terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Bombeiros orientam foliões no Carnaval 2009



Seguir regras de segurança é fundamental para um carnaval tranquilo

O Programa de Bem Viver de ontem foi o maior sucesso entre os telespectadores que nos acompanham. Ontem, debatemos junto ao Comandante do Corpo de Bombeiro do Estado, Carlos Eduardo Poças Amorim Casanova, dicxas de segurança durante o carnaval e cuidados com as crianças no dias de folia de momo. Recebemos vários telefonemas e e-mails nos pedindo mais informações sobre essas dicas. Nossa produção solicitou material a corporação Tenente-Coronel Valdy Oliveira, Chefe do Centro de Comunicação Social, prontamente nos atendeu e nós do Bem Viver repassamos para vocês.

Seguindo tudo direitinho você e sua família brincam um carnaval alegre, seguro e com muito frevo no pé!!!!!

Para a maioria das pessoas, o carnaval é sinônimo de alegria e diversão. Para outras, é hora de descanso. Muitas famílias lotam o carro em direção ao litoral ou campo, outras preferem brincar na cidade. Mas, muitas vezes certas armadilhas podem estragar o carnaval. E justamente pensando em zelar pela prevenção de acidentes e segurança do folião, o Corpo de Bombeiros lembra alguns cuidados básicos que podem evitar acidentes muitas vezes fatais. Óbvia é a recomendação de não dirigir se tiver bebido, isto porque os acidentes nesta época são causados por distrações e excesso de bebidas, onde o álcool provoca a diminuição dos reflexos, da capacidade de julgamento e de tomar decisões, além de muitas vezes causar sono ao condutor de um veiculo.


Para ter um Carnaval seguro, o Corpo de Bombeiros recomenda também que Antes de viajar, faça a manutenção do veículo; use o cinto de segurança; evite excesso de velocidade e respeite as sinalizações de transito.


É de suma importância também que aqueles foliões que brincam nas praias, tenham cuidado no momento em que para refrescar por conta do calor, se dirigem aleatoriamente para o banho de mar e para evitar possíveis riscos de afogamento o Corpo de Bombeiros faz as seguintes recomendações:


  • Não abuse da bebida alcoólica antes de entrar na água;

  • E se gosta de nadar procure não se afastar da margem;

  • Jamais deixe as crianças sem a companhia de um adulto, identificando sempre nas proximidades a existência do guarda-vidas;

  • Observe as placas de sinalização que indicam se o local é ou não próprio ou não para o banho;

  • Caso aconteça algum imprevisto com algum conhecido ou desconhecido no mar , ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193).


O carnaval está aí! Recife, Olinda e Região Metropolitana e também no interior do Estado, já deram início a folia de Momo. E como todos os anos, milhares de turistas invadem o estado para curtir a festa. E pensando em colaborar com um carnaval cada vez mais seguro o Corpo de Bombeiros já elaborou dicas que podem ajudar a população a prevenir acidentes e outros problemas.

Se a opção do folião for assistir o carnaval de rua, deve ter cuidado redobrado com os lugares escolhidos (iluminação, segurança, proximidade a postos de bombeiros ou policiais) valendo lembrar que: ao observar um tumulto a melhor atitude é se distanciar do local com cautela e sem correrias. É recomendável também que seja evitado o acesso a lugares altos , marquises, árvores , telhados e muros ,para que se assista um desfile de um bloco ou agremiação.

Os bombeiros ainda alertam aos foliões que é bom não tocar ou puxar fios elétricos que estejam estendidos no chão quando da passagem dos Trios elétricos pelas avenidas. Esses cuidados entre outros são essenciais para que brinque um carnaval de forma segura e sem prejuízos a alegria.


É sempre bom não esquecer também que na folia se deve aumentar a ingestão de água em relação ao consumo rotineiro, pois, durante o carnaval, a necessidade hídrica aumenta. Na hora de se alimentar, a boa pedida são os pratos leves. As opções são as frutas e saladas. Também não é aconselhável ficar longos períodos sem se alimentar.


Ao escolher a roupa que irá brincar o Carnaval, prefira as mais confortáveis, além de tênis e sandálias baixas. Escolha peças de cores claras. Roupas escuras dificultam a transpiração e retém o calor do corpo. Importante usar boné e protetor solar para curtir a festa durante o dia.

Finalizando essas recomendações, o Corpo de Bombeiros ainda faz um alerta para os foliões participantes dos desfiles dos grandes Blocos: participação de crianças, que elas possuam uma identificação numa pulseirinha ou "cartãozinho" pendurado no pescoço ou nos bolsos, com endereço, nome e telefone dos responsáveis.


Por determinação do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, todo o efetivo será reforçado nos dias de folia , não apenas nos clubes , nas praias , e nos desfiles das grandes agremiações., no sentido de dar maior prevenção e segurança a foliões e visitantes na nossa capital, e área metropolitana e interior.


**Foto:Imagem Google Ilustrativa**

Serviço: Corpo de Bombeiro 193