terça-feira, 13 de maio de 2008

BEM VIVER O BEM

Programa Homenageia SAMU

Na edição do quadro semanal "Bem Viver o Bem" desta semana, que vai ao ar todas as terças, o programa homenageou as equipes do SAMU espalhadas por todo o país. Gardênia Cavalcanti visitou a sede do SAMU do município de Jaboatão dos Guararapes e conheceu de perto o trabalho realizado por inúmeros profissionais que compõem esta equipe de atendimento.

Na reportagem pudemos conhecer também o novo serviço de resgate oferecido pelo SAMU -JABOATÃO, o salvamento em altura. Nesta equipe que é coordenada pelo bombeiro e instrutor Gean Fábio, um dos membros é o deficiente físico Edson Ferreira que realiza salvamentos através de rapel, escalada, além de mergulho adaptado. Uma lição de vida e um exemplo clássico de vontade de viver, de bem viver!

O que é o SAMU? Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
Faz parte do sistema regionalizado e hierarquizado, capaz de atender, dentro da região de abrangência, todo enfermo, ferido ou parturiente em situação de urgência ou emergência, e transportá-nos com segurança e acompanhamento de profissionais da saúde até o nível hospitalar do sistema.

Além disto intermedia, através da central de regulação médica das urgências, as transferências inter-hospitalares de pacientes graves, promovendo a ativação das equipes apropriadas e a transferência do paciente.

O SAMU realiza a coordenação, a regulação e a supervisão médica direta e à distância de todos os atendimentos pré-hospitalares que se fizerem necessários nas situações traumáticas, ativando as equipes mais adequadas a cada situação, apoiando estas equipes e preparando a recepção hospitalar das vítimas/pacientes.

Quando uma situação de urgência necessita no local da ocorrência da participação conjunta de meios médicos(suporte avançado de vida ou medicalização) e de meios de resgate, o SAMU une-se aos serviços de salvamento e resgate do corpo de bombeiros, polícia militar, polícia rodoviária, defesa civil e/ou das forças armadas.

O SAMU participa dos Planos de Organização de Socorros em caso de desastres ou eventos com múltiplas vítimas, tipo acidente aéreo, ferroviário, inundações, terremotos, explosões, intoxicações coletivas, acidentes químicos ou de radiações ionizantes, etc., ficando responsável pelos atos de saúde nestas situações.

As Centrais de Regulação Médica de Urgência do SAMU-192 estabelecem a conexão com toda a rede de saúde na macro-região de abrangência através de telefonia ou rádio.