domingo, 20 de março de 2011

Dicas do Dr: Malcolm Montgomery



Para Malcolm Montgomery fazer medicina foi uma opção consciente.
Desde pequeno observando o médico que cuidava de seu irmão menor, Dr. Azario de Carvalho, ficava fascinado com a figura mágica que com suas mãos curavam as dores do seu irmão.
A escolha da especialidade veio com a dificuldade que tinha com a enfermaria dos doentes graves.
Optou pela saúde, pela vida saudável, pelo prazer em viver uma sexualidade plena e pela saúde preventiva.
Assim escolheu cuidar da mulher, do nascimento, e dos misteriosos hormônios femininos.
As dificuldades para tratar os sintomas como TPM, cólica e dificuldades orgasmicas e infertilidade sem causa aparente o levaram a estudar psicanálise e antropologia.
A medicina psicossomática o ajudou a ver a mulher como ser biológico, psicológico e social, com seus códigos, seus tabus e suas crendices.
Tudo isso associado à tecnologia moderna e aos novos conhecimentos científicos da medicina, contribuíram para facilitar seu trabalho clinico e cirúrgico em ginecologia e obstetrícia e na área de reprodução e sexualidade humana.
http://www.drmm.com.br/



Os porquês da TPM - Tensão Pré-Menstrual


Alterações físicas (inchaço, aumento do volume da barriga, mamas sensíveis, intestino preso) e psíquicas (tensão, alterações de humor, sonolência, cansaço e depressão) marcam os dias que antecedem a menstruação.

Já foram relatados mais de 200 sintomas associados à tensão pré-menstrual (TPM) que afetam o corpo, as emoções e o comportamento femininos. No entanto, se a mulher estiver em um período bom, amando e sendo amada, pode não sentir nenhum mal-estar naquele mês. Mas, se ao contrário, estiver mal, em bom português, “mal-amada e mal-comida”, sem amar ninguém, sem usar seu poder criativo, os sintomas podem incomodá-la bastante.

Um bom exemplo de TPM é mostrado no filme Tom e Viv, que conta a história do poeta americano T.S. Elliot e sua esposa. Viv era informada com a repressão ao seu sexo. Rebelde, brigava por seus interesses, queria trabalhar. Os sintomas de TPM que ela apresentava eram interpretados como desequilíbrio mental pela sociedade repressora da época. Acabou internada em uma clínica psiquiátrica até a menopausa, quando o seu mal-estar passou. Marilyn Monroe, símbolo sexual das décadas de 50 e 60 também sofria de TPM grave.

No fórum central da cidade de São Paulo, por sua vez, conta-se a história de uma juíza titular de uma nova vara criminal que se sentia absolutamente insegura e emocionalmente instável nessa fase do ciclo. Era um verdadeiro pesadelo quando tinha de emitir algum julgamento “naqueles dias”, pois temia cometer injustiças. De fato, na fase que antecede a menstruação, a mulher é um vulcão prestes a entrar em ebulição. Mas depois que a lava desce, assim como todo vulcão, ela se acalma. Mesmo assim, naquelas mulheres que estão de bem com a sua sexualidade, esta fase de maior sensibilização pode ser extremamente produtiva e criativa. Em algumas, aliás, ocorre o inverso; este é justamente o momento em que sua resposta sexual está mais intensa.

Todas as mulheres que se sentem limitadas para exercer suas atividades devido à TPM devem buscar tratamento. Cada paciente requer uma avaliação individual e uma terapêutica visando o alívio dos seus sintomas, pois não há tratamento específico contra a TPM. O uso da pílula anticoncepcional costuma melhorar o quadro. Porém, nos casos mais graves, o mais moderno e eficiente é impedir a ovulação e também a menstruação, utilizando-se hormônios implantados sob a pele.

» Sexo Faz Bem a Saúde?

Inicialmente precisamos diferenciar sexo e sexualidade. Sexualidade é um conjunto de atividades corporais, psíquicas e comportamentais mobilizadas por uma energia biológicas comum a todos nós.

Sexo é coito, é reprodução, é orgasmo, ou seja:

- Relação sexual é um departamento da sua sexualidade.

Após a infância, com o início da função hormonal nosso cérebro passa impregnado de estímulos que dimensionariam ao coito.

A intenção psicológica também é simples:

“Acasalamento, relação, vinculo, comunicação, afeto, caricia, ou seja, desenvolvimento humano”.

E a intenção social é agregar, agrupar, formar rebanhos que juntos passou se ajudar mutuamente na construção de família, clubes de lazer, equipe de trabalho, etc.

Com essas premissas fica claro que uma harmonia entre os exercícios da sexualidade e do sexo é fundamental ao indivíduo e a sua comunidade.

Numa visão mais microscópica da fisiologia do sexo podemos dizer que:

Se exercitar sexualmente é fazer funcionar a engrenagem geral do organismo orgânico (corpo) e psíquico (mente). Se não acionar seu motor essa energia vai girar em falso e pode fundir seu veículo. Essa energia tem que ser usada. Pôr isso os religiosos são violentíssimo em suas exclusões.

Sexo deprime, inibe, relaxa, apaga.

Sexo equilibra e desequilibra.

Sexo faz brilhar a vida na excitação e faz aceitar a morte no orgasmo.

Sexo é descobrimento, é mistério.

Sexo é pureza, é profanação.

Sexo é saúde, é doença.

Sexo é natureza, é cultura.

Sexo é encantamento, é versão.

Sexo é paixão, é ódio.

Toda essa dialética responde a indagação.

“Sexo faz bem à saúde?”

Reflita!

E como dizia nosso saudoso Vinício de Morais:

- “Aí de quem não rasga o coração, esse não vai ter perdão”.

Ficar sem menstruar

Contraceptivo injetável – é uma injeção de hormônios depositários (medroxprogesterona) que duram três meses. Efeitos colaterais, como retenção de líquidos, podem ocorrer. É prático e mais barato que os outros
Implante subcutâneo – É um tubinho fino implantado no braço da paciente que libera gradualmente hormônios na corrente sangüínea. A vantagem e que a contaminação de hormônios é feita de acordo com o perfil da mulher, e é manipulado de forma a amenizar os efeitos colaterais que pode vir a manifestar em cada uma.
Mirena – É um dispositivo ultra-interino que libera progesterona sintética diretamente no útero. Sua ação localizada é a grande vantagem, pois o organismo absorverá muito pouco dos hormônios.


» Deixem o Ovário em Paz


O ovário tem duas funções:

1. Produzir hormônios que são substâncias químicas que lançadas no sangue exercem funções importantes no corpo.
2. Liberar o óvulo que é a célula que gosta de namorar com os milhões de espermatozóides.

Mas durante a preparação desse óvulo vai se formando um cisto que é natural.

Isso significa pequenos cistos vão de 2 á 3 cm não apresenta nenhum risco.

Já os cistos que aparecem material sólido devem ser investigados com mais cuidado. Atualmente existe um palavrão que assusta muito as mulheres que é ovário “policístico”.

Poli significa muito; então esse ovário apresenta muitos pequenos cistos.

O tratamento é simples. Seu médico vai te indicar alguns meses de anticoncepcional oral.

Espero que tenha esclarecido.