quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Comportamento

Cuidados com seus filhos na internet

Profissionais orientam tratamento de jovens "viciados" em internet.

Os pais que se encontram no dilema de controlar as horas que os filhos gastam à frente do computador precisam se informar primeiro, antes de tomar qualquer atitude. A internet agrava, mas não causa distúrbios psiquiátricos, reforçam especialistas. A médica e psiquiatra Soraya Hissa de Carvalho explica que nem todo adolescente que abusa da web precisa de tratamento. “A internet é um meio maravilhoso de troca de informações. O que existe é uma conjunto de fatores, como um ambiente familiar problemático, predisposição genética, entre outros, que podem levar aos comportamentos perigosos”, afirma.


Os casos considerados excessivos, no entanto, precisam ser encaminhados a um profissional especializado, mais esse distúrbio também atinge adultos. O professor do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, Carlos Camargos Mendonça, reforça a necessidade de acompanhamento não só familiar, mas também das escolas. “É preciso que pais, escola e sociedade trabalhem na educação dos jovens em vários ambientes, e não apenas o digital”, lembra.


Como estão desde cedo em contato com a tecnologia, as crianças podem apresentar sintomas de hiperatividade e transtorno de déficit de atenção ainda pequenas, por volta dos cinco anos. Geralmente, elas mostram falta de persistência em algumas atividades, são desorganizadas, impulsivas e imprudentes. Além disso, elas tendem a ter mais facilidade em se relacionar com adultos do que com crianças da mesma idade. “O computador facilita muito as coisas, porque dá a ela a sensação de que está sob o controle do mundo. Em compensação, a máquina tira a criança do contato com as outras, já que ele reforça dentro dela o medo de se relacionar com seus semelhantes. Mas é esse relacionamento que vai fazer com que ela amadureça para a vida”, explica. Os pais devem ficar atentos a alguns sintomas. Em caso positivo, Soraya Hissa lembra que o tratamento é possível, mas o filho deve contar com a ajuda da família. “Os pais devem colocar limites no uso da internet, mas sempre com diálogo. É preciso mostrar aos filhos que o ambiente em que eles vivem os apóia”, ressalta.


Conteúdo impróprio, mesmo entre os jovens, navegam sem moderação, é preciso cuidado. Os especialistas alertam para os riscos de sites com conteúdos indevidos. A Organização Não-Governamental SaferNet Brasil (www.denunciar.org.br) dá dicas de navegação aos jovens internautas, além de orientação aos pais de como denunciar os responsáveis à Justiça. Faça o teste: Você é dependente da internet?


(texto extraído do site www.estaminas.com.br)