terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Visão Mundial no Bem Viver !


A Visão Mundial é uma Organização Não Governamental (ONG) Humanitária, que promove a justiça, o desenvolvimento transformador sustentável e socorro em situações de emergência. Está presente no Brasil há 32 anos, beneficiando hoje mais de 2,87 milhões de brasileiros. No Brasil, são desenvolvidos e apoiados 93 projetos sociais, sendo 60 Programas de Desenvolvimento de Área (PDA) e 33 Projetos Especiais, que concentram-se em regiões empobrecidas como o Nordeste do Brasil, Norte de Minas Gerais, Amazonas, Tocantins e nos grandes centros urbanos de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Os PDAs contam com programas nas áreas de saúde, educação, desenvolvimento comunitário, agroecologia, desenvolvimento econômico, direitos humanos e emergência/reabilitação. Através de seu trabalho, a Visão Mundial presta suporte técnico, social, cultural, econômico-financeiro aos beneficiados, trazendo esperança não somente às crianças empobrecidas, mas também às comunidades onde vivem com as suas famílias.
Os Programas de Desenvolvimento de Área (PDAs) são instrumentos para a promoção de um tipo de desenvolvimento comunitário integrado. Os projetos sociais apoiados devem ter suas ações orientadas por um planejamento estratégico, proporcionando mudanças sociais mais eficientes e efetivas. Aliada aos aspectos técnicos, a participação dos beneficiários no planejamento, na execução e na gestão dos projetos sociais é um dos fatores mais relevantes para o seu sucesso. A Visão Mundial desenvolve vários programas em diferentes áreas. SAÚDE* Acompanhamento pré e pós-natal* Atenção primária à saúde infanto-juvenil* Controle nutricional* Acesso à água limpa e saneamento básico.


EDUCAÇÃO* Viabilização do acesso das crianças a creches, pré-escola e escola pública* Aulas de reforço monitoradas por educadores* Distribuição de kits escolares* Alfabetização de adolescentes e adultos* Capacitação profissional de adolescentes.DESENVOLVIMENTO


COMUNITÁRIO* Mobilização, organização e formação de lideranças locais para o enfrentamento de problemas sociais de forma organizada e estratégica.


AGROECOLOGIA* Apoio ao desenvolvimento de tecnologias produtivas apropriadas às pequenas propriedades, incluindo a preservação do ambiente, o cultivo de safras, a criação de animais, o comércio solidário e a capacitação de agricultores.


DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO* Linhas de microcrédito urbano e rural* Formação profissional de trabalhadores* Assistência técnica para produção* Gerência e comércio de produtos.


DIREITOS HUMANOS* Participação e integração de grupos em fóruns municipais, estaduais, nacionais e internacionais* Intervenção propositiva em políticas públicas, através dos conselhos de direitos.


COMÉRCIO SOLIDÁRIO – FAIR TRADEO objetivo do programa de Comércio Solidário da Visão Mundial é canalizar a produção de pequenos produtores rurais e de artesãos que têm dificuldade em colocar seus produtos no mercado. O comércio solidário possibilita a ausência de atravessadores, permitindo que os artesãos e os produtores rurais recebam uma maior parcela de lucro pela venda dos produtos.
Instalado nos estados da região nordeste, o projeto beneficia mais de 5 mil pessoas (produtores e artesãos) em cerca de 20 comunidades. São apoiadas cultivos orgânicos de melão, pimentão, melancia e castanha de caju. Entre os produtos artesanais apoiados estão bordados, brinquedos em madeira, agendas, entre outros.
Representante no Faces do Brasil e contato:Julio Dias e-mail:

julio_dias@wvi.org


Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Site: http://www.visaomundial.org.br/