domingo, 26 de outubro de 2008

COMPORTAMENTO

HOMENS SUPER VAIDOSOS

Desde o início da civilização os homens e as mulheres viveram em uma competição acirrada na área profissional, sentimental, financeira, religiosa e também da aparência física, embora em alguns casos até imperceptíveis. Ao passo em que as cidades começaram a se industrializar a idéia de beleza física conquista a mente da sociedade moderna.

E com isso por volta dos anos 90 houve com maior nitidez a presença do consumidor masculino na procura de cosméticos de beleza, ou seja, passou-se a valorizar a estética tal como as mulheres, em alguns casos até mais que elas. Hoje, a presença de homens no famoso salão de beleza já não é mais sinônimo de homossexualismo, em 2002 esse tabu relativo à cultura gay foi quebrado pelo jornalista Mark Simpsom através do artigo que afirmava em exemplo o jogador britânico que se encaixava no perfil desse homem vaidoso, intitulando-o como metrossexual.

O jogador foi David Beckham, atleta do Real Madrid que gosta de fazer compras, arrumar as unhas, ir ao cabeleireiro e cuidar do corpo. Com esse novo rótulo “metrossexual” estão inseridos homens famosos e comuns, com idade de 25 a 65 anos que zelam pela boa aparência, pois, atualmente a sociedade além de cobrar imagens belas incentiva o consumo de cosméticos para melhorar, manter ou mesmo retardar o processo natural de envelhecimento. A mídia também colabora com esse crescimento de público masculino mais vaidoso, reforçando em suas programações esse perfil de homens.

Outro fator que confirma o crescimento do mercado que esses homens vaidosos movimentam é que 78% deles acham importante ter o corpo esbelto e bem definido. Não só os salões de beleza faturam com o novo homem. Nas lojas de roupas masculinas foi registrado um aumento de 40% nas vendas.

Para alguns psicólogos, com a vaidade, todos acabam ganhando. O mercado se expande e a vitalidade dos homens aumenta, provocando euforia interna, que será revertida em bônus altamente positivo no convívio familiar, social e, principalmente, no trabalho. A mudança no perfil dos homens é uma notícia gratificante. Será que finalmente eles vão entender as mulheres?