terça-feira, 11 de agosto de 2009

PROJETO BRAILLE MAIS PERTO DE VOCÊ

Alguns deficientes visuais da Região Metropolitana do Recife participam de um projeto na Biblioteca Pública Estadual que está mudando a vida de muitos deles. Lá não só participam de atividades de canto, dança, pintura e escrita, como redescobrem o seu valor e aprendem que são capazes de fazer qualquer coisa.

Eles participam do projeto "Braille Mais Perto de Você", que em junho completa 10 anos de existência. O mais velho da turma, o pastor Manuel Marinho Silva, 86 anos, conta que foi perdendo aos poucos a capacidade de ver, até ficar completamente cego em 2005. Desacreditado e triste, foi nessa época que descobriu o projeto. “Para mim tem sido uma benção pois estava sozinho, isolado porque perdi a visão. Estava achando que não prestava para mais nada”.

Na biblioteca eles têm à disposição 4.800 livros específicos para deficientes visuais, que fazem parte do acervo da instituição. As obras didáticas e os romances são os mais procurados e facilitam as aulas de leitura e escrita em braille.Além da leitura, os alunos do projeto participam de oficinas de canto, música, colagem e pintura. Os trabalhos culturais ajudam a desenvolver a criatividade, e estimular a autoestima. Tudo que é produzido durante as oficinas fica exposto na Biblioteca Pública. “Esse é o nosso objetivo, mostrar à sociedade o potencial da pessoa com deficiência que é igual ao da gente”, disse a coordenadora do projeto, Graça Correa.Os participantes têm ainda acesso a computadores com programas específicos para deficientes visuais.
Mais detalhes desse projeto tão bonito, você confere no Bem Viver desta terça-feira. Gardênia recebe a voluntária do projeto, Jupira Francisca. Esperamos por você às 13:35 hs, na TV Clube.