sábado, 29 de março de 2008

BEBÊ

Ensine o bebê a usar o peniquinho

Perto dos dois anos de idade, a criança começa a ter orgulho de tudo aquilo que faz, inclusive do xixi e do coco! Aproveite a vaidade do pequeno e elogie cada avanço no controle das necessidades mas tome cuidado para não supervalorizar, senão ele pode usar a situação como forma de controlar os pais.
Alguns psicólogos dizem que o momento certo de começar é quando a criança já consegue permanecer sentada, anda sem dificuldades e está começando a correr, isto é, tem um desenvolvimento motor adequado e é capaz de entender que pode controlar seu corpo.
Ele precisa ter um reconhecimento do próprio corpo e de suas sensações. Ou seja, isto que eu estou sentindo significa que quero fazer xixi, portanto, vou avisar minha mãe ou quem está cuidando de mim, para que me levem até o local apropriado.

Esse reconhecimento começa quando a criança já avisa que está com vontade ou que fez xixi ou coco. A fralda começa a ficar incômoda e, nesse momento, o penico pode ser uma grande brincadeira. Compre um colorido e divertido, e estimule seu filho a passar momentos nele de hora em hora.
Mesmo que ele diga que não está com vontade, insista por um tempo, para que ele aprenda, aos poucos, a interpretar corretamente os sinais do corpo. Se estiver calor, aproveite para deixá-lo sem fraldas. Sim, as roupas sujas vão dobrar. Mas ele vai perder o hábito das fraldas assim que se der conta da aliberdade que isso significa.

Da mesma forma, o incômodo da calça molhada estimula a adoção do penico. No começo, continue com a fralda à noite. Tire quando as atividades durante o dia estiverem melhor reguladas e forre o colchão com plástico para evitar vazamentos.