quinta-feira, 18 de novembro de 2010

SEXO E SAÚDE

ABSORVENTES

Para a maioria das mulheres a palavra menstruação é carregada de sensações ruins: cólica, alta sensibilidade, irritação, dores na cabeça, nos seios, nas costas e... o incômodo do uso do absorvente.

O aparecimento de alergias relativas ao absorvente é mais comum do que se pensa. Alguns cuidados são fundamentais na hora de usar o absorvente. O absorvente deve ser adequado ao tipo de fluxo sanguíneo de cada mulher. O ideal seria que a mulher tivesse vários tipos de absorvente devido a variabilidade do ciclo menstrual.

Assim, é aconselhável pelos ginecologistas um absorvente maior para os primeiros dias, quando o fluxo é mais intenso e para a noite, um mais fino para os últimos dias ou para quando for sair, com abas para evitar vazamento.

É importante estar atenta ao uso dos mini-absorventes diários. A mulher tem uma secreção fisiológica natural que serve para equilibrar o ph vaginal, que deve ser ácido, dificultando o crescimento de bactérias. Esses absorventes diários alteram o ph vaginal, aumentando o risco de infecções.

Conhecendo a intensidade do seu fluxo menstrual e eleito o tipo de absorvente que atende às suas necessidades, é importante atentar para um fato: o produto não deve ser perfumado porque esses odores podem predispor a processos alérgicos. O mais indicado é o uso de absorventes que contenham celulose, uma fibra natural menos alérgica.

Não existe uma quantidade ideal de troca, o que os especialistas aconselham são, no mínimo, três trocas diárias, mas isso depende da quantidade do fluxo menstrual de cada mulher. Quem tem fluxo maior deve trocar mais vezes, o importante é que o absorvente não fique úmido.

Os absorventes internos também merecem cuidados especiais. Eles devem ser usados como uma alternativa para situações específicas como a necessidade de usar uma roupa mais justa ou uma praia no fim do ciclo, mas ele não deve ser usado diariamente nem por longos períodos e devem ser trocados com mais freqüência do que os absorventes comuns. Há pequenos relatos de infecções graves causadas pelo uso constante do absorvente interno.

ATENÇÃO
Procure seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste Blog possuem apenas caráter educativo.