terça-feira, 23 de outubro de 2007

Saúde

LUMINOSIDADE E RADIAÇÕES PODEM CAUSAR DANOS OCULARES

Escolha certa dos óculos escuros é uma forma de prevenir problemas, evitando, até mesmo, distúrbios visuais como a catarata e o pterígio.

O verão no Nordeste já começou. As praias ficam repletas de pessoas procurando se bronzear ou apenas contemplar a paisagem usando óculos escuros. É aqui que surge o alerta: o uso incorreto dos óculos pode ser prejudicial à saúde dos olhos, devido às lentes de má qualidade, adquiridas em magazines e mesmo nas ruas.

Da mesma forma que a pele, os olhos também necessitam de proteção contra a ação nociva dos raios ultravioletas (UV). E nesse caso, o principal aliado é o uso de óculos escuros, mas não se deve esquecer de que eles precisam ter boa procedência e a devida proteção. Para falar dos males que os óculos podem provocar, primeiro é preciso falar da luz e dos danos das radiações solares ao olho humano. Assim como a natureza recebe radiações danosas, os olhos também são vítimas delas. As infravermelhas apresentam ações relacionadas ao calor, chamadas radiações caloríferas, e atuam queimando as estruturas do olho responsáveis pelas transformações do estímulo luminoso em visão.

As radiações UVC, que mostram menor comprimento de onda, são absorvidas facilmente pela camada de ozônio. Por isso, a importância da preservação da camada de ozônio para a humanidade, faixa esta cada vez mais fragilizada, principalmente nos pólos norte e sul. As UVA e UVB, com as quais o homem sempre mantém contato, devido à exposição ao sol, principalmente no Nordeste brasileiro, atravessam as camadas transparentes do olho, induzindo a doenças como catarata, pterígios e outros transtornos visuais.

Importância dos óculos - A função dos óculos escuros, além da estética, é a de proteger a pessoa da fotofobia e dos raios UVA e UVB. A proteção UV é responsável pelo bloqueio de 99% dos raios ultravioletas. A exposição prolongada a eles pode resultar em várias doenças, entre elas, a degeneração da retina (diminuição da visão). É fácil perceber esse processo. Ao receber o raio UV, a pupila rapidamente se fecha para se proteger do excesso de luz. O grande perigo dos óculos sem a proteção UV é justamente a pupila não se manifestar ao receber esses raios. Como a lente é escura, ela acaba enganando a pupila que não se contrai e recebe toda a carga de raio UV.

Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Produtos e Equipamentos Óticos (Abiótica), 47,5% dos óculos escuros, importados e nacionais, vendidos no Brasil, são contrabandeados. O grande perigo é que não se sabe a procedência dos produtos e muito menos se eles têm a proteção UV. Com a utilização de óculos de má qualidade, sem a indicação de médico especializado, essas radiações ultrapassam as lentes, causam dilatação da pupila, provocando prejuízo ao olho pela maior agressão dos raios ultravioletas.


Matéria doada pela Comunicativa Assessoria