sexta-feira, 7 de novembro de 2008

CONCURSO

FANTASTIC HAIR

O Bem Viver criou um concurso especial que vai mexer com a sua cabeça, o Fantastic Hair, único concurso de beleza para revelar cabeleireiros pernambucanos. O Programa será palco de todo o talento, criatividade e tendências da área, proporcionando ao telespectador além de diversão, conhecimento e informação.

O concurso está em sua fase inicial, a de inscrições (acima modelo da ficha de inscrições). Para participar do concurso o candidato deve ser um profissional comprovado através de certificado; ser maior de 18 anos, entre vários outros requisitos, conforme regulamento abaixo. As fichas de inscrições estão nas lojas LA BELLE espalhadas pelo Grande Recife. Faça sua inscrição e boa sorte!

Confira aqui o regulamento:
1. Para participar do concurso, o candidato deve ser profissional comprovando através de certificado;
2. Ser maior de 18 anos;
3. As modelos, que irão participar do concurso, deverão ter mais de 18 anos;
4. Para a inscrição, o candidato deverá apresentar cédula de identidade, comprovante de residência ou do salão de beleza, caso seja proprietário;
5. Só poderá participar do concurso quem comprovar, através do comprovante de residência, ser morador de Pernambuco;
6. O candidato só poderá utilizar os produtos autorizados pelo concurso;
7. O candidato deverá explicar qual o procedimento/serviço estará sendo utilizado;
8. O concurso será composto por oito jurados, formado por profissionais renomados, nas áreas de beleza, moda e marketing.
9. Não podem participar do concurso profissionais que trabalhem no salão ou empresa dos jurados;
10. A pontuação será de cinco a dez;
11. Os critérios utilizados pelos jurados serão: criatividade, inovação, moda, talento e competência de cada candidato;
12. Os candidatos que forem para final receberão um kit de produtos fornecidos pelos patrocinadores, que serão utilizados nas modelos durante o programa Bem Viver;
13. Todos os candidatos e modelos deverão assinar um termo de autorização de veiculação de imagem;
14. Em caso de empate na categoria Transformação será levado em consideração o profissional com maior tempo de profissão, comprovado através de certificado.

Os custos com alimentação e deslocamento durante as eliminatórias serão por conta dos candidatos. Modelos também ficam por conta dos candidatos. O perfil das modelos levadas pelos candidatos será avaliado pelos jurados do concurso. A análise será antes das provas, para não beneficiar nenhum dos participantes.

SAÚDE

Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza a 10ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele

É o tipo de câncer com maior incidência no País. No dia 8 de novembro, em média 1.500 dermatologistas farão atendimentos gratuitos em cerca de 200 postos, em 23 estados
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza neste ano a 10ª edição da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele, que será no dia 8 de novembro de 2008, das 9h às 15h.

Cerca de 1.500 dermatologistas farão atendimentos gratuitos em 174 postos, em 23 estados do País. Em Pernambuco, 67 médicos estão envolvidos na ação, sendo 16 no trabalho de coordenação e 51 consultando voluntariamente em 14 postos de atendimento: 11 no Grande Recife e quatro no interior do Estado – localizados nas cidades de Palmares, Garanhuns, Caruaru e Petrolina.

Nos locais, serão oferecidos exames completos da pele e orientações sobre os cuidados com a exposição solar, prevenção e descoberta precoce da doença. Além disso, casos de diagnósticos positivos serão imediatamente encaminhados para tratamento ou cirurgia sem nenhum custo.

De acordo com um dos coordenadores nacionais da campanha, o dermatologista Marcus Maia, cerca de 10% das pessoas examinadas nas edições passadas da campanha apresentou a doença. Esse índice vem se mantendo devido à falta de cuidados dos adultos de hoje durante a infância e a juventude. A expectativa é de que esse quadro mude em cerca de 30 anos, quando os jovens que atualmente se protegem do sol estiverem com idade mais avançada.

A campanha é uma das ações de um projeto maior da SBD, o Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele (PNCCP), criado em 1999. Desde então, a Sociedade realiza ações diferenciadas com o objetivo de diminuir, a longo prazo, o número de casos do câncer que é o de maior incidência no Brasil. As estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevêem 120.930 novos casos no País em 2008.

De acordo com a coordenadora da campanha em Pernambuco, a dermatologista Marília de Moraes Delgado, o programa tem o objetivo de estimular a prevenção, de forma a evitar a incidência do câncer no futuro. Ou seja, evitar que o câncer ocorra. Ela diz ainda que a prevenção secundária consiste no diagnóstico precoce, já a prevenção terciária, uma vez identificado o câncer, no acompanhamento do paciente até o fim do tratamento.

Segundo Marília, os atendimentos do dia 8 de novembro terão foco principal no grupo de risco, composto geralmente por pessoas de pele clara, com manchas, casos de câncer da pele na família ou quadro anterior da doença. "As pessoas que apresentam lesões suspeitas, como feridinhas na pele que sagram e não cicatrizam e sinais escuros que mudam de forma e tamanho, devem procurar o atendimento", aconselha. Inclusive, para quem quiser fazer um teste, o site da SBD (http://www.sbd.org.br/) disponibiliza uma calculadora de risco para câncer da pele. Dessa maneira, a população pode saber qual é a probabilidade de ser portadora da doença ou de apresentá-la no futuro.

No último ano, foram feitos 32.446 atendimentos em todo o Brasil, com 3.100 casos positivos de câncer da pele e a expectativa para 2008 é de que 40 mil pessoas compareçam aos postos de atendimento. No Estado, a doença foi diagnosticada em 83 pacientes dos cerca de 1.300 atendidos em 2007. Para este ano, a previsão é atender mais de duas mil pessoas. Entretanto, a dermatologista ressalta que o objetivo central da campanha é estimular a prevenção. "Não adianta batermos nenhum tipo de recorde. Queremos interferir na incidência da doença, estimulando o processo de prevenção primária. Evitar que o câncer ocorra, lembrando a importância do uso diário de protetor solar, roupas, chapéus e óculos escuros na exposição ao sol", explica a médica.

As palavras da médica são reforçadas pelo dermatologista Emerson de Andrade Lima, presidente da regional Pernambuco da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD/PE): "O objetivo da campanha é alertar a população sobre a importância dos cuidados com a pele durante todas as estações do ano, especialmente na idade infantil.

O uso do protetor solar deve ser iniciado aos seis meses de vida", ressalta Lima, indicando a escolha de filtros com FPS (Fator de Proteção Solar) superior a 30, que devem ser aplicados 30 minutos antes da exposição solar, além do uso de protetor labial. Evitar a exposição ao sol das 9h às 16h é outra recomendação do médico. Mais informações no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia: https://www.cobox.com.br/exchweb/bin/redir.asp?URL=http://www.sbd.org.br/.

O câncer da pele
Câncer da pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, dependendo da camada afetada, surgem os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares; o mais perigoso é o melanoma. A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer e o envelhecimento da pele. Ela se concentra nas cabines de bronzeamento artificial e nos raios solares.

O carcinoma basocelular é o tipo mais freqüente, e representa 70% dos casos. É mais comum após os 40 anos, em pessoas de pele clara. Seu surgimento está diretamente ligado à exposição solar cumulativa durante a vida. Apesar de não causar metástase, pode destruir os tecidos à sua volta, atingindo até cartilagens e ossos.

Já o carcinoma espinocelular, o segundo tipo mais comum de câncer da pele, pode se disseminar por meio de gânglios e provocar metástase. Entre suas causas, estão: a exposição prolongada ao sol, principalmente sem a proteção adequada; o tabagismo; exposição a substâncias químicas com arsênio e alcatrão e alterações na imunidade.

O melanoma é o tipo mais perigoso, com alto potencial de produzir metástase. Pode levar à morte se não houver diagnóstico e tratamento precoce. É mais freqüente em pessoas de pele clara e sensível. Normalmente, inicia-se com uma pinta escura.

Como identificar o câncer da pele
Além da proteção solar, é importante fazer uma avaliação clínica da pele para prevenir o desenvolvimento da doença. É preciso estar atento a alguns sinais:

*Um crescimento na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida;
*Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
*Uma mancha ou ferida que não cicatriza e que continua a crescer, apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Locais de atendimento:
Recife
* Policlínica Amauri Coutinho (Campina do Barreto)
* Policlínica do Pina (Pina)Unidade Agamenon Magalhães (Afogados)
* Policlínica Lessa de Andrade (Madalena)
* Hospital Maternidade Oscar Coutinho (Boa Vista)
* Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Boa Vista)
* Hospital Santo Amaro – Santa Casa de Misericórdia /Ceder (Santo Amaro)
* Hospital das Clínicas (Cidade Universitária)
* Hospital Barão de Lucena (Iputinga)
* Pólo da Academia da Jaqueira (Jaqueira)

Interior
Palmares: Hospital Regional de Palmares
Garanhuns: Hospital Regional Dom Moura
Petrolina: SESC
Caruaru: Casa de Saúde Bom Jesus

Serviço:
Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Pernambuco (SBD/PE)

Av. Rosa e Silva, 1460, Empresarial ETC, sala 1304-1305, Aflitos
CEP: 52050-020 – Recife/PE
Fone: (81) 3427.3943 / 3242.8735
www.sbd.org.br e www.sbd-pe.org

DIVERSÃO

CHUPA CHUPA SHOW

A Trupe do Barulho invadiu mais uma vez o Bem Viver. Nesta sexta (07/11) integrantes do Grupo Teatral marcou presença no Programa, elagrando a tarde pernambucana. Os personagens da Peça "Chua Chupa Show" deram uma canja do espetáculo, deixando bem claro que vale muito ir aoteatro prestigiá-los.
Chupa Chupa Show -A criada Clair descobre que sua patroa foi vítima da queda do avião no lixão da Muribeca. Herdeira exclusiva da fortuna da Madame, Clair resolve se divertir, interagindo com a TV em três-g, no seu programa preferido, o Chupa-Chupa Show.
Trupe do Barulho:
Direção: Aurino Xavier
Sábado e Domingo, às 18h
Teatro do Parque (Rua do Hospício - Boa Vista).
Ingressos: R$ 10 e R$ 5