quarta-feira, 27 de maio de 2009

Bem Viver Saúde e Bem Estar


O programa Bem Viver desta quarta-feira (27), Gardênia Cavalcanti vai entrevistar a Nutricionista Joyce Morais que vai falar sobre os benefícios da dieta anti-oxidante para se ter uma vida mais saudável.







Dieta Antioxidante






Todos os dias geramos radicais livres, e contra eles estão os antioxidantes: incluamos em nossa dieta habitual os alimentos que os contenham e vivamos mais plenamente. O envelhecimento é um processo natural que todos os seres humanos experimentam, na realidade, envelhecemos todos os dias, o importante aqui, é saber envelhecer saudavelmente, evitando ter enfermidades graves no futuro e nos dando assim a oportunidade de ter uma melhor qualidade de vida desfrutando das coisas que sempre gostamos de fazer e na companhia de quem amamos.





Se falarmos de oxidação (envelhecimento) temos que falar de quais coisas podem nos fazer retardar esse envelhecimento, e aqui entram os “antioxidantes”, que são substâncias que atuam diretamente em nosso organismo como uma espécie de defesa frente a agentes externos (stress, ambiente poluído, exercício físico extremo, etc.) e interno (células cancerígenas, etc.), fazendo retardar o processo e inclusive, em alguns casos, revertendo-o.




MAS, QUAIS SÃO OS ANTIOXIDANTES?


Cinco são os nutrientes antioxidantes básicos que permitem frear o envelhecimento, eles são:




VITAMINA A


É o beta caroteno (pró-vitamina A), que destrói os radicais livres gerados no oxigenio. O encontramos na cenoura, espinafre, tomate, alface, laranja e melão.



VITAMINA E


Denominada a “vitamina da juventude”, protege da oxidação que levam aos radicais livres. Esta vitamina só se absorve em graxa, portanto seu excesso poderia causar toxicidade, por exemplo, nas pessoas que se suplementam com cápsulas de vitamina E de 1000 UI, quando o recomendável em caso de suplementação o ideal é que seja máximo de 400UI.





VITAMINA C


Impede a síntese de substâncias cancerígenas chamadas nitrosaminas, agentes cancerígenos que geram radicais livres e que os encontramos nas carnes que são cozidas na grelha ou a carvão. Esta vitamina encontramos em todos os cítricos além do mamão, kiwi, repolho, brócolis, etc.



SELÊNIO


O Encontramos em lácteos (preferivelmente desnatados), legumes verdes e amêndoas.



ZINCO


O encontramos em produtos lácteos, pescado, trigo germinado e levedura.Assim, tratemos de levar uma vida mais
saudável, nos protejamos contra os radicais livres, lembre que todos os dias liberamos uma batalha interior, todos os dias geramos radicais livres, e contra eles estão os antioxidantes, incluamos em nossas dieta habitual os alimentos que o contenham e vivamos mais plenamente.




Serviço:


Joyce Morais

Nutricionista

Um comentário:

Majelii disse...

Gardênia, boa noite!!

Sou uma admiradora do seu Programa, que é excelente. Porém hj não anotei as receitas dos sucos: morangos e o outro de maracujá. Como faço pra conseguí-los??
Obrigada.

Abração!!