quinta-feira, 24 de julho de 2008

ACNE
A acne juvenil é uma doença do folículo pilo-sebáceo (unidade da pele formada por um pêlo e por uma glândula sebácea anexa) que surge na puberdade em quase todos os adolescentes de ambos os sexos devido à presença dos hormônios sexuais. A acne ocorre em todas as raças, porém com menor intensidade em negros e orientais, e costuma ser mais grave no sexo masculino. Existe uma tendência hereditária ou predisposição genética na acne, ou seja, quando ambos os pais tiveram um quadro de acne, a chance do filho a ter acne é de 50%. A acne pode persistir após a adolescência ou surgir na idade adulta, quadro mais freqüente em mulheres, em que geralmente há distúrbios hormonais envolvidos.

CONHECENDO A PELE
A pele constitui o maior e mais complexo órgão do corpo, que determina seu limite com o meio externo. Apresenta diversas funções vitais para o organismo: barreira física contra agentes externos, regulação da temperatura corpórea, defesa imunológica, controle do fluxo de sangue, funções sensoriais, secreção, e outras. Além disso, tem extrema importância no comportamento humano por estar ligada à sua aparência.

A pele apresenta 3 camadas:
a) epiderme: camada mais superficial, formada de queratina, e que está sempre em renovação (proliferação e descamação);

b) derme: camada média formada pelo colágeno e fibras elásticas, onde se localiza os vasos de sangue da pele;

c) hipoderme: camada mais profunda da pele formada por tecido gorduroso, que tem a função de proteção mecânica, isolamento térmico e depósito nutritivo.

CUIDANDO DA PELE
Para manter uma pele saudável, além do tratamento específico da doença de pele quando ela existir, são fundamentais uma boa higienização ( evitar lavar em excesso, principalmente o uso de sabonetes abrasivos, para não retirar a barreira lipídica normal da pele, apenas o excesso de oleosidade, e evitar água quente no rosto), hidratação quando nescessário.

Mesmo a pele oleosa pode ressecar e também deve ser hidratada. Use sempre filtro solar!
Além disso, hábitos como uma alimentação saudável, ingesta de bastante líquido e não fumar, também contribuem para manter uma pele sempre saudável!

FORMAÇÃO DA ACNE

Existem 4 distúrbios locais na pele que favorecem o aparecimento da acne:

1. Formação de micro-comedos (cravos): durante a puberdade, há um excesso de produção de queratina pelas células da pele no folículo piloso, que causa a obstrução do orifício folicular e a formação dos comedões ou cravos;

2. Aumento da secreção de sebo: devido a ação dos hormônios andrógenos (principalmente a testosterona), na adolescência as glândulas sebáceas produzem um excesso de sebo.

3. Proliferação de bactérias: as bactérias também participam do quadro de acne, principalmente a Propionibacterium acnes que se localiza no folículo piloso da pele de todos os pacientes com acne; essa bactéria age sobre o sebo transformando-o em um agente irritante para a parede do folículo piloso.

4. Inflamação local: resultante da pressão do sebo acumulado que rompe a parede do folículo e da irritação local que seus elementos produzem, além da ação dos microorganismos ( bactérias).

TIPOS DE ACNE
A acne apresenta diversos tipos de lesões de acordo com o grau da doença. Ela pode se apresentar tanto na face quanto no peito e nas costas, locais com maior concentração de folículos pilo-sebáceos.
Obs.: Num mesmo paciente podem se encontrar, simultaneamente,todos esses elementos.

Existem basicamente 5 tipos de acne:
a) acne grau 1: aquela em que predominam os cravos, tanto os brancos quanto os pretos;

b) acne grau 2: já apresenta as pápulas (bolinhas vermelhas) e pústulas (bolinhas amarelas de pus);

c) acne grau 3: quando existem os nódulos inflamatórios, ou “espinhas internas”;

d) acne grau 4: nódulos e abscessos que se comunicam formando verdadeiros canais que drenam pus e deixam cicatrizes, muitas vezes quelóides;

e) acne grau 5: quadro de acne grave em que há comprometimento sistêmico (o paciente chega a ficar doente, muitas vezes com febre e outros sintomas).

ALGUNS TRATAMENTOS
Apesar da acne ser um quadro auto-limitado, ou seja, na grande maioria dos casos ela desaparece a partir dos 20 anos, ela deve ser tratada para se evitar cicatrizes permanentes, e pelo impacto psicológico que ela causa na vida dos adolescentes.

O tratamento das acne visa controlar o excesso de oleosidade da pele, a formação dos comedões ou cravos, a população de bactérias presentes na pele, e a inflamação quando ela existir. Para isso, a higienização com produtos específicos é fundamental.
Ela pode ser feita com sabonetes e géis de limpeza, geralmente à base de enxofre e ácido salicílico e outras substâncias antissépticas.

Porém essa limpeza não deve ser excessiva (máximo de 2-3 vezes ao dia) pelo risco de irritação e ressecamento da pele. Além disso, o uso de sabonetes abrasivos e loções adstringentes também deve ser cauteloso pelos mesmos riscos.
O tratamento da acne pode ser feito com medicações de uso local ou via oral, ou mesmo tratamento combinado, dependendo do tipo e gravidade da acne.

Deve-se entender que o resultado do tratamento não é imediato, requer tempo e a melhora não vai ser tão aparente até pelo menos 4 a 6 semanas ( ás vezes mais) desde o seu início. A manutenção desta terapia também é muito importante principalmente entre os adolescentes já que a doença tende a retornar sem a sua continuação. O tratamento nunca deve ser interrompido precocemente e sem a orientação do médico.

CICATRIZES
A espinhas, ou a acne inflamatória (aquela em que há pontos vermelhos e amarelos), não deve ser espremida ou manipulada.
Isso favorece a entrada de bactérias presentes na superfície da pele, mais inflamação, e conseqüentemente manchas e cicatrizes que podem ser permanentes.

A espinha pode levar alguns dias para cicatrizar, sendo que o uso de secativos pode ajudar na cicatrização
É de comum acordo que as cicatrizes de acne não são esteticamente aceitas e os pacientes em geral não gostam do aspecto que deixam na pele. Tratá-las é dificil, existem hoje múltiplos tratamentos disponíveis desde métodos cirurgicos, peelings químicos até o uso de lasers. Mas preveni-las através do tratamento precoce das espinhas ainda é a melhor conduta.

Por que procurar um dermatologista?
É muito comum que os jovens iniciem por conta própria, por indicação de conhecidos, ou mesmo por revistas, um tratamento para acne.
O problema é que nem sempre esse é o tipo de tratamento mais indicado àquele paciente, levando a uma falha na terapia. Isso poderá fazer com que o paciente sinta-se desestimulado e a achar que sua pele “não tem jeito”, ou que “nada melhora sua pele”; quando na verdade ele precisaria de um tratamento mais específico que atenda as necessidades do seu tipo de pele e do seu tipo de acne.

Diante dos variados tratamentos disponíveis, alguns deles tem potencial para irritar a ressecar a pele quando comparado a outros. Alguns exigem um cuidado maior com relação a exposição solar, enquanto que outros não. O médico especialista pode identificar e explicar os benefícios do tratamento e se há riscos ou possibilidade de efeitos adversos durante o uso do(s) medicamento(s).
Daí a importância de se procurar um dermatologista, que vai orientar o tratamento mais adequado para cada paciente.

Serviço:
Dr. Hemerson Andrade - Dermatologista
Contato: (81) 3231-3099

IMPORTANTE
Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste blog possuem apenas caráter educativo.

DICAS E TRUQUES

MAQUIAGEM PARA CORREÇÃO DAS ACNES

Algumas marcas no rosto abalam a auto-estima. Manchas, picadas de insetos, arranhões, roxos, vitiligo e, claro, espinhas, deixam o rosto com um colorido indesejado. A acne está entre os grandes vilões da pele e o segredo para lidar com esse incômodo é recorrer a tratamentos. Enquanto eles não fazem efeito, a boa e velha maquiagem pode quebrar o galho e apagar as marcas.

O corretivo amarelo vai cobrir toda a área a ser escondida que, em seguida, deve receber uma camada de base na cor da pele e outra de pó para garantir a fixação. Só não vale exagerar na dose. Muita maquiagem sobre a acne vai deixá-la ainda mais evidente.

Prefira tônicos adstringentes para fazer a limpeza da pele. Retire toda a oleosidade, além de deixar a maquiagem mais duradoura, evita novas espinhas e cravos.

Com os dedos aplique o corretivo amarelo sobre a acne (sempre com batidinhas suaves para não fragilizar ainda mais a pele).

Agora aplique o corretivo um tom mais claro que a sua pele com leves batidinhas.

Depois de cobrir a pele com o corretivo, aplique base e o pó no tom da pele em todo o rosto. A pele já está lisa e pronta para enfrentar o dia.
A partir da pele totalmente igualada, você monta a maquiagem que mais gosta.

Serviço:
Jô Ribeiro - Personal Beauty
Contato: (81) 9973.2230