segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

TERAPIA

COMO CONVIVER COM PESSOAS DIFÍCEIS

Pessoas são simplesmente difíceis ou pelo menos, nós temos dificuldade em lidar com elas. Costumam nos dar nos nervos e trazem o pior de nós a tona. Gastamos muito tempo tentando nos livrar da raiva que elas despertam em nós, é muito comum ouvir alguém dizer: ela é tão impertinente !? ela é de outro mundo !? não faz nada pra ajudar e ainda exige todas as glórias!? não suporto pessoas de duas caras!?

Não podemos evitar que na vida existam más sujeitos, mas podemos sim, não colocar o nosso bem estar na mão deles.

Dicas para conviver com pessoas de temperamento difícil

* Precisamos aprender a lidar com as diferenças.

* Focalize o problema em vez da pessoa tente não julgar nem analisar caráter ou motivação. Afinal, não cabe a nós mudar as pessoas ou escolher seu caráter.

* Pergunte antes de acusar.

* Se você sentir que uma comunicação positiva é impossível, deixe a discussão para mais tarde.

* Se você sentir que está perdendo o controle, conte até dez ou peça licença para sair.

* O importante não é provar quem está certo, não é dominar nem ser dominado e sim, chegar a uma solução neutramente aceitável.

* Ouça o ponto de vista do outro. as pessoas são mais receptivas a mudanças se antes de qualquer coisa se sentir entendida

* Algumas pessoas não podem ou não lidarão com você de boa fé, não importa o quão respeitadora você for com elas. você não pode mudar os outros, não dê oportunidade a eles.

* Uma vez que você disser seu preço, mantenha-o. orgulhe-se de exercitar coragem e controle.

* Nós precisamos estabelecer limites com algumas pessoas para nos proteger de mais danos.
firmemente declare qual comportamento está fora dos limites e ponha isso em prática

* Podemos ficar tão obcecados por um relacionamento difícil que podemos ter um destrutivo acesso de fúria, violência e estresse. reserve um tempo para centrar-se e renovar seu espírito

PRINCÍPIO DO BEM
Niguém é destrutível porque quer. Todos nós temos momentos de raiva, tristeza ou frustração. Isto é normal, e com o passar dos dias acaba. Mas quando continua, se aprofunda e toma conta do coração. Mas a maldade só toma conta da pessoa quando ela tem alguma carência, ou seja, a falta de alguma coisa em sua vida. Ela fica no lugar do que esta ausente causando a sensação de bem estar e de que não falta nada. A maldade é o tipo doentio de compensação de algo muito importante que a pessoa perdeu ou nunca conheceu.

PRINCÍPIO DA ALEGRIA
Ninguém e triste porque quer. Ninguém em juizo perfeito deseja ser mal humorado, ranziza, etc... Nós não somos assim, mas em alguns momentos da vida, nós estamos assim, e como já dito, com o passar do tempo esses sentimentos desaparecem. Porém, as pessoas negativas, não conseguem ser felizes por si mesmas e buscam a felicidade no prazer de humilhar outras pessoas, ficando dependente dessas situações para ter um pouco de bem estar, esquecendo que a felicidade está dentro de cada um e não fora. A felicidade é contagiante, é mais fácil ser feliz perto das pessoas felizes. Quando estiver com alguém que só consegue ser feliz causando desgraça alheia lembre-se: ela não é assim porque quer, mas porque não consegue enxergar a vida como ela é.

PRINCÍPIO DO AMOR
Ninguém odeia porque quer. O ódio nasce cresce e se instala quando sofremos algum tipo de humilhação. O ódio é como uma planta, que quando se rega cresce. O ódio só fica anormal quando não vai embora. Quando impede que a gente perdoe quem nos humilhou.Então começa uma roda viva em que, cada ato movido pelo ódio gera mais ódio, quando somos incapazes de perdoar significa que: quem nos maltratou é superior a nós, tanto que os seus atos tem o poder de definir nossos sentimentos, na verdade essas pessoas cheias de ódio se sentem inferiores, imcapazes de amar, de perdoar. Mas você consegue, toque a sua vida para sua frente, isso faz toda a diferença.

PRINCÍPIO DA AÇÃO POSITIVA
Ninguém age negativamente por quer. Primeiro, agir de maneira negativa é não agir de acordo com que somos, mas que estamos. Não somos vingativos, em alguns momentos estamos ou ficamos vingativos. Este sentimento de vingança é temporário, é uma reação necessária e involuntária devida à ação de quem nos provocou. A reação é uma ação negativa, é como uma resposta a provocação, isto significa que quem está decidindo a nossas ações, não somos nós, mas quem nos provocou. Se você reage, você faz o que a pessoa quer, mas se você agir (com consciência e não com a raiva). Você prova que é dono de si mesmo. Nossas ações devem vir de dentro de nós e não como reação ao que vem de fora de nós. Não reaja, aja.

Serviço:
Elizabeth Moura - Terapauta Holística
Espaço Holístico Saúde Integral
Contato: (81) 3325.2270