sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

SEXO E SAÚDE

HIGIENE ÍNTIMA

Reserve alguns momentos diários para cuidar desta região tão delicada.
Os órgãos genitais da mulher são a vagina e a vulva. Uma higiene íntima adequada é muito importante para manter os órgãos femininos livres de infecções. O interior da vagina é habitado por centenas de microorganismos que formam a flora vaginal. A função destes microorganismos é manter o equilíbrio com as bactérias e fungos e defender a vagina de infecções.

A vaginite está entre as principais queixas nos consultórios ginecológicos, elas se caracterizam por processos infecciosos ou inflamatórios nos órgãos genitais. São simples, mas desencadeiam infecções gravíssimas que podem causar complicações na gravidez, no parto e até problemas irreversíveis de saúde como esterilidade. Por isso devem ser tratadas sempre com orientação médica.

As vaginites nem sempre são contraídas por ato sexual. As causadas por infecções são 90% dos casos e atingem mulheres na fase reprodutiva e as não-infecciosas atingem principalmente crianças e mulheres idosas.

Mas o que podemos fazer para termos uma boa higiene íntima?
Durante o banho faça uma boa limpeza na vulva, se possível com um sabonete líquido íntimo. Sempre que urinar ou evacuar, o ideal é fazer uma limpeza usando uma pequena ducha e depois secar o local com papel higiênico, se você não tiver como utilizar a ducha, limpe com papel na direção da vulva para o ânus, nunca ao contrário. Evite o uso de cremes, loções, talcos e perfumes na região, eles podem irritar a pele e não foram feitos para auxiliar na higiene vaginal. Evite usar calcinhas sintéticas, roupas muito apertadas e protetores diários de calcinhas

Durante o Verão a Higiene Íntima merece cuidados especiais
Calor, biquíni molhado, banhos de piscina e mar agridem a região genital feminina. O ideal é ficar atenta a cuidados que mantenham uma higiene íntima adequada.

A flora vaginal é composta de lactobacilos que produzem ácidos naturais, que impedem o acúmulo de fungos e bactérias na mucosa vaginal. No verão, a transpiração aumenta o fluxo normal, de 3 ml de secreção vaginal por hora, obrigando os lactobacilos a trabalharem mais rápido para reporem a acidez.

Os produtos específicos para higine íntima contém em suas fórmulas substâncias que ajudam a preservar a acidez natural da vagina. Por isso é bom evitar o uso de sabonetes comuns, cremosos ou que contenham hidratantes nessa região do corpo, prefira o uso de sabonetes vaginais.

Dicas:
* Use roupas leves e confortáveis
* Dê preferência por calcinhas de algodão
* Guarde as roupas íntimas em ambiente seco e arejado
* Evite roupas apertadas e tecidos sintéticos
* Atenção ao uso de protetores íntimos diários, eles aquecem e abafam a região genital
* Não fique muito tempo com biquíni ou maiô molhado
* Lave suas calcinhas, maiôs e biquínis com sabão neutro e deixe secar em local arejado

ATENÇÃO
Procure seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste Blog possuem apenas caráter educativo.