terça-feira, 14 de agosto de 2007

Saúde

A apnéia do sono está ligada à obesidade

Segundo última pesquisa realizada pelo IBGE, em 2004, cerca de 11% da população brasileira, o equivalente a 10,5 milhões de pessoas, são consideradas obesas, ou seja, estão com o IMC (Índice de Massa Corporal) igual ou superior a 40 kg/m². Os problemas relacionados à obesidade são inúmeros, sendo a apnéia obstrutiva do sono (AOS) um dos problemas que mais vem preocupando especialistas em distúrbios do sono. Durante a noite, a pessoa que sofre deste mal pode passar segundos e até minutos sem respirar.

Segundo o médico Luiz Ataíde a falta de informação das pessoas é o agravante da situação. “Geralmente os pacientes obesos não sabem que sofrem de apnéia, por acreditar que roncar é normal, já que roncar é um dos sintomas da doença”, comenta Ataíde. Mas são nos detalhes que a doença é diagnosticada. Acordar com a sensação de que não dormiu e passar o dia com sono, são alguns sintomas que devem ser considerados na hora de pensar em procurar um especialista.

Vários estudos estão sendo realizados com a finalidade de encontrar uma solução em curto prazo para solucionar o problema da obesidade e em conseqüência o da apnéia do sono. Parte desses estudos revela que os tratamentos conservadores para perda de peso em pessoas obesas são fracassados, o que reforça a indicação da cirurgia bariátrica (redução do estômago) como solução para a obesidade mórbida.

Mas como não é só operar e pronto, segundo o especialista em cirurgia de redução de estômago, Dr. Walter França, é preciso que o paciente que tem AOS perca no mínimo 10% do peso para que possa ser submetido à cirurgia. “Fazer a intervenção, no caso específico de obesidade mórbida e principalmente quando o paciente tem apnéia grave, é de fundamental relevância para o obeso que pretende obter uma expectativa de vida saudável. Quem tem apnéia obstrutiva do sono corre o risco de morrer enquanto dorme, o que faz com que essa doença seja ainda mais grave”, revela o especialista.

De acordo com os especialistas 86% dos pacientes que foram submetidos à cirurgia bariátrica realmente estão curados ou tiveram uma diminuição significativa nos distúrbios da respiração advindos da obesidade. É importante estar sempre atento aos possíveis sintomas relacionados aos distúrbios decorrentes da obesidade, procurar sempre manter um ritmo de vida saudável, praticar alguma atividade física visando à melhoria na qualidade de vida e sempre quando for detectada alguma anormalidade, procurar um profissional.

PRODUZIDA PELA EXECUTIVA PRESS

Programa BemViver ganha reprise

A partir desta segunda (13/08/07) os telespectadores do Bem Viver que não puderem assistir o programa em seu horário das 13h30min às 14h, poderão acompanhar sua reprise todas as noites após o programa Tudo Em Dia com Luciano do Valle.