Teoricamente, a Medicina Ortomolecular (MO) se preocupa em corrigir qualquer desequilíbrio na constituição molecular do indivíduo, principalmente porque a maioria das patologias vêm acompanhada por alterações da composição bioquímica do organismo. Isto significa que uma correção, principalmente nutricional, provocaria um restabelecimento da homeostase (equilíbrio) interna. Portanto, a MO é usada tanto para prevenir como para tratar doenças.
Como Atua?
A MO atua no indivíduo através de quatro vias :
- Repondo uma substância que esteja em falta no organismo. Ex: Na pelagra usa-se vitamina B3.
- Fazendo a eliminação ou inibição da absorção de uma substância tóxica no organismo. Ex: quelação pelo EDTA.
- Aumentando a concentração de uma substância que mesmo estando com seus níveis normais, tem um efeito farmacológico quando em concentraçòes mais altas. Ex: utilização de vitamina C na gripe.
- Combatendo o excesso de radicais livres (RL) responsáveis por uma série de patologias identificadas pela MO.
As matérias-primas utilizadas como medicação são, na maioria das vezes, substâncias que existem normalmente no organismo: Vitaminas, Sais minerais, Aminoácidos, Lipídios, Hormônios, Antioxidantes etc.
Em algumas ocasiões a MO lança mão de agentes terapêuticos provenientes de alimentos comuns por meio de um aconselhamento nutricional em que chamamos de Alimentação Funcional.
Tudo isso faz com que a Medicina Ortomolecular seja uma medicina natural com uma característica até agora inédita nesta área: o suporte dos conhecimentos mais recentes da medicina moderna.
Portanto, a Medicina Ortomolecular é uma especialidade médica que procura restabelecer o equilíbrio molecular do organismo.