domingo, 1 de junho de 2008

SEXO E SAÚDE

DST

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são doenças causadas por vários tipos de agentes. São transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.

Algumas DST são de fácil tratamento e de rápida resolução. Outras, contudo, têm tratamento mais difícil ou podem persistir ativas, apesar da sensação de melhora relatada por pacientes. As mulheres, em especial, devem ser bastante cuidadosas, já que, em diversos casos de DST, não é fácil distinguir os sintomas das reações orgânicas comuns de seu organismo. Isso exige da mulher consultas periódicas ao médico. Algumas DST, quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves e até a morte.

O tratamento tem como principal objetivo interromper a cadeia de transmissão da enfermidade. O atendimento e o tratamento de DST são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

As DST são o principal fator facilitador da transmissão sexual do vírus da aids, pois feridas nos órgãos genitais favorecem a entrada do HIV.

O uso de preservativos em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão, tanto das DST quanto do vírus da aids.

Outras formas de contágio
Algumas DST também podem ser transmitidas da mãe infectada para o bebê durante a gravidez ou durante o parto. Podem provocar, assim, a interrupção espontânea da gravidez ou causar graves lesões ao feto.

Outras DST podem também ser transmitidas por transfusão de sangue contaminado ou compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis.

Prevenção
Diversos estudos confirmam a eficiência do preservativo na prevenção da aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis. Em um estudo realizado recentemente na Universidade de Wisconsin (EUA), demonstrou-se que o correto e sistemático uso de preservativos em todas as relações sexuais apresenta uma eficácia estimada em 90-95% na prevenção da transmissão do HIV. Os autores desse estudo sugerem uma relação linear entre a freqüência do uso de preservativos e a redução do risco de transmissão, ou seja, quanto mais se usa a camisinha menor é o risco de contrair doenças.

TRANSFORMAÇÃO BEM VIVER

Mamãe Ganha Transformação

Ainda no clima de homenagens ao mês das mamães, o programa contemplou no quadro "Transfomação Bem Viver" a mamãe Ana Cristina do Nascimento de 27 anos, moradora do bairro de San Martin, em Recife. Ana Cristina, através da "Transformação" realizou uma surpresa para seu filho Arthur de apenas 05 anos e para o maridão.

Para a contemplada é importante se manter bonita sempre: "busquei a "Transformação para ver se poderei ficar bonita novamente, pois depois que tive filho nao sei mais o que fazer para ficar bonita, acho que nao tem nada que venha combinar comigo. Acho que só com a ajuda do programa e dos excelentes profissionais que atuam neste quadro poderei mudar de ideia", comenta Ana Cristina.

Assim como os outros ganhadores do quadro, Ana teve um dia mágico. Uma luxuosa limousine foi buscá-la em casa para o início de um dia repleto de mudanças em seu visual e auto-estima. Roupas novas, cabelo e maquiagem na tendência atual, um jantar especial, um verdadeiro dia de princesa.

Ana Cristina se demosntrou muito satisfeita com o resultado final da "Transformação" e aconselha a todos a se inscreverem. Para concorrer é só enviar um e-mail com foto e contatos para bemviver@tvclubepe.com.br e dizer porque quer ganhar a "Transformação Bem Viver", depois é só aguardar o contato da produção. Use a criatividade e boa sorte!

Transformação Bem Viver é:

Patrocínio: Surya Cosméticos
Apresentação: Gardênia Cavalcanti
Direção: José Hollanda
Produção: Guilherme Villa Nova
Reportagem: Ana Gicelly
Imagens: Sidney Lucena
Edição de Imagens: Bob Anderson
Agradecimentos:
Loja Tocas
Hair Stylit Francis Rodrigues
Salão Ana Klein
Restaurante Cipó Nativo
Michigan Limousines