sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Estética

Maquiagem não é vaidade é necessidade



Acordar de manhã cedo para ir ao trabalho, tem nada pior? Pois é. A mesma rotina todos os dias, acordar, ir tomar banho, fazer o café, deixar as crianças no colégio e ir para o trabalho. Todos os dias é a mesma rotina, aff, isso cansa.
Então como não aparentar o cansaço do dia a dia. Olha, o bom mesmo é descansar, mas para aquelas que não podem. O mas recomendado é utilizar aquela básica maneira de esconder as olheiras, ou dar um pouco de cor as bochechas bramcas e sem vidas ou quem sabe levantar aqueles olhos caídos e mortos de quem acabou de acordar para um longo dia de tranco. Já sabem do que estou falando? É isso mesmo, a maquiagem, que a cada dia que passa fica mais moderna e com mais variedades, mas sempre contínua nossa melhor aliada.
Seja de dia ou de noite, não importa, devemos nos cuidar. Cabelos prontos, hora de caprichar na maquiagem. Vou para uma balada e quero arrasar durante a noite, sempre é claro com muito glamour. Afinal é uma festa!
Então vamos a produção. Para os olhos mais marcados, com sombras escuras que vão do preto e grafite ao marrom. Os cílios postiços que dão um charme extra ao olhar. Claro se eu optar pelos olhos marcados, devo suavizar os lábios. O batom deve ser bem leve e com brilho. Durante o dia, em ocasiões especiais, nada de tons fortes, a maquiagem deve acompanhar a leveza da cerimônia, com olhos suaves – tons de rosas, beges e amendoados – com uma boca sem muito brilho.

CUIDE BEM DA SUA PELE

LIMPEZA DE PELE

A pele do rosto é muito sensível aos fatores externos, como por exemplo o clima, umidade do ar, produtos químicos, exposição ao sol, alimentação, etc. A limpeza de pele deve ser encarada como um hábito cotidiano, assim como temos o hábito de escovarmos os dentes.

A correta higienização e cuidados com a pele previnem maiores problemas, tais como um envelhecimento precoce, manchas, cravos, espinhas e deformidades na pele. Em alguns tratamentos estéticos a boa condição da pele favorece para um aspecto mais bonito, jovial e saudável.

A estética é uma ciência que auxilia na manutenção da beleza e do bem-estar. Se o paciente possui hábitos alimentares corretos, é praticante de atividades físicas, e sempre quando há exposição ao sol utiliza-se de bloqueador solar, sua qualidade de vida é superior a uma parcela da sociedade. Ser cuidadoso com a saúde prolonga ainda mais a beleza.

Abaixo vão algumas dicas, que são passadas de geração em geração, e que podem lhe auxiliar em seu cotidiano.

Limpeza
1 - O primeiro passo é lavar bem as mãos. Há muitas impurezas nas mesmas. Lave bem as unhas e em caso de necessidade use álcool 70 para uma higienização mais eficaz.

2 - Lave a pele do rosto suavemente, e opte sempre por sabões neutros e água. Use também uma loção tonificadora, encontradas em supermercados e farmácias. Opte por algum produto de melhor qualidade, pois é esta qualidade que você estará levando para sua pele. Uma dica é usar tônicos a base de erva-doce, camomila e alecrim.

Esfoliantes

Há diversos tipos de esfoliantes no mercado. Há quem prefira os esfoliantes naturais. Deixaremos a sua escolha, apresentando-lhe as opções disponíveis no mercado. Os esfoliantes penetram nos poros, limpando-os de forma profunda. São encontrados em forma de sabonetes em barra, líquidos, gel, cremes e loções. A recomendação é que a pele deva ser esfoliada de preferência uma vez por semana, ou em caso de dificuldades com o tempo deve ser feita uma limpeza quinzenalmente.

Além disto deve ser levado em consideração o tipo de pele e a concentração do produto.

a) Sabonetes
Os sabonetes, em barra ou em líquido são indicados para o uso diário, ao banho. É recomendado que se tenha dois sabonetes. Um para o rosto, outro para o restante do corpo.

b) Cremes
Os cremes são indicados ao ir se deitar. Além de perfurmar a pele, durante o sono tem efeito terapêutico. Uma boa noite de sono é importante.

c) Loções
As loções são úteis no primeiro passo da limpeza de pele. São responsáveis pela tonificação da pele. Para isto também há a opção em gel. Após a limpeza e o uso de esfoliantes é muito bom para sua pele o uso de máscaras. As máscaras relaxam a pele, músculos, e proporcionam um alívio confortável. As máscaras são vendidas e encontradas facilmente no mercado de cosméticos.

Dica Caseira: Vapor com hortelãColoque água no fogão e deixe ferver. Lave a hortelã em água corrente e deixe ferver por 2 minutos. Desligue o fogo e tampe a panela. Espere esfriar um pouco e deixe o rosto sobre a panela, tomando muito cuidado para não queimar o rosto ou outra parte do corpo. Este vapor auxiliará no processo de limpeza, e é similar ao processo feito nas clínicas de estética.

Outros cuidados com a pele
Além de uma limpeza de pele correta, os cremes anti-rugas, hidratantes e firmadores auxiliam na preservação da pele, preservando o colágeno natural.

Procurando um esteticista
Em uma esteticista, a limpeza de pele dura entre 50 e 60 minutos e são seguidas algumas etapas:

1º Higienizar a pele: Similar ao processo que você pode fazer em casa, é feita uma limpeza superficial da pele. Nesta etapa são usadas loções, desmaquilantes e cremes.

2º Esfoliar a pele: Também uma etapa similar a que pode-se fazer em casa.

3º Desincrustação: O uso das máscaras, auxiliam o trabalho da esteticista, pois ao amaciarem a pele, facilitam a remoção de cravos, miliuns e espinhas. Esta etapa apesar de poder ser feita em casa é importante ter muito cuidado pois retirar cravos e espinhas além de deixarem marcas podem provocar inflamações.

4º Vapor: O vapor, como foi passada a dica de ser feita em casa, são utilizadas na maioria das clínicas de estética. A diferença é que são vapores de ozônio, que auxiliam no processo de extração de impurezas.

5º Extração: Algumas esteticistas utilizam-se das mãos para fazer a extração de cravos. A grande maioria opta por mesclar mão e máquinas. Existem equipamentos que realizam a succão das impurezas e agulhas super finas em caso de cravos muito fundos.

Após isto é aplicado uma máscara calmante, relaxante. E pronto, sua pele está limpa e bonita. O efeito é imediato porém se extende durante os dias e após 02 dias você notará uma pele mais saudável.

IMPORTANTE
Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste blog possuem apenas caráter educativo.