quinta-feira, 19 de junho de 2008

SAÚDE SEXUAL

ANORGASMIA

A anorgasmia é definida como uma inibição recorrente ou persistente do orgasmo feminino, seguido de suficiente estimulação sexual e excitação e que ocasiona angústia pessoal. Orgasmo é um reflexo biológico inato a todo ser humano, que ocorre diante da estimulação sexual e da excitação suficiente.

A anorgasmia pode ser primária, quando a mulher nunca experimentou orgasmo na vida, secundária, quando já apresentou orgasmo e passa a não tê-los e situacional quando acontece em determinadas situações. A mulher que apresenta anorgasmia vivencia as outras fases do ato sexual, como o desejo e a excitação, porém sente um bloqueio no momento do orgasmo.

Os fatores que ocasionam a falta de orgasmo podem ser orgânicos e psicológicos, ou ambos. Como as mulheres reagem de forma diferente dos homens aos estímulos, elas precisam se sentir segura, desejada e bonita.

As causas orgânicas podem estar relacionadas com tireóide, cardiopatias, obesidade, diabetes e depressão, trauma na medula espinhal, lesões dos nervos da região pélvica e da genitália externa, lesões dos vasos da região pélvica e da genitália externa.

Algumas substâncias químicas como: narcóticos, álcool e benzodiazepínicos podem causar anorgasmia secundária. Alguns bloqueios emocionais que causam anorgasmia podem estar ligados à educação recebida na infância, experiências traumáticas anteriores, vivência de violência sexual, dificuldade de concentrar durante a relação sexual.

O tratamento é realizado através de terapia sexual, onde a dificuldade emocional ou psicológica existente pode ser trabalhada.

IMPORTANTE
Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste blog possuem apenas caráter educativo.

ALERTA

PREVENÇÃO DE QUEIMADURAS

Segundo o DATASUS, a queimadura é a primeira causa de morte entre os acidentes na faixa etária até 14 anos, na RMR. A cada ano, cerca de 30 crianças morrem queimadas na RMR. “Esse dado é alarmante, ainda mais quando comparamos com os números nacionais e de cidades como São Paulo e Curitiba, onde essa lesão só é relevante em relação à morbidade”, enfatiza a coordenadora Regional da ONG Criança Segura, Luiza Batista.

Dados do CTQ/HR mostram que das 773 internações graves por queimaduras no setor, o ano passado, 388 tinham menos de 15 anos, ou seja, 50,2% do total. Dentre as principais causas, a escaldadura fez 45,6% das vítimas. Em segundo lugar vem os inflamáveis, principalmente o álcool, com 27,6%, seguido por eletricidade, 14,4% e chamas, 8%. De acordo com o chefe do CTQ/HR, Marcos Barretto, o índice de mortalidade pós-internamento é em média 2%, mas, a maioria vai ter seqüelas para sempre.

Fogos e Fogueiras
Em 2004, fogos de artifícios e fogueiras foram responsáveis por 119 queimados internados no Centro, em todas as faixas etárias. “Desses, 42 aconteceram em junho, o que representa 35,3% dos casos em apenas um mês”, enfatiza Barretto. “De 2003 para 2004, já houve uma queda de 40% dos casos por estes agentes etiológicos, o que demonstra a importância de campanhas educativas para a população”.

Cuidados Dentro de Casa
* Mantenha as crianças longe da cozinha e do fogão, principalmente durante o preparo das refeições. Prefira cozinhar nas bocas de trás do fogão e sempre com os cabos das panelas virados para trás para evitar que as crianças alcancem e entornem os conteúdos sobre elas.
Evite carregar as crianças no colo enquanto mexe panelas no fogão ou manipula líquidos muito quentes. Até um simples cafezinho pode provocar graves queimaduras na pele de um bebê.

*Evite usar toalhas de mesa que tenham bordas salientes que possam ser puxadas por crianças pequenas. Ao puxá-las, as crianças podem derrubar comida quente sobre o corpo.

*Teste a água do banho antes de colocar o bebê na banheira, de preferência com o cotovelo.

Inflamáveis
*Guarde o fósforo, velas, álcool e demais produtos inflamáveis longe do alcance das crianças.

*Cuidado especial com a garrafa de álcool em lugar de difícil acesso, de preferência trancado.
*Nunca jogue álcool sobre chamas ou brasas. O álcool pode explodir e provocar queimaduras graves ou até fatais.

*Não usar recipientes com álcool para fazer o aquecimento de ambientes principalmente em banheiros.

*Todos os produtos químicos e de limpeza devem ser fechados em armários fora do alcance das crianças.

Eletricidade
*Verifique sempre o estado das instalações elétricas, fios desencapados podem ser muito perigosos.

*As tomadas devem estar protegidas por tampas apropriadas, esparadrapo, fita isolante ou mesmo cobertas por móveis.

*Fios elétricos devem estar isolados e longe do alcance da mão das crianças.

*Evite usar benjamins ou extensões. Muitos aparelhos ligados na mesma tomada podem causar sobrecarga e curto circuito na fiação.

*Antes de consertos e reformas, desligue a chave geral. Utilize os serviços de um eletricista

*Desligue o chuveiro antes de mudar a chave verão/inverno.

*Não coloque objetos metálicos (facas, garfos, etc.) dentro de equipamentos elétricos.

* Mantenha a criança longe de alguém que está passando roupa.

Cuidados Fora de Casa
*Oriente seu filho para nunca empinar pipas perto dos fios da rede elétrica, nem retirá-las caso elas fiquem pregadas na rede. Nunca use fios metálicos para empinar pipas. Somente permita que as crianças empinem pipas em campos abertos com boa visibilidade. Sem a presença de fios e postes de eletricidade.

*Oriente as crianças para não entrarem nas áreas das estações de distribuição ou nas de torres de transmissão.

*Evite deixar as crianças brincando perto dos fios de alta tensão.

Cuidados nas Festas Juninas
*Não existe fogos de artifício inofensivos! As lesões provocadas vão desde queimaduras leves até a perda de membros

*Evite brincadeiras com bombinhas, elas são perigosas. Nunca deixe colocar no bolso. Se uma explodir, todas explodirão. Uma única bombinha pode cegar aleijar e até matar um adulto. Imagine as conseqüências para uma criança.

*Ao acender fogueiras NUNCA utilize ÁLCOOL OU GASOLINA que causam explosão, principalmente os engarrafados. O mais seguro é embeber jornais, pão ou bucha para limpar carro com óleo diesel ou querosene e então acender com fósforo.

*Não permitir brincadeiras perto de fogueiras e nunca tentar pulá-las.

*Um grande perigo são as brasas “adormecidas”. Após a festa apague a fogueira para evitar que crianças queimem os pés ou mãos achando que já está apagada.

*Os balões de São João caem e provocam incêndios que podem destruir casas, florestas e principalmente vidas.

Para maiores informações acessar www.criancasegura.org.br