sexta-feira, 26 de novembro de 2010

27 de novembro dia nacional de combate ao câncer

O Dia Nacional de Combate ao Câncer foi criado em 1988 para ampliar o conhecimento da população sobre o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção da doença.


A Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, que regulamenta as comemorações, estabelece que a data seja uma oportunidade para "evocar o importante significado histórico das entidades de combate ao câncer, de consagração aos inumeráveis e valiosos serviços prestados ao país e proporcionar importante mobilização popular quanto aos aspectos educativos e sociais na luta contra o câncer”.

E no Bem viver desse sábado , nós vamos falar sobre o grande trabalho desenvolvido pelo o hospiatl do cancer de Pernambuco .
 
Um pouco da História :
 
HCP - Hospital de Câncer de Pernambuco
 
O Hospital de Câncer de Pernambuco iniciou suas atividades em 9 de novembro de 1945 já com o objetivo de ser uma instituição de saúde de direito privado, sem fins lucrativos e de reconhecida utilidade pública. De lá para cá, tornou-se referência no seu campo de atuação no Norte e Nordeste do Brasil e em sua jornada cumpre com esforço e determinação o papel de assistir doentes que sofrem de câncer e informar à população sobre a importância da prevenção deste mal. Além das atividades de ensino e pesquisa médica-oncológica, o Hospital é dedicado à prevenção, diagnóstico e tratamento especializado de pacientes portadores de câncer.

A Intervenção

No dia 10 de abril de 2007, porém, através de uma atitude corajosa do Governo do Estado, o Hospital de Câncer de Pernambuco passou a trabalhar sob intervenção estadual. Este remédio veio na hora certa, para evitar a morte do Hospital. Desde então, começou a ser travada uma intensa luta que envolveu o Governo, os funcionários, os voluntários, os parceiros e os doadores.Com muita dedicação estamos conseguindo reerguer este importante centro de tratamento do povo pernambucano.

A partir do esforço iniciado com a intervenção, já estamos atendendo mais da metade dos doentes de câncer de Pernambuco.

Hoje o HCP trabalha com:

A Melhor quimioterapia do Norte-Nordeste

Este setor tão importante para nossos pacientes foi uma das grandes conquistas desta intervenção. Em uma moderna estrutura foram montados consultórios, salas de espera e uma farmácia para distribuição dos medicamentos. Tudo isso numa área totalmente climatizada de 800 m2, com TV a cabo e capacidade para atender, em confortáveis poltronas, cerca de 120 pacientes por dia.

Um novo Intensificador de Imagem

O equipamento, que possibilita a visualização de imagens de alta definição, custou mais de R$ 230 mil e foi doado pelo Governo do Estado. Isso nos permitiu uma maior precisão no diagnóstico cirúrgico, acompanhando em tempo real as condições do paciente e diminuindo o tempo das cirurgias, fator essencial nas intervenções de tumores neurológicos, hepáticos, ortopédicos e no esôfago.

O Departamento de Odontologia e Próteses Reabilitadoras

Possuir o único departamento do Norte-Nordeste a oferecer todos os tipos de prótese de forma gratuita é motivo de grande orgulho para o HCP. Conscientes desta responsabilidade os profissionais deste setor trabalham, todos os dias, criando próteses personalizadas que possibilitam o estimulo da auto-estima de nossos pacientes, garantindo seu ao retorno ao convívio social e familiar a fim de que possam viver mais e melhor.

O Espaço Renascer

O HCP se preocupa com seus pacientes até mesmo depois de todo o tratamento. Desenvolvemos, assim, um projeto que orienta as mulheres a descobrir um novo olhar para a vida. O Espaço Renascer se dedica ao tratamento do aspecto emocional, buscando recuperar a auto-estima das pacientes que enfrentaram o câncer de mama.

O Programa de Educação Continuada

O ensino e a pesquisa científica também estão dentro das preocupações do Hospital de Câncer de Pernambuco. Sua contribuição na área passa pela oferta de estágios curriculares e pela participação e apresentação de trabalhos em congressos. Além disso, o HCP publica freqüentemente artigos em publicações científicas e oferece cursos básicos de capacitação para os médicos e profissionais de saúde do Estado.

Média mensal de atendimentos no HCP

Procedimentos Média Mensal

Exames laboratoriais 6.420

Biópsias 615

Sessões de Fisioterapia 2.322

Quimioterapia 994

Quimioterapia 994

Prevenções Ginecológicas 3.669

Consultas 8.838

Cirurgias 470

HCP - Hospital de Câncer de Pernambuco

AJUDE-NOS A CONSTRUIR UMA SOCIEDADE MELHOR. Hospital de Câncer de Pernambuco. Telefone (81) 3217 8000. Email hcp@hcp.org.br colabore. SUA JAUDA É MUITO IMPORTANTE PARA ESSE TRABALHO CONTINUAR.

Beleza

Maquiagem não é vaidade é necessidade



Acordar de manhã cedo para ir ao trabalho, tem nada pior? Pois é. A mesma rotina todos os dias, acordar, ir tomar banho, fazer o café, deixar as crianças no colégio e ir para o trabalho. Todos os dias é a mesma rotina, aff, isso cansa.

Então como não aparentar o cansaço do dia a dia. Olha, o bom mesmo é descansar, mas para aquelas que não podem. O mas recomendado é utilizar aquela básica maneira de esconder as olheiras, ou dar um pouco de cor as bochechas brancas e sem vidas ou quem sabe levantar aqueles olhos caídos e mortos de quem acabou de acordar para um longo dia de tranco. Já sabem do que estou falando? É isso mesmo, a maquiagem, que a cada dia que passa fica mais moderna e com mais variedades, mas sempre contínua nossa melhor aliada.

Seja de dia ou de noite, não importa, devemos nos cuidar. Cabelos prontos, hora de caprichar na maquiagem. Vou para uma balada e quero arrasar durante a noite, sempre é claro com muito glamour. Afinal é uma festa!

Então vamos a produção. Para os olhos mais marcados, com sombras escuras que vão do preto e grafite ao marrom. Os cílios postiços que dão um charme extra ao olhar. Claro se eu optar pelos olhos marcados, devo suavizar os lábios. O batom deve ser bem leve e com brilho. Durante o dia, em ocasiões especiais, nada de tons fortes, a maquiagem deve acompanhar a leveza da cerimônia, com olhos suaves – tons de rosas, beges e amendoados – com uma boca sem muito brilho.