscrição: poderão se inscrever em cinco cursos da mesma universidade, no mesmo curso em cinco instituições diferentes ou em cursos distintos também em universidades distintas. Para isso, as escolhas terão uma hierarquia e a prioridade será dada para a primeira opção do aluno.


A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai usar o exame para a nota da primeira fase. Já a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) vão utilizar o exame como única forma de ingresso nas instituições. A Universidade de Pernambuco (UPE), que é estadual, decidiu não adotar o novo Enem neste ano.


Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

sexta-feira, 15 de maio de 2009

BEM VIVER SAÚDE



O Bem Viver de hoje aborda a Cistite e suas causas. O entrevistado é o Urologista Dr Mizael Wanderley. Não perca esta estrevista que vai ao ar às 13h35 na TV Clube/PE canal 9.


Cistite é o nome que se dá para doenças inflamatórias e/ou infecciosas da bexiga. Por isso, é também chamada de infecção urinária baixa. A cistite inflamatória sem infecção pode ter várias causas, como produtos químicos, medicamentos, doenças alérgicas, parasitárias, imunológicas e irradiação. A cistite pode ser acompanhada de uretrite, prostatite e até pielonefrite (infecção urinária alta). A grande maioria das cistites não é complicada, porque não há obstruções, cálculos e malformações do trato urinário.


Incidência


A cistite é muito comum, ocorre em 3% das meninas e 1% dos meninos até os 10 anos de idade. Aproximadamente, 50% das mulheres farão cistite durante a sua vida. As mulheres em atividade sexual farão, no mínimo, um episódio de cistite a cada dois anos. A incidência de infecção urinária em homens é muito menor do que nas mulheres. Em média, ocorrem 5 a 8 casos de cistite por 10.000 homens, quase sempre resultantes de fatores obstrutivos (malformações, cálculos), diabetes mellitus e rim policístico. Estudos já mostraram a importância social e econômica da cistite, pois, em média, o paciente tem sintomas durante seis dias, em três, há restrição de atividades e, ao menos em um, há necessidade de repouso.


Como se adquire?


As cistites mais freqüentes são causadas por germes da flora bacteriana oriundos do trato intestinal. Nas mulheres, as bactérias contaminam o intróito vaginal, possibilitando a entrada delas pela uretra e atingindo a bexiga. Aí localizadas, as bactérias entram em luta com as defesas do organismo e, se vencerem, surge a infecção urinária. Em algumas situações, nas pessoas sem defesa ou com fatores facilitadores, as bactérias podem avançar pelos ureteres até o rim, provocando pielonefrite (infecção As mulheres, em atividade sexual freqüente, têm maior risco de invasão bacteriana na bexiga por terem a uretra curta. O uso de espermicidas, diafragma, chuveirinho e absorventes internos facilitam a contaminação da bexiga por bactérias da região peri-anal. Os homens têm menos infecção urinária porque é mais difícil contaminar a uretra, por ser longa e não estar em contato com a região peri-anal. Outro fator que ajuda a evitar a infecção urinária, no homem, é que os fluidos prostáticos têm substâncias bactericidas.

Como se trata?


A infecção deve ser tratada precocemente e com toda a atenção. O tratamento deve ser específico para cada tipo de microorganismo infectante. A escolha do antibiótico mais adequado é baseada no antibiograma, que analisa e quantifica a resposta das bactérias aos antibióticos estudados na urocultura.


Como se previne?


Beber líquidos em abundância (acima de 2 litros por dia)
Urinar freqüentemente de 3/3 horas (é o ideal)
Fazer sexo seguro, evitando as infecções sexualmente transmissíveis
Urinar após relações sexuais


Para as mulheres é especialmente recomendado:


Limpar-se sempre da frente para trás após defecar
Lavar a região peri-anal após as evacuações
Não usar absorventes internos
Evitar o uso constante de roupas íntimas de "Nylon" e jeans
Evitar o uso indiscriminado e, sem justa causa, de antibióticos
Evitar diafragma, espermicidas e chuveirinho

Fonte de Pesquisa: http://www.abcdasaude.com.br

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Bem Viver Saúde



O programa Bem Viver desta sexta-feira(15) vai falar sobre Cistite com o Urologista,Dr.Mizael Wamderley.Você vai ficar sabendo o que a Cistite,suas causas,como tratar e principalmente como se previnir.Então não deixe de assistir o Bem Viver a partir das 13h35 na TV Clube PE/Canal 9.

**Foto:meramente ilustrativa**

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Bem Viver Noivas

Maio é sem dúvida o mês dedica as noivas.Apesar que observamos que casamentos acontecem ao logo de todo o ano.E a cada vez casar tornou-se promover um mega evento.Mas, que para tudo saia perfeito é preciso procurar os serviços de profissionais qualificados.Caso contrário seu casamento corre o risco de ser um grande fiasco.E ninguém merece passar por isso num momento tão especial da vida!


E se você vai casar ou conhecer alguém que está se preparando para o enlace não vai perder o Bem Viver desta quinta-feira (14).Quem participa do programa é o Decorador Mariano Silva e a especialista em fotojornalismo Widja Soares.



Serviço:
Widja Soares Fotojornalismo
Rua Dianápolis, 110
Torre
Recife - PE
Fones: (55) 81 3074.8998 / 8802.0768
Site: www.widjasoares.com

Mariano DecoraçõesRua Ulisses Tenório de Albuquerque, 68

Casa Caiada

Olinda - PE

Fones:(81) 9656.7832/(81) 9152.0556

E-Mails:
contato@mariano-silva.com
marianosilvaam@hotmail.com

site: www.mariano-silva.com













Hoje em dia, as novidades digitais acontecem muito rapidamente. E, na mesma velocidade, a fotografia acompanha esse ritmo.Há um termo muito difundido e procurado hoje em dia, principalmente por noivos, que é o Fotojornalismo.Mas, na verdade, o que os noivos querem mesmo, é que o profissional consiga captar, de forma delicada e especial, os momentos mais importantes de sua festa. Esses momentos precisam conter a descontração e a alegria do evento, já que posar para fotos é muito cansativo e não retrata o dia tão especial.Cada evento tem que ser registrado de maneira única porque, com certeza, é isso que você espera. Portanto, muita atenção na procura, para que você possa encontrar, exatamente, aquilo que corresponda à sua expectativa.

Fonte:
www.noivanet.com.br

**Foto:meramente ilustrativa**

Bem Viver Saúde e Bem Estar


Quando o inverno chega não é só os dias mais frios que chegam com ele.Infelizmente a estação mais fria do ano traz,também, as alergias.Espirros freqüentes, nariz entupido e coriza. Esses são os sintomas mais comuns de um mal que persegue mais de 20% da população brasileira: a alergia.

No programa Bem Viver de hoje (13/05) a apresentadora Gardênia Cavalcanti vai falar sobre a Alergia com Dr.Frederico Jucá. Você ficar por dentro de tudo e acima de tudo como se prevenir tratar as alergias.



Serviço:

Dr. Frederico Jucá

Av. Domingos Ferreira, 2321

Boa Viagem

Recife - PE

Fone: (81) 3326.0306














Alergias



Fatores Predisponentes

No inverno, período em que o ar está mais seco e frio, as crises se tornam freqüentes, aumentando o incômodo de quem convive com o problema durante todo o ano. Para os mais distraídos, no entanto, os sinais de alergia podem parecer uma gripe ou resfriado. A doença - geneticamente determinada - é uma reação exagerada do organismo diante do contato com agressores ambientais (ou alérgenos), como os ácaros, que penetram no corpo e são estranhos a ele.

A "invasão" estimula uma resposta do sistema imunológico. Sozinho, o fator genético não é uma garantia de que a doença vai se manifestar. Para o ataque da alergia é preciso, também, algum agente ambiental. Os principais são os ácaros - causadores da doença em 83% dos alérgicos - os fungos (mofo), os pêlos de animais e os restos de barata. A alergia não é contagiosa, mas é normalmente transmitida de um pai alérgico para o filho ou do avô para o neto. Normalmente, o fator determinante para que a doença se manifeste está dentro de casa. Os ácaros, aracnídeos microscópicos, por exemplo, se alimentam de restos de pele, cabelos, alimentos e fungos.
Epidemiologia

Dados de um levantamento epidemiológico internacional apontam que até a década de 70, cerca de 10% da população mundial tinham algum tipo de alergia. Nos anos 90, o índice já era de 20% e em 2001, estima-se que seja de cerca de 35%. "As previsões não são animadoras. Até 2010, calculamos que 50% das pessoas tenham alergia", prevê Ataualpa.


Manifestações

As manifestações mais comuns do problema são as rinites alérgicas, que respondem por cerca de 30% dos casos alérgicos e a asma brônquica, responsável por 25%. É usual que a rinite e a asma apareçam associadas.

Normalmente, os casos de asma podem ter manifestações mais graves. A contração dos brônquios impede a chegada do ar até os pulmões. Nas crises mais sérias, o paciente pode morrer por asfixia.

"A alergia é uma patologia crônica. No inverno, a mucosa fica mais irritada, o que deixa a defesa do organismo baixa e, conseqüentemente, propicia a ocorrência da crise", explica o médico Ataualpa Reis, presidente da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia/MG.

A doença pode se manifestar no nariz (rinite), nos olhos (conjuntivite) e nos pulmões (asma brônquica). Segundo Ataualpa, os índices de pessoas acometidas com a doença vêm aumentando sistematicamente nos último anos, no Brasil.

Espirros freqüentes, nariz entupido e coriza. Esses são os sintomas mais comuns de um mal que persegue mais de 20% da população brasileira: a alergia. No inverno, período em que o ar está mais seco e frio, as crises se tornam freqüentes, aumentando o incômodo de quem convive com o problema durante todo o ano. Para os mais distraídos, no entanto, os sinais de alergia podem parecer uma gripe ou resfriado.


Diagnóstico

Diagnosticar a doença não é difícil. O primeiro passo é conhecer a história familiar, os hábitos de vida e o ambiente onde vive o alérgico. Para um tratamento eficaz, o melhor é identificar quais são os agentes causadores do problema. Um dos recursos utilizados pelos médicos é o teste alérgico cutâneo. Sem injeção, o médico coloca uma gota com partículas de vários tipos de agressor. O resultado sai em 20 minutos.

Um exame de sangue também identifica quais são os alérgenos. Uma das novidades que deve chegar ao mercado brasileiro é o kit de manuseio individual, usado nos Estados Unidos e na Europa. O kit contém uma fita embebida em anticorpo monoclonal contra os alérgenos. O agente causador e a intensidade de sua presença são constatados em uma hora com a mudança da cor da fita. O kit custa US$ 25.



Tratamento

Depois que os agentes são descobertos, há diversas medicações específicas para diminuir os sintomas durante uma crise e para combater a doença. Além da imunoterapia específica, existe uma vacina desenvolvida especificamente contra o alérgeno. A dose precisa ser tomada uma vez por semana durante um período prolongado. Os alérgicos também podem, regularmente, usar medicamentos preventivos, normalmente por via inalatória. As tradicionais "bombinhas" - remédio sem forma de spray - muito usadas pelos asmáticos, apresentam efeitos colaterais mínimos. "Esses medicamentos estão sendo desenvolvidos em forma de pó, para serem aspirados pelo paciente", adianta Ataualpa.

Para as crises, os remédios mais empregados são os anti-histaminicos ou antialérgicos. No caso dos pacientes asmáticos, os broncodilatadores facilitam a passagem do ar. Se o paciente for acometido por uma conjuntivite, há colírios específicos para os alérgicos. Nas reações alérgicas intensas, os corticosteróides são recomendados. "Quanto mais modernos os medicamentos, no entanto, mais caros eles são", alerta o médico.



Prevenção É possível prevenir a alergia. Para isso, é necessário um ataque aos agentes que desencadeiam a doença. A maior parte deles convive muito bem com os seres humanos no ambiente doméstico. "A arquitetura de interiores precisa mudar. Atualmente, as pessoas ficam muito mais tempo dentro de casa. Além disso, elementos como carpetes, tapetes e cortinas são muito comuns. Todos eles facilitam a sobrevivência dos agentes agressores", explica Ataualpa.


O médico alerta que, apesar das propagandas, não há aparelhos eficazes que combatam os ácaros. Os aracnídeos microscópicos precisam de uma temperatura entre 18º e 32º C para sobreviver. Diariamente, produzem cerca de 35 bolotas fecais. Em uma cama de casal existem cerca de dois milhões de ácaros e 60 milhões de bolotas fecais. Os estudiosos explicam que as bolotas que ressecam contaminam o ar, entrando pela respiração e provocando as reações "alérgicas"O segredo é ter uma casa clean. Travesseiros e colchões devem ser impermeabilizados. Nos locais onde a permanência é maior, a limpeza deve ser redobrada e os objetos que retém poeira devem ser evitados", orienta o médico.


O alérgico também não deve participar da faxina. Se isso não for possível, o ideal é se proteger com uma máscara com filtro. Mofo, aspiradores de pó com funcionamento irregular e cobertores que soltam fios facilitam a existência de agentes agressores. Vale lembrar que a alergia não é o único problema respiratório do inverno. Nesse período, é comum um aumento nos casos de gripes, resfriados e infecções bacterianas.



Fonte: http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3993&ReturnCatID=1800

Bem Viver Música

O romantismo vai invadir o Bem Viver desta quarta-feira(13/05) com a participação especial do cantor Altemar Dutra JR cantado seus maiores sucesso e do seu pai Altemar Dutra.Você não perde o encontro logo mais as 13h35 na TV Clube PE/Canal 9.







O Manhattan Café Theatro, em Boa Viagem, será palco nesta quinta e sexta (dias 14 e 15) do show inédito e exclusivo do maior seresteiro do Brasil, Altemar Dutra Jr, ao vivo, em dois dias de show, cantando os maiores sucessos do seu pai, com participação especial dos Garçons Cantores do Manhattan. As mesas serão limitadas. O primeiro lote (promocional) de ingressos individuais custam R$ 50 (para a quinta-feira) e R$ 60 (para a sexta-feira), através de mesas p/ 04, 06 e 08 pessoas, à venda no Manhattan, que fica na rua Francisco da Cunha, 881, em Boa Viagem. Informações e reservas pelo fone 3325-3372 ou
8758-6466. Site:
www.manhattanbar.com.br.




Alterma Dutra JR


Filho do Trovador, Altemar Dutra, fenômeno da música brasileira nos anos 60, Altemar Dutra Jr formou-se em educação física. Campeão brasileiro e sul-americano de Kickboxing full-contact, não resistiu à vocação para a música - em especial àquelas que cresceu ouvindo, como as serestas de Vicente Celestino e Silvio Caldas.


No último álbum lançado pela Som Livre, “Canção do nosso amor”, o cantor retoma os ‘bolerões’, como chama as canções ao estilo do pai. O trabalho tem uma levada mais atual, com violões, baixo acústico e percussão, que Dutra Jr define como “bolero de raiz”. Neste trabalho, como no terceiro disco de sua carreira, Altemar Dutra Jr (também conhecido no mercado como Contradições), contou com a parceria de José Milton - produtor de Nana Caymmi e Fagner. Juntos, pesquisaram e elegeram o repertório de clássicos de Altemar Dutra.


Dos sucessos do pai, as recordações mais marcantes do filho são de Brigas (Evaldo Gouveia / Jair Amorim), canção inclusive pela qual o seresteiro declarou querer ser lembrado; Sentimental demais (Jair Amorim / Evaldo Gouveia), que remete à cena viva do pai sorrindo e Meu velho (José / Piero – Vs. Nazareno de brito), por razões que talvez a própria letra traduza: “Velho, meu querido velho / Agora caminha lento / Como perdoando o vento / Eu sou teu sangue meu velho/ Teu silêncio e teu tempo”.



Brigas é a única destas que está no novo álbum e foi uma das mais difíceis de gravar. A faixa conta com a participação especial do pai em alguns trechos. A bagagem carregada na memória e a sensação de ouvi-lo cantar junto marcaram, mais do que em que outras, a voz do filho de emoção. E como uma das características do produtor José Milton também é deixar fluir a interpretação, proibindo cortes e gravando a voz com a base, como se fosse um ao vivo, o resultado final não foi outro. Emocionante. Outra faixa “complicada e emocionada” foi A pretendida (P Ávila), que também mereceu o dueto.


Dono de uma voz potente, Dutra Jr considera que o impostamento da voz, a técnica e o sentimento são as características mais marcantes da interpretação do pai que se assemelham às suas - que ele busca cultivar. Quando o tema são as diferenças, Dutra Jr parte da referência para a reverência e destaca a força vocal de Altemar Dutra. “Meu pai tinha uma voz muito maior do que a minha, tinha uma voz muito mais colocada. Era outra época e o cantor precisava ter esse alcance até por conta das bases tecnológicas de gravação, que eram outras. Depois da bossa nova a gente pôde sussurrar”.


Dutra Jr tinha uma ótima relação com o pai, que morreu quando ele tinha 13 anos. “Eu sempre curti o trabalho dele e, principalmente, ele – quem ele era, uma pessoa do bem. Sei que hoje colho muita coisa legal por causa da pessoa que ele era.”, diz. Mais do que a voz, Dutra Jr parece ter herdado outros talentos daquele que é fã. Por um trabalho misto de gratidão e homenagem, não será sentimental demais escutarmos Altemar Dutra Jr quase sussurrar a letra de Meu velho, que nem está no álbum, mas o resume conceitualmente: “Eu o estudo desde longe (...) eu sou teu sangue meu velho / Teu silêncio e o teu tempo”.







Serviço:
Show de Altemar Dutra Jr.
Local: Manhattan Café-Theatro
Quinta (14/05) e Sexta (15/05), a partir das 21h
Ingressos: R$ 50 (Quinta) e R$ 60 (Sexta)
Endereço: Rua Francisco da Cunha, 881, em
Boa Viagem
Recife - PE
Site:
www.manhattanbar.com.br
Informações e reservas de mesas antecipadas: (81) 3325-3372 ou 8758-6466.



sexta-feira, 8 de maio de 2009

Bem Viver Diversão

Roberto Carlos


Shows

Sexta-feira - 08/05/2009


ROBERTO CARLOS O rei Roberto Carlos apresenta o show dos seus 50 anos de carreira no Chevrolet Hall (Olinda). A partir das 21h. Ingressos a R$ 1.000 (mesa premium), R$ 800 (mesa vip), R$ 600 (mesa setores), R$ 2.000 (camarote piso 1), R$ 1.500 (camarote piso 2), R$ 1.000 (camarote piso 3)


100% MULHER O projeto Dançando no Pátio (Pátio de São Pedro) traz a Orquestra 100% Mulher. No repertório, sucessos de todas as épocas e gêneros, como Boleros, Mambos, Cúmbias, Samba, Forró e Frevo, além de clássicos dos anos 60 e 70. A partir das 20h. Gratuito

BOB CARLOS A banda Bob Carlos faz releitura de Roberto Carlos no Spirit Music Hall (Rua do Futuro, 821, Aflitos). Também se apresentam os Ordinários. A partir das 22h. Ingressos a R$ 25 (homem) e R$ 20 (mulher). Informações: 3268-4080

CAETANO A banda Caetano aporta no Bar Phantom (Rua Real da Torre, 569, Madalena), com releituras dançantes dos maiores sucessos do cantor e compositor baiano Caetano Veloso. A partir das 22h. Couvert a R$ 7. Informações: 3228-2508








Zeca Viana
ZECA VIANA O projeto Estação Arte leva à estação central do metrô o show Seres invisíveis, de Zeca Viana. O compositor e cantor já mostrou o seu talento à frente da banda Asteróide B-612, do projeto com Zeca Viana & Onomatopéia Bum e também como baterista da banda Volver. Às 18h. Gratuito. Informações: 3232-5219


DEL REY Mais inspirada que nunca pela presença do rei Roberto Carlos na cidade, a Del Rey toca, a partir das 22h, no Armazém 14 (Cais da Alfândega). Ingressos: R$ 20 (antecipado na loja Avesso) e R$ 25 (no local)

GARÇONS CANTORES Os Garçons Cantores apresentam seu novo show no Manhattan Café Theatro (Rua Francisco da Cunha, 881, em Boa Viagem), com super-produção ao estilo para o "Fantasma da Ópera", além de boleros, musicas internacionais e nacionais, temas de filmes e clássicos do jazz. Também se apresentam a cantora Nani Mel e o DJ Edgar Vilela. A partir das 21h. Couvert a R$ 25. Informações: 3325-3372

METROESTRELAS O Clube Metrópole (Rua das Ninfas, 125, Boa Vista) promove a primeira eliminatória do concurso de dança Metroestrelas 2009. Para agitar a competição, haverá show de Britney Spears Cover com Thammy Spears e o Grupo de Dança Exclusivo. Na pista a presença dos DJs Chiclete, Pax, Lemory, Cavalli e LJ Alê. Ingressos R$ 20 (até 0h) e R$ 10 (meia). A partir das 22h. Informações: 3423-123

NETINHO Made in Bahia é o novo projeto do Conselheiro Bar (Av. Conselheiro Aguiar, 1275, Boa Viagem). A atração de estreia é o cantor Netinho. A partir das 22h. Ingressos a R$ 30 (mulheres) e R$ 40 (homens) - à venda Calvin Klein ou diretamente no Conselheiro. Informações: 3325-2666. Informações: 3326-2555

NOITE DO BOLERO O 15º Festival Nacional da Seresta apresenta a Noite do Bolero, no Marco Zero (Bairro do Recife). Entre as atrações: Expedito Baracho, Walesca, Gilliard, Adilson Ramos. A partir das 20h. Gratuito



quarta-feira, 6 de maio de 2009

GRIPE MUNDIAL



A palavra de ordem antes era a crise econômica que toma de conta dos países causando desemprego, medo e recessão. Agora os noticiários se voltam para Gripe Mundial e o medo agora é de morte e de pandemia. Mas antes de tudo é preciso buscar a informação correta e onde procurar ajudar médica. E pensando no telespectador do Bem Viver hoje a apresentadora Gardênia Cavalcanti recebe no estúdio a Diretora Geral da Vigilância de Epidemiologia e Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde, Rosilene Hans, para falar sobre a Gripe Mundial e tirar todas as dúvidas relacionadas a esse assunto.




Por isso, não deixe de assistir o Bem Viver desta quarta-feira (6) logo mais as 13:35h na TV Clube Pe Canal 9.E se preferir acompanhe o programa pela internet:
www.tvclubepe.com.br






No Brasil, ainda não foi confirmado nenhum caso da doença, mas diversos profissionais estão sendo treinados para agir se houver confirmação ou suspeita da doença.





Nesta terça-feira (5), a Secretaria Estadual de Saúde, junto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) realizaram um treinamento sobre a nova gripe. Estiveram reunidos diretores médicos e coordenadores de enfermagem de grandes hospitais do Estado, profissionais do núcleo de epidemiologia dos hospitais particulares e públicos, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa).




O paciente precisar ser monitorado, ele tem que ter vindo de algum país que teve o caso nos últimos dez dias e apresentar sintomas da gripe, como febre e tosse. Se for o caso, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde no seu município, e os profissionais vão encaminhar para um centro especializado.


Para o tratamento em Pernambuco, o hospital de referência é o Oswaldo Cruz, que fica em Santo Amaro.





O governo registrou nesta terça-feira (5) mais três casos suspeitos de gripe A (H1N1) no Brasil, conhecida como gripe suína. De 25 casos registrados nessa segunda-feira (4), o número aumentou para 28, presentes em dez Estados e no Distrito Federal, segundo boletim divulgado nesta terça-feira (5) pelo Ministério da Saúde. Outros 28 casos estão em monitoramento em 20 Estados e 73 foram descartados.


Os casos suspeitos estão em São Paulo (12), Minas Gerais (3), Distrito Federal (2), Rio de Janeiro (2), Santa Catarina (2), Tocantins (2), Goiás (1), Mato Grosso do Sul (1), Paraíba (1), Pernambuco (1) e Rondônia (1). A nota do ministério esclarece que desde sexta-feira o Gabinete Permanente de Emergências alterou a definição de "caso suspeito" e "em monitoramento" da gripe suína para ampliar a vigilância da circulação do vírus.



Pelas novas regras, passaram a ser consideradas suspeitas de ter a doença pessoas provenientes de países com confirmação de casos que apresentem os sintomas da enfermidade ou que tenham tido contato próximo com pessoas infectadas. Estão em monitoramento pessoas que estiverem com sintomas compatíveis com o quadro suspeito da doença e que sejam provenientes de países não afetados.



OMS eleva para 30 total de mortes por gripe A(h1n1)


A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que subiu para 30 o número de mortes confirmadas por gripe A(H1N1) conhecida como gripe suína. O órgão também aumentou o total de casos registrados de influenza A H1N1 para 1.490. A OMS mudou na semana passada a denominação da doença de gripe suína para influenza A H1N1. "Eu acredito que esses números irão aumentar", disse Keiji Fukuda, diretor-geral assistente da OMS e diretor-geral adjunto para Segurança de Saúde e Meio Ambiente, durante uma coletiva de imprensa.


Mais cedo nesta terça-feira (5) , a OMS havia informado a existência de 1.124 casos de gripe suína, com 26 mortes. Os óbitos foram confirmados no México e nos Estados Unidos. Os seguintes países apresentaram casos confirmados, sem nenhuma morte pela doença: Áustria, Canadá, Hong Kong, Costa Rica, Colômbia, Dinamarca, El Salvador, França, Alemanha, Irlanda, Israel, Itália, Holanda, Nova Zelândia, Portugal, Coreia do Sul, Espanha, Suíça e Reino Unido. As informações são da Dow Jones.

Fonte: AE


Entenda a gripe suína


O que é a gripe suína?
Trata-se de uma doença respiratória que começa em criadores de porcos. Um vírus gripal do tipo A que pode se propagar rapidamente. Tem uma letalidade maior.

É transmissível ao ser humano?
Sim, começando, em geral, por pessoas que estejam em contatos com os porcos.

Quais os sintomas em pessoas ?


Febres altas e repentinas, tosse, dor de cabeça intensa, dor muscular e nas articulações, irritação nos olhos e narinas.

Trata-se de um novo tipo de gripe suína?


Assim como no ser humando, os vírus da gripe sofrem mutação contínua no porco, um animal que possui, nas vias respiratórias, receptores sensíveis aos humanos e aviários. Os porcos tonam-se, então, "crisóis" que favorecem o aparecimento de novos vírus gripais, através de combinações genéticas, em caso de contaminações simultâneas. Esses tipos de vírus híbridos podem provocar o aparecimento de um novo vírus da gripe, tão virulento como o da gripe aviária e tão transmissível como o da gripe humana. Esse tipo de vírus que o sistema imunológico humano desconhece poderia ter as características necessárias para desencadear uma pandemia de gripe.



A infecção pode ser tratada ?

Dados iniciais sugerem que os dois antivirais destinados à luta contra a gripe, o Tamiflu e o Relenza, são eficazes contra o novo vírus se forem tomados logo após o aparecimento dos primeiros sintomas.



A vacina contra a gripe estacionária humana evita a gripe suína?

Não, mas os infectologistas dizem que as pessoas devem se vacinar, porque a imunização diminui bastante a preocupação de quem possa vir a ficar gripado. Outra vantagem é a diminuição da circulação do vírus selvagem - da gripe comum -, que pode sofrer uma nova mutação e mudar o perfil da doença.


Fontes: Agência France Presse/Folhapress


Bem Viver Saúde e Bem Estar


Acupuntura
Sempre que o Bem Viver aborda temas relacionados à saúde a caixa de e-mails fica super lotada. E ficamos felizes em saber que o telespectador gostou do tema abordado. Essa semana exibimos uma matéria sobre Acupuntura que foi feita na Clínica Uniplast, que fica no Espinheiro, com o Dr. Aurivan Barros Melo.


E para você que deseja saber mais sobre Acupuntura e seu benefícios segue um texto bem interessante sobre o assunto.E caso você se interesse em optar pela Acupuntura procure sempre um profissional qualificado afinal estamos falando de sua saúde!




O princípio básico energético da Acupuntura é a exploração das energias vitais do corpo (é a força que movimenta o ser vivo, que faz existir a vida) que circulam nos meridianos, que são uma rede de minúsculos canais onde circulam a energia vital humana, divididos em 12 meridianos principais, 8 extras e várias ramificações menores conectando os órgãos vitais internos com todas as partes internas e externas. Os meridianos afloram na superfície da pele que assim possui milhares de pontos de acupuntura: locais que concentram mais energias e onde podemos modificar o estado energético do meridiano ou do órgão em questão.




O tratamento basea-se no conceito de que as energias vitais circulam em todo o corpo, do fio de cabelo ate a unha do pé mínimo. Logo, quando estimulamos os pontos nos diversos meridianos atravéz da colocação de agulhas, estamos alterando as energias desses lugares, o que desimpede os bloqueios e promove melhor circulação de energia (restabelece o fluxo do Tchi), sangue e nutrientes, melhorando o desempenho dos órgãos estimulados nas suas funções física, emocional e a disposição física e emocional geral.


A acupuntura é uma especialidade que foi desenvolvida na China há mais de cinco mil anos e, com a moxibustão, o qi gong e a fitoterapia, compõe a medicina tradicional chinesa. Visa a prevenir e tratar as doenças através do equilíbrio das energias circulantes no corpo, pois acredita-se que um organismo equilibrado não adoece.


Quando procurar um acupunturista? Principalmente quando houver dor. A dor pode ser ósteo-muscular, ou funcional, como a dor de cabeça, a enxaqueca ou uma dor no estômago. Todas as dores, independentes das causas, são bem resolvidas pela acupuntura. Além da dor, as doenças funcionais são também tratadas como a gastrite nervosa, a colite nervosa, o estresse, a insônia e desordens emocionais como a depressão ,síndrome do pânico,emagrecimento,gravidez.









Serviço:

Aurivan Barros Melo

Clinica Uniplast

Rua Manoel de Carvalho, 142.

Espinheiro – Recife – PE


Fone: (81) 3243-5007

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Acupuntura: Agulhas do Bem





Acompanhe no Bem Viver desta segunda-feira (4) uma matéria sobre Acupuntura com o Dr.Aurivan Barros Melo,da Clínica Uniplast.Você vai ficar por dentro de todos os benefícios dessa técnica milenar chinesa. A acupuntura trata distúrbios físicos e mentais sem remédios nem dor e vem ganhando espaço nos hospitais e clínicas médicas. E o número de adeptos não pára de crescer.


BELEZA DA ALMA

Estamos na primeira semana do mês de maio e os dias mais frio começam a bater na porta nos convidando ao aconchego.E que tal aproveitar a mudança da estação para mudar,também,a sua vida e sair da rotina de forma bem criativa.Não podemos deixar que a rotina estrague o a vida tem melhor.A rotina nos faz ligar no piloto automático e pronto somos condicionado a fazer as coisas da mesma maneira sem alterar nada.
Que tal nesta segunda-feira (4) quebrar a rotina fazendo coisas diferentes:ligando para aquela amiga que faz tempo que não haver,ir por um caminho diferente para chegar ao trabalho,sair para happy hour com um grupo da faculdade,ir ao shopping conferir as novidades da moda,assistir aquele filme que entrou em cartaz,tomar um café lendo o jornal ou folheando as revistas da celebridades e muitas coisas!!!!!!E acima de tudo não esquecer de dizer EU TE AMO para as pessoas que estão sempre próxima de você!!!!!!!!
E rotina é que você não encotra no Bem Viver,pois todos os dias nossa equipe prepara um programa especial com assuntos que tornam o seu dia recheado de coisas boas.E nosso encontro você já sabe é as 13h35 na TV Clube PE ou assista pela internet: www.tvclubepe.com.br

Rotina…
por:
Silvio Delgado



A ideia é a rotina do papel.O céu é a rotina do edifício.O inicio é a rotina do final.A escolha é a rotina do gosto.A rotina do espelho é o oposto.A rotina do perfume é a lembrança.O pé é a rotina da dança.A rotina da garganta é o rock.A rotina da mão é o toque.Julieta é a rotina do queijo.A rotina da boca é o desejo.O vento é a rotina do assobio.A rotina da pele é o arrepio.A rotina do caminho é a direção.A rotina do destino é a certeza.Toda rotina tem a sua beleza.
Não se torne escravo da rotina procure inovar nas pequenas coisas





ROTINA




Precisamos evoluir, caminhar, ir em busca dos nossos sonhos.Mas a rotina diária, ela me prende , fico sem tempo diante de tantas obrigações. Pois é, a rotina instala-se quando não conseguimos aperfeiçoar continuamente nosso jeito de ser.



Haja paciência para conviver com pessoas que são escravas da rotina. Ainda tem gente que enche a boca para dizer: eu sou assim mesmo, quem quiser gostar de mim, que goste!?. Eis uma pessoa espalha a roda. Quando ela chega, todos arrumam o que fazer e se mandam, até porque isso é uma afronta à nossa avançada configuração genética, você não acha?



Se permita mudar, não tenha medo. Continuar com atitudes rotineiras sem aperfeiçoar nada é uma ofensa ao cérebro, congela nossa vida e a capacidade de fazer da vida algo mais vibrante. Tudo que se torna automático perde o sentido e em muitos casos até a razão!


Seja criativo! Faça caminhos diferentes, experimente algo novo, reinvente seu trabalho, o modo como trata sua família, seus relacionamentos, veja a vida por outro ângulo, essa pode ser a saída de um grande problema.



Deus te abençoe e te faça ver com os olhos da criatividade! Beijos no coração e até a segunda feira como Beleza da Alma. Te espero no mesmo canal e na mesma hora, é com você Gardenia. Beijo grande.




Serviço:

Espaço Holístico Saúde Integral

Empresarial San Marino

Av. Domingos Ferreira, 2391

Boa Viagem – Recife – PE

Fone: (81) 3325-2270