sábado, 3 de janeiro de 2009

MULHER

Mulheres conquistam mercado de trabalho

Os rendimentos das mulheres trabalhadoras são cada vez maiores, as mulheres dominam nas universidades, ocupam cada vez mais as posições de topo e as melhores empresas avaliam-se pelo número de colaboradores do sexo feminino que têm nos seus quadros. Mas qual é o sucesso das mulheres nos dias de hoje?

É cada vez mais comum encontrar mulheres em posições de topo ou com cargos de chefia, dentro das mais diferentes empresas, que, juntamente com o seu desempenho, trazem um abrangente leque de mais valias para a empresa em que trabalham.

E também é verdade que ser-se uma mulher com uma carreira de sucesso é, por si só, uma tarefa complicada e mais exigente do que quando falamos de um homem nas mesmas condições.
A maior parte das mulheres de hoje gere, simultaneamente, uma carreira e uma casa e consegue obter resultados tão bons ou melhores que qualquer homem que se move pelo meio empresarial. Aliás, as diferenças entre ambos têm-se vindo a esbater cada vez mais.

É cada vez mais sabido que o empenho, a competência ou a dedicação são características de um bom trabalhador e que vão para além da mera questão sexual. São componentes como o empenho, a criatividade, a responsabilidade ou o esmero que distinguem um bom trabalhador. Mas também é de realçar que são cada vez mais as mulheres quem mais se destaca num mercado de trabalho sempre mais competitivo e feroz.

Mas analisar e encarar apenas como significativa a presença de mulheres em lugares de topo acaba por não ser justo para as milhares de mulheres que lutam por um emprego nem percebemos quais são as áreas onde o sector feminino melhor se distingue. É que nem todas anseiam por um lugar de topo ou uma posição de chefia. A realização pessoal não passa necessariamente por aí.

Mas há ainda sectores do mercado de trabalho que encaram mal o espaço que as mulheres têm vindo a conquistar e que em nada facilitam a sua entrada ou ascensão. Só que a ideia de que o lugar das mulheres é atrás do fogão ou do tanque já é mais do que ultrapassada e o sexo feminino tem dado cartas em todos os sectores da vida activa ou da vida académica.

Na realidade, nas universidades as mulheres dominam e conseguem ser alunas mais empenhadas e com melhores resultados do que os obtidos pelos seus colegas homens.
E, se calhar, todo este empenho vem de, durante séculos, terem sido remetidas ao silêncio e de só há poucos anos lhe terem sido reconhecidos alguns dos direitos mais básicos.

Tanto empenho e tanta força de vontade em conseguir vencer são comuns a quem tem que lutar por conseguir fazer um lugar.