sexta-feira, 24 de outubro de 2008

BEBÊ

SLING

Um "pouch sling" é um porta-neném de pano que se usa a tiracolo (suspenso em um dos ombros) para carregar crianças de 0 até 3 anos, em média. Slings são uma adaptação das tipóias que são utilizadas há muitas décadas (talvez até séculos) em várias partes do mundo. O bebê é colocado numa posição recostada, com a coluna protegida, e pode ver a paisagem e o rosto de quem o está carregando.

Alguns exemplos de países com essa cultura de carregar seus filhos presos ao corpo:Índia, Tailândia, Peru, Guatemala, Tibete, Moçambique, México, Angola e tantos outros países pelo mundo todo.

Um "pouch sling" permite que se carregue o neném junto ao corpo em várias posições, desde o nascimento. E quanto antes melhor, pois além de tantos outros benefícios, o sling é uma "extensão" da barriga da mãe e lá ele se sente protegido e amado e, consequentemente, aumenta a sua auto-estima, saúde e até a inteligência (uma coisa acaba levando à outra). Muitos estudos dão conta disso.

Os slings não se tratam de invenção do século 21. Há tempos mães asiáticas, africanas e ameríndias amarram panos em volta do corpo para embalar e segurar as crias. Redescobertos agora, alcançaram status de objeto fashion, ganhando novas modelagens, cores e estampas. Mas nada disso agradaria aos pais se não cumprissem função primordial: promover a saúde das crianças.

Algumas vantagens e benefícios pessoais do uso do sling: *Com ele, a mamãe tem seu à sua vista muito mais tempo. Percebe-se a respiração dele, o coraçãozinho e a certeza de que está bem.

*Sempre que está perto de nascerem os dentinhos ou quando ele tem mais dificuldade em dormir (até mesmo em lugares super barulhentos e movimentados), o sling é um "santo remédio". Em pouco tempo ele se acalma ou até adormece.

*Quando a mamãe está cheia de coisas para fazer e precisando de mãos para trabalhar o sling é uma ótima solução.

*Usar o sling é a melhor maneira de estar em ambientes que o neném não conhece, pois enquanto está slingando ele se sente protegido como se estivesse de volta ao útero (mesmo que no colinho do pai ou da vovó).

Angelina Jolie e Brad Pitt usam. Julia Roberts e a rockstar Gwen Stefani também foram flagradas com um. A moda dos slings – carregadores de bebê artesanais – pegou em cheio as celebridades e desfila nas ruas da Europa e dos Estados Unidos. Confortáveis, práticos e ainda por cima charmosos, os porta-bebês começam a invadir o Brasil, enfeitando o colo de mamães e papais modernos.

Prevenção de morte súbita, redução do refluxo e apoio para mamadas são vantagens listadas por médicos. "A posição em que o bebê fica favorece um contato íntimo com os pais, deixando-o mais seguro e tranqüilo”, confirma a coordenadora da Unidade Neonatal do Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (Imip), Geisy Lima. Há 14 anos, ela criou o Mãe Canguru, que acelera o desenvolvimento de prematuros pelo contato com o corpo da mãe. Slings podem ser usados com crianças de até 3 anos.

Serviço:
CARINHO E ACONCHEGO
Roberta da Fonte - Artesã
Contato: (81) 8683.1140 / 9636.0740
www.carinhoeaconchego.com.br