quarta-feira, 4 de março de 2009

Programação Bem Viver

No Bem Viver desta quinta-feira (05.03) vocês vão conhecer os finalista do Fantastic Hair. Além de ficar super por dentro de tudo é importante para deixar seu dia a dia muito mais interessante.. Você pode acompanhar o Bem Viver pela tela do seu computador para isso basta acessar www.tvclubepe.com.br e conferir a programação ao vivo.



Já na sexta-feira (06.03), o Bem Viver, será pra lá de especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que será comemorado no próximo domingo (08.03). Pela primeira vez Gardênia Cavalcanti irá fazer o programa com platéia. E que platéia!O auditório da TV Clube será invadido por mulheres para conferir de perto o Bem Viver Mulher. Com toda certeza um programa feito com muito para todas as mulheres que carregam amores, dores, conquistas, superação, perdas, ganhos, sonhos, realizações e acima de tudo a marcar de ter fé na vida!!!!


Não esqueça que o Bem Viver vai ar de segunda a sexta sempre as 13:35h!!!!

Tabagismo: Apague essa ideia da sua vida

No programa Bem Viver de hoje o tema abordado foi o Tagagismo e as consequências danosas que fumo causa a saúde.No estúdio Gardênia Cavalcanti recebeu o Pneumologista,Blancar Torres.


Mesmo sabendo de todos os riscos que o cigarro causa a cada dia nos deparamos com mais pessoas fumando e mais pessoas morrendo em consequencia do fumo. A saúde é um dos bens mais precioso que o ser humano possui. No momento que descuidamos desse bem colocamos em risco a própria vida. Infarto, hipertensão, aterosclerose, acidade vascular cerebral, bronquite crônica, enfisema pulmonar, tuberculose, câncer de boca, câncer de pulmão, câncer da faringe e outras terríveis doenças,


E não pense que o cigarro prejudica apenas quem fumo quem está no mesmo ambiente que o fumante, também, é bastante prejudicado. A Lei Federal n.º 9.294/96 que determina os Ambientes Livres do Fumo é uma recomendação da OMS, tendo em vista as doenças e óbitos causados pelo produto. Dados da entidade apontam que o tabagismo passivo (inalação da fumaça de derivados do tabaco por fumantes e não-fumantes) é a terceira maior causa de morte evitável no mundo. Perde apenas para o tabagismo ativo e o consumo excessivo de álcool. O Brasil gasta cerca de 200 milhões de dólares por ano com tratamento de males provocados pelo tabaco, valor 2,5 vezes superior ao arrecadado com impostos da indústria do cigarro.

O Recife conta hoje com 372 ambientes livres do fumo, entre unidades de saúde, shoppings centers, repartições públicas e privadas, ONGs e escolas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, isso representa um benefício para mais de 955 mil pessoas que transitam mensalmente nesses espaços, entre trabalhadores, usuários dos serviços e visitantes.









O tabagismo é uma toxicomania caracterizada pela dependência física e psicológica do consumo de nicotina, substância presente no tabaco.Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, os cigarros contém cerca de 4.720 substâncias tóxicas, sendo uma delas, a nicotina, responsável pela dependência.


De acordo com a
Organização Pan-Americana da Saúde[1], o tabagismo é o responsável por cerca de 30% das mortes por cancro (câncer no Brasil), 90% das mortes por cancro do pulmão, 25% das mortes por doença coronariana, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crónica e 25% das mortes por derrame cerebral. Ainda de acordo com a OPAS, não existem níveis seguros de consumo do tabaco.

As doenças ocasionadas pelo consumo de tabaco matam 3 milhões de pessoas no mundo anualmente, com uma projeção estimada de óbitos em torno de 10 milhões até o ano 2020 - das quais 7 milhões ocorrerão nos países em desenvolvimento. Vale dizer que o tabagismo, hoje, mata mais que a soma das mortes por
AIDS, cocaína, heroína, álcool, suicídios e acidentes de trânsito. As doenças causadas pelo tabaco são responsáveis por perdas econômicas de aproximadamente US$ 200 bilhões de dólares, no mundo.

O método de avaliação de
Fagerström é, hoje, utilizado por especialistas, para ajudar a definir a melhor estratégia para quem quer largar o cigarro. Trata-se de um questionário utilizado por médicos a fim de determinar se uma pessoa está seriamente viciada na nicotina.

No Brasil, estima-se que cerca de 200 mil mortes por ano são decorrentes do tabagismo. A proporção de fumantes no país é de 23,9% da população.

Cerca de 90% dos fumantes tornam-se dependentes da nicotina entre os 5 e os 19 anos de idade. Há 2,8 milhões de fumantes nessa faixa etária, mas a maior concentração de fumantes está na faixa etária de 20 a 49 anos.

A região Sul do país é a que apresenta maior proporção de dependentes - 42% dos habitantes, enquanto no Nordeste são 31%. Os moradores da zona rural também fumam mais que os das zonas urbanas.

O fumo é responsável por 95% dos casos de câncer de boca; 90% das inflamações de mama; 80% da incidência de câncer no pulmão; por 97% dos casos de câncer da
laringe; 50% dos casos de câncer de pele; 45% das mortes por doença coronariana (infarto do miocárdio) e também 25% das mortes por doença vascular-cerebral (derrames cerebrais).

O Brasil é o maior exportador e quarto maior produtor mundial de tabaco - depois da
China, EUA e Índia



Como avaliar o grau de dependência à nicotina?



AVALIAÇÃO DO GRAU DE DEPENDÊNCIA À NICOTINA – ESCALA DE FAGERSTROM.



1 - Quanto tempo após acordar você fuma o sue primeiro cigarro?

Dentro de 05 minutos = 03 Pontos
Entre 6-30 minutos = 02 Pontos
Entre 31-60 minutos = 01 Ponto
Após 60 minutos = 00 Pontos


2 – Você acha difícil não fumar em lugares proibidos, como igrejas, bibliotecas, cinemas, ônibus, etc?

Sim = 01 Ponto
Não = 00 Ponto




3 – Qual o cigarro do dia lhe traz mais satisfação?

O primeiro da manhã = 01 Ponto
Outros = 00 Ponto




4- Quantos cigarros você fuma por dia?

Menos de 10 = 00 Ponto
De 11 a 20 = 01 Ponto
De 21 a 30 = 02 Pontos
Mais de 31 = 03 Pontos




5 – Você fuma mais frequentemente pela manhã?

Sim = 01 Ponto
Não = 00 Ponto




6 – Você fuma mesmo doente, quando precisa ficar de cama a maior parte do tempo?

Sim = 01 Ponto
Não = 00 Ponto





Conclusão sobre o grau de dependência:



De 0 a 2 pontos = Muito baixo
De 3 a 4 pontos = Baixo
Igual a 5 pontos = Médio
De 6 a 7 pontos = Elevado
De 8 a 10 pontos= Muito elevado