quarta-feira, 22 de abril de 2009

Vamos Dançar?


Dançar é bom demais. Basta ouvir algum acorde para corpo pedir movimento. Sair para dançar com os amigos, curtir um bom show ou dançar coladinho com a pessoa amada desperta uma sensação maravilhosa. Mas a dança não se resume apena para esses momentos de diversão pode e deve ser usada como uma atividade física não só boa para o corpo como fundamental para o espírito. Nesse caso os benefícios são sentidos de dentro para fora. Outro bom motivo para aderir a dança é o fato de muita gente não gostar da rotina das academias.




Você pode escolher o tipo de dança que mais agrada se informar sobre os benefícios e começar a praticar. E nada de dizer que a idade é um problema para não se render aos encantos da dança.


A dança surgiu pela necessidade de o homem pôr para fora suas emoções. Antes de procurar se comunicar com palavras, as pessoas já se expressavam com movimentos corporais. Por isso, a dança é considerada a mais antiga das artes, e talvez a mais completa também, pois quem dança ao mesmo tempo cria um movimento e o expressa através do próprio corpo.



Pesquisando mais sobre a dança a equipe do Bem Viver encontrou esse texto bem legal e achamos interessante compartilhar com você. Quem sabe você desperta interesse pela dança e começar a bailar!!!!!!!!!


As pessoas que têm o hábito de dançar em salões apresentam uma mudança significativa de comportamento: menos timidez, mais confiança, mais vontade de encontrar os amigos e de sair para as baladas. O equilíbrio emocional, tão importante para emagrecer e manter o peso desejado é mais facilmente alcançado e se torna um fator decisivo para conquistar um corpo mais saudável.

Dançar aumenta a freqüência cardíaca, estimula à circulação do sangue, melhora a capacidade respiratória e queima muitas calorias. A dança de salão é essencialmente uma atividade social e provoca uma sensação de bem-estar psicológico. Permite a troca de experiências, estimula o diálogo e aumenta a motivação.

Homens e mulheres procuram a dança por motivos diferentes. Elas vão em busca de uma atividade prazerosa que possa aliviar as tensões. Eles geralmente vão arrastados pelas esposas e namoradas. Os solteiros freqüentam os cursos de dança para conhecer pessoas ou para perder a timidez.

Existe o preconceito de que dança de salão é “coisa de velho” e de que alguns ritmos, tais como o bolero, é “coisa careta”. Ao freqüentar os salões de dança, esse conceito muda rapidamente e todos acabam adorando dançar.

Para aproveitar todos os benefícios dessa atividade e arriscar os primeiros passos, o ideal é freqüentar um curso de dança de salão. Mesmo que no começo pareça difícil sincronizar os passos com os do parceiro, com mais ou menos três meses de aula até os mais desajeitados já “fazem bonito”.

A dança de salão está na moda e pode ser uma boa alternativa para queimar muitas calorias. Além disso, é possível conhecer um monte de gente e divertir-se para valer. Experimente, não há contra-indicação.



Por Flávia Leão FernandesPsicóloga - CRP 06/68043