quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Saúde & Comportamento

Maior incidência da AIDS em mulheres é discutida no Bem Viver

Uma pesquisa da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco mostra que as mulheres são as maiores vitimas do vírus HIV. O Programa Bem Viver não poderia deixar de abordar esse tema tão polêmico e atual. A incidência de AIDS em mulheres vem aumentando nos últimos anos em Pernambuco, devido ao descuido com o uso dos preservativos. Na década de 80, para cada grupo de 16 homens infectados com o vírus havia uma mulher. Atualmente, essa proporção é de dois para um.

O Programa que vai ao ar diariamente, ao vivo, das 13h/30min às 14h e com reprises todos os dias as 2h/30min da manhã, abordará nesta sexta (17/08) em entrevista com os convidados: François Figueirôa, coordenador do Programa de DST/AIDS do Governo do Estado e Fabrícia Lins, orientadora pedagógica e portadora do vírus, o tema - Mulheres Soroposithivas em Recife.

A epidemia vem sofrendo um processo de aumento do número de casos entre homens e mulheres heterossexuais, como também se alastrando entre as classes menos favorecidas, principalmente nos municípios do interior. Outro dado abordado na pesquisa foi que a transmissão vertical, passada de mãe para filho, só não se propagou no estado por causa do Projeto Nascer, implantado pelo ministério da educação desde 2000. As gestantes contaminadas pelo HIV são acompanhadas por infectologistas, do início da gestação até o momento em que o bebê completa 18 meses.