O Bem viver aborda assuntos relacionados a moda, saúde e beleza.Com entrevistas e matérias específicas o programa vai ao ar sábado as 8:30 manhã .As dicas também estão na coluna bem viver no jornal Aqui Pe , rádio Clube e aqui no blog, espaço feito especialmente pra vocês! beijos e nos vemos na tv clube, Paraíba canal 10 e Pernambuco canal 9.
Método científico, desenvolvido na Universidade da Califórnia, pelo PhD Dr. Dennison e sua equipe de especialistas, desde 1960, constituído por 32 exercícios simples e práticos que qualquer pessoa, de qualquer idade, consegue fazer para aumentar a sua capacidade de memória, concentração, aprendizado, criatividade, auto-estima, etc – crianças praticam na escola para melhorar a nota, adolescentes que vão prestar vestibular para não dar branco na hora da prova, adultos em seu ambiente de trabalho, para aumentar a produtividade e eliminar o stress, idosos no sofá de casa para prevenir Mal de Parkinson e de Alzheimer.
Supõe-se que Einstein, um verdadeiro gênio, tenha, no máximo, utilizado 10% da sua capacidade. Uma pessoa comum utiliza em média 3 a 4 %. Mas essa marca pode ser aumentada. O cérebro, nosso órgão mais importante, funciona como qualquer músculo, quando estimulado, cresce, desenvolve. Ao contrário, largado, abandonado, encolhe e atrofia. Este é o princípio da GINÁSTICA CEREBRAL. Assim, como se vai a uma academia para exercitar o corpo, pode-se exercitar o cérebro. Existe um livro ilustrado, já publicado em português pela Século XXI Editora de Porto Alegre, que apresenta estes 32 exercícios, cada um com um propósito: dificuldade de leitura, matemática, português, aprender idiomas, preguiça, auto-estima, dificuldade de aprendizado, memória, concentração, medo de dirigir, troca de letras, etc. O cérebro é absoluto e compartimentalizado. Assim, cada exercício tem a sua aplicação.
Para facilitar, 7 exercícios principais são destacados para compor um cérebro ideal, a SUPERMENTE: Positiva, Ativa, Clara e Energética. Como o tempo médio de cada exercício é de 1 minuto, pela manhã, ao acordar, em vez de pegar no tranco, é possível dar a partida instantânea no cérebro, em apenas 7 minutos, praticando o AQUECIMENTO CEREBRAL DE 7 MINUTOS, para um dia de sucesso no trabalho, estudos e na vida pessoal.
No Brasil é a segunda causa de morte e a oitava de hospitalização, por acidentes, na faixa etária de 1 a 14 anos. Segundo Ministério da Saúde, em 2005, 1.496 crianças de até 14 anos morreram vítimas de afogamentos. É importante salientar que os perigos não estão apenas nas águas abertas como mares, represas e rios. Para uma criança que está começando a andar, por exemplo, três dedos de água representam um grande risco. Assim elas podem se afogar em piscinas, cisternas e até em baldes e banheiras.
Outro fator que contribui para que o afogamento seja um dos acidentes mais letais para crianças e adolescentes é que acontece de forma rápida e silenciosa. Vamos imaginar um banho de banheira de um bebê:
·Ao deixar a criança na banheira para pegar uma toalha: cerca de 10 segundos são suficientes para que a criança dentro da banheira fique submersa;
·Ao atender ao telefone: apenas 2 minutos são suficientes para que a criança submersa na banheira perca a consciência;
·Sair para atender a porta da frente: uma criança submersa na banheira ou na piscina entre 4 a 6 minutos pode ficar com danos permanentes no cérebro.
Como proteger uma criança de um afogamento
Um adulto deve supervisionar de forma ativa e constante as crianças e adolescentes, onde houver água, mesmo que saibam nadar ou os lugares sejam considerados rasos:
·Esvaziar baldes, banheiras e piscinas infantis depois do uso e guardá-los sempre virados para baixo e longe do alcance das crianças.
·Conservar a tampa do vaso sanitário fechada, se possível lacrado com algum dispositivo de segurança “à prova de criança” ou a porta do banheiro trancada.
·Manter cisternas, tonéis, poços e outros reservatórios domésticos trancados ou com alguma proteção que não permita “mergulhos”:
·Piscinas devem ser protegidas com cercas de no mínimo 1,5m que não possam ser escaladas e portões com cadeados ou trava de segurança que dificultem o acesso dos pequenos.
·Alarmes e capas de piscina garantem mais proteção, mas não eliminam o risco de acidentes. Esses recursos devem ser usados em conjunto com as cercas e a constante supervisão dos adultos;
·Grande parte dos afogamentos com bebês acontece em banheiras. Na faixa etária até dois anos, até vasos sanitários e baldes podem ser perigosos. Nunca deixe as crianças, sem vigilância, próximas a pias, vasos sanitários, banheiras, baldes e recipientes com água.
·Evitar brinquedos e outros atrativos próximos à piscina e aos reservatórios de água.
·Tenha um telefone próximo à área de lazer e o número da central de emergência;
·Saiba quais os amigos ou vizinhos têm piscina em casa e quando seu filho for visitá-los, certifique-se de que será supervisionado por um adulto enquanto brinca na água;
·Bóias e outros equipamentos infláveis passam uma falsa segurança. Eles podem estourar ou virar a qualquer momento e ser levado pela correnteza. O ideal é usar sempre um colete salva-vidas quando próximos a rios, mares, lagos e piscinas.
·Crianças devem aprender a nadar com instrutores qualificados ou em escolas de natação. Se os pais ou responsáveis não sabem nadar, devem aprender também.
·Muitos casos de afogamentos aconteceram com pessoas que achavam que sabiam nadar. Não superestime a habilidade natatória de crianças e adolescentes.
·Sempre usar colete salva-vidas aprovado pela guarda costeira quando estiver em embarcações em praias, rios, lagos ou praticando esportes aquáticos;
·Ter um telefone próximo à área de lazer e o número da central de emergência;
·No mar: a vala é o local de maior correnteza, que aparenta uma falsa calmaria que leva para o alto mar. Se entrar em uma vala, nade transversalmente à ela até conseguir escapar ou peça imediatamente socorro.
·O rápido socorro é fundamental para o salvamento da criança que se afoga, pois a morte por asfixia pode ocorrer em apenas 5 minutos. Por isso é tão importante que pais, responsáveis, educadores e outras pessoas que cuidam de criança aprendam técnicas de Reanimação Cardiopulmonar (RCP).
Oriente a:
·Sempre nadar com um companheiro. Nadar sozinho é muito perigoso.
·Respeitar as placas, os guarda-vidas e verificar as condições das águas abertas.
·Não brincar de empurrar, dar “caldo” dentro da água ou simular que está se afogando.