quarta-feira, 8 de outubro de 2008

NUTRIÇÃO E SAÚDE

O PODER DAS FRUTAS

Quem é que nunca ouviu falar da famosa frase "uma maçã por dia, saúde e alegria"? Pois quem inventou essa máxima estava certo. Não só a maçã, como uma porção de outras frutas, tem o poder de fazer milagres pela nossa saúde.

Há uma forte e crescente evidência de que o consumo diário de frutas ajuda a prevenir muitas doenças crônicas, como diabetes tipo 2, excesso de peso, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, além de dar uma forcinha na manutenção da boa forma. As frutas também ajudam a limpar o organismo e são ótimas fontes de vitaminas essenciais - como A, complexo B e C -, além de fitoquímicos, como os flavonóides.

O problema é que, mesmo com todos esses predicados, são pouquíssimas as pessoas que as consomem com freqüência. Mas por que consumir frutas todo santo dia é tão importante assim? Porque, da mesma forma que as hortaliças e os legumes, as frutas fazem parte de um grupo alimentar que podemos chamar de reguladores.

Elas fornecem vitaminas e minerais, elementos fundamentais na preservação da saúde e na manutenção do bem-estar ou do equilíbrio orgânico. Também colaboram com a oferta de fibras, que favorecem o bom funcionamento intestinal, a regulação da glicemia (taxa de açúcar no sangue) e no controle da absorção de gorduras.

LISTA DAS FRUTAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU CARDÁPIO

Banana: Ajuda na digestão e combate a TPM. A prata e a maçã são indicadas em caso de diarréia.
Melancia: O ácido pantotênico e a biotina auxiliam no fortalecimento dos cabelos, das unhas e da pele.
Melão: Combate a prisão de ventre com a ajuda da celulose.
Morango: Indicado na prevenção de artrite e pedras na bexiga.
Manga: Combate a falta de vitamina C e tem propriedade digestiva.
Goiaba: Auxilia a digestão de carboidratos e combate diarréias.
Maçã com casca: Contém fibras solúveis que combatem a prisão de ventre.
Mamão: Contém uma substância chamada papaína, que estimula a mucosa intestinal, facilitando a saída das fezes.
Abacaxi: Combate a prisão de ventre com a ajuda da bromelina, uma substância que estimula o intestino, aumentando os movimentos peristálticos.
Laranja com bagaço: A maior quantidade das fibras está no bagaço. Por isso, nem pense em descartá-lo.
Pêra: Auxilia no tratamento de hipertensão arterial.

Servico:
André Lemos - Nutricionista
E-mail: nutriall@hotmail.com

ATENÇÃO:
Procure seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste Blog possuem apenas caráter educativo.