domingo, 28 de novembro de 2010

BEM ESTAR

AUTO-MASSAGEM

A técnica de auto-massagem consiste na acupuntura por pressão e melhora a saúde. Ao chegar em casa, depois de um dia inteiro trabalhando de pé ou sentado, repetindo o mesmo movimento, nada mais merecido que uma boa massagem. Mas não é sempre que podemos contar com alguém que esteja disposto a fazê-la. Então, a solução está na auto-massagem.

De acordo com alguns massoterapeutas, o do-in é a técnica da compressão, ou seja, acupuntura com pressão. E especialistas garantem que o do-in melhora até casos de tiróide, diabete e problemas estomacais. Mas, atenção: Cada caso é um caso e precisa de acompanhamento profissional. E além disso, a técnica melhora, mas não cura.

A auto-massagem pode ser feita em qualquer horário e não precisa de nenhum creme ou óleo para massagear. A vantagem é que o do-in tem efeito imediato. Confira a seguir algumas técnicas de auto-massagem para fazer em casa e relaxar.

1 - Para aliviar a dor nas mãos - Pressione o polegar esquerdo sobre a mão direita na região entre o dedo indicador e o polegar. Pressione e friccione, repita esse movimento até a dor passar. Repita o processo com a outra mão.

2 - Para aliviar a dor dos braços - Pressione com a mão esquerda sobre a região peitoral. Pressione e pare, repetidamente por 10 a 15 vezes. Repita do outro lado


3 - Para katakori - Leve o braço direito para trás e, com a mão esquerda, segure o ombro direito e puxe para frente. Faça o movimento repetidas vezes.


4 - Para aliviar a dor lombar - Sentada, com a mão esquerda, pressione a região lateral interna da palma do pé esquerdo. Pressione e friccione até que a dor passe.


5 - Para aliviar a dor do quadril - Também sentada, com a mão direita, pressione a região lateral interna do calcanhar esquerdo. Pressione e friccione até a dor passar.


6 - Para aliviar a dor do pescoço - Com a mão esquerda, puxe o pescoço para o lado esquerdo e, ao mesmo tempo, leve a cabeça para o lado oposto (para a direita). Sempre olhando para frente. Permaneça nessa posição até aliviar a dor.
7 - Para hipertensão - Pressione os quatro dedos na região lateral do pescoço e apenas apoie o polegar próximo à garganta.


8 - Para enxaqueca - Pressione com o polegar a região da mandíbula. Faça esse movimento até aliviar a dor.


ATENÇÃO
Procure seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste Blog possuem apenas caráter educativo.