segunda-feira, 23 de março de 2009

DIA D CONTRA A ACNE



Um problema muito frequente que atinge milhões de pessoas no Brasil. A acne embora não traga risco de vida, provoca alterações psicológicas e físicas e tem várias apresentações. É a doença de pele mais comum, se estimando que no Brasil chegue a atingir cerca de 10.000.000 de pessoas, 70% homens e 60% mulheres. Para conscientizar e orientar a população sobre as causas e os tratamentos da doença, a Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Pernambuco, realiza no próximo dia 25 (quarta-feira), a campanha Dia D Contra a Acne.



Na ação serão montados quatro postos de atendimentos no Parque da Jaqueira e nos hospitais das Clínicas, Osvaldo Cruz e Santo Amaro, que funcionarão a partir das 07 horas. Participam da campanha 30 médicos dermatologistas que estarão nestes locais fazendo atendimento gratuito, dando orientações e distribuindo panfletos para a população.


Uma outra programação do Dia D contra a Acne será a visita dos médicos em 10 escolas do grande Recife para atender os alunos gratuitamente, entre os dias 23 (segunda-feira) e 25, nos horários da manhã e da tarde. Esta ação da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Pernambuco, é pioneira em todo o país.



A DOENÇA


A acne juvenil é uma doença do folículo pilo-sebáceo (unidade da pele formada por um pêlo e por uma glândula sebácea anexa) que surge na puberdade em quase todos os adolescentes de ambos os sexos devido à presença dos hormônios sexuais.


A acne ocorre em todas as raças, porém com menor intensidade em negros e orientais, e costuma ser mais grave no sexo masculino. “Existe uma tendência hereditária ou predisposição genética na acne, ou seja, quando ambos os pais tiveram um quadro de acne, a chance do filho a ter acne é grande”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Pernambuco, Emerson Andrade Lima.


A acne pode persistir após a adolescência ou surgir na idade adulta, quadro mais freqüente em mulheres, em que geralmente há distúrbios hormonais envolvidos.




TRATAMENTOS


Os tratamentos que são mais efetivos devem ser acompanhados de perto por um dermatologista porque possuem uma maior possibilidade de efeitos colaterais e deve-se consultar um médico especializado para escolher qual tratamento utilizar, principalmente quando utilizados em combinação.


Alguns tratamentos que se mostraram efetivos:


Esfoliação da pele


A esfoliação da pele pode ser feita tanto de maneira mecânica quanto através de substâncias químicas como o
peróxido de benzoíla e ácido salicílico. Elas atuam prevenindo o acúmulo de células mortas e também ajudam na desobstrução de poros afetados. Dentre os tratamentos tópicos, o peróxido de benzoíla e o ácido salicílico são as medicações mais eficientes. No entanto, o uso deles não pode ser exagerado, correndo o risco de trazer mais oleosidade ainda à pele.


Antibióticos tópicos e orais


A aplicação de antibióticos na região afetada, utilizando-se cremes e loções a base de eritromicina e ácido fusídico pode ser bastante eficaz. Eles atuam matando as bactérias - notadamente, P. acnes - que se alojam no orifício do folículo piloso. Há também antibióticos orais, que são utilizados em casos mais graves e têm efeito melhor.

O uso de antibióticos tem se tornado menos eficiente na medida em que bactérias P. acnes resistentes têm se tornado mais comuns. A acne geralmente irá reaparecer em alguns dias após o fim do tratamento tópico e algumas semanas após o oral.






Tratamento hormonal



Nas mulheres, é possível a aplicação de tratamento hormonal, que consiste na ingestão de contraceptivos orais (hormônios femininos) que neutralizam os efeitos de excessos de hormônios masculinos.


Retinóides tópicos


Os retinóides tópicos agem na normalização do ciclo de vida das células do folículo, dissolvendo e prevenindo a formação de comedões. Eles não impedem a produção de sebo. Estão relacionados à vitamina A (retinóides significa semelhantes ao retinol - que é justamente o nome químico da vitamina A).


Retinóides orais

Consiste na ingestão diária de retinóides como a isotretinoina durante um período de 6 a 8 meses. O tratamento requer um acompanhamento médico bem próximo de um dermatologista, uma vez que o medicamento pode trazer efeitos colaterais.




Por que procurar um dermatologista?


É muito comum que os jovens iniciem por conta própria, por indicação de conhecidos, ou mesmo por revistas, um tratamento para acne.


O problema é que nem sempre esse é o tipo de tratamento mais indicado àquele paciente, levando a uma falha na terapia. Isso poderá fazer com que o paciente sinta-se desestimulado e a achar que sua pele “não tem jeito”, ou que “nada melhora sua pele”; quando na verdade ele precisaria de um tratamento mais específico que atenda as necessidades do seu tipo de pele e do seu tipo de acne.


Diante dos variados tratamentos disponíveis, alguns deles tem potencial para irritar a ressecar a pele quando comparado a outros. Alguns exigem um cuidado maior com relação a exposição solar, enquanto que outros não. O médico especialista pode identificar e explicar os benefícios do tratamento e se há riscos ou possibilidade de efeitos adversos durante o uso dos medicamentos, daí a importância de se procurar um dermatologista, que vai orientar o tratamento mais adequado para cada paciente.




SERVIÇO
DI A D CONTRA A ACNE
Quando: Quarta-feira (25/03)


POSTOS DE ATENDIMENTO:

Parque da Jaqueira

Hospital das Clínicas

Hospital Osvaldo Cruz

Hospital de Santo Amaro

BELEZA DA ALMA

Toda segunda-feira é dia do quadro Beleza da Alma com a Terapeuta Holística,Elizabeth Moura. E hoje (23/03) o tema foi Saudade.E quem nunca sentiu saudades nessa vida!!!!!!!!!!



Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da
língua portuguesa e também na música popular, "saudade", só conhecida em galego-português, descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor. A palavra vem do latim "solitas, solitatis" (solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar".


Diz a lenda que foi cunhada na época dos
Descobrimentos e no Brasil colônia esteve muito presente para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe de entes queridos. Define, pois, a melancolia causada pela lembrança; a mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou ações. Provém do latim "solitáte", solidão.


Uma visão mais especifista aponta que o termo saudade advém de solitude e saudar, onde quem sofre é o que fica à esperar o retorno de quem partiu, e não o indivíduo que se foi, o qual nutriria nostalgia. A gênese do vocábulo está directamente ligada à tradição marítima lusitana.


A origem etimológica das formas atuais "solidão", mais corrente e "solitude", forma poética, é o latim "solitudine" declinação de "solitudo, solitudinis", qualidade de "solus". Já os vocábulos "saúde, saudar, saudação, salutar, saludar" proveem da família "salute, salutatione, salutare", por vezes, dependendo do contexto, sinônimos de "salvar, salva, salvação" oriundos de "salvare, salvatione".


O que houve na formação do termo "saudade" foi uma interfluência entre a força do estado de estar só, sentir-se solitário, oriundo de "solitarius" que por sua vez advem de "solitas, solitatis", possuidora da forma declinada "solitate" e suas variações luso-arcaicas como suidade e a associação com o ato de receber e acalentar este sentimento, traduzidas com os termos oriundos de "salute e salutare", que na transição do latim para o português sofrem o fenômeno chamado síncope, onde perde-se a letra interna l, simplesmente abandonada enquanto o t não desaparece, mas passa a ser sonorizado como um d. E no caso das formas verbais existe a apócope do e final.


O termo saudade acabou por gerar derivados como a qualidade "saudosismo" e seu adjetivo "saudosista", apegado à ideias, usos, costumes passados, ou até mesmo aos princípios de um regime decaído, e o termo adjetivo de forte carga semântica emocional "saudoso", que é aquele que produz saudades, podendo ser utilizado para entes falecidos ou até mesmo substantivos abstratos como em "os saudosos tempos da mocidade", ou ainda, não referente ao produtor, mas aquele que as sente, que dá mostras de saudades.







SAUDADE BOA OU SAUDADE RUIM!




Saudade, recordação energia capaz de transmutar as barreiras do tempo levando para o presente um acontecimento, uma pessoa, uma coisa, ou um lugar. Pouco importa o que; esta energia é muito forte. Capaz de leva um continente a outro em frações de segundo.




Há poucos dias me sentir incomodada, resolvi parar para descobrir o que estava acontecendo comigo. Uma enorme tristeza me invadia, uma sensação de perda, de dor, de mal estar, foi quando me dei conta que era aniversário de morte de papai. Eu não queria, mas revivi aquela dor tão forte que desabei a chorar, quando me dei conta, meus filhos estavam ao meu lado; adivinha?Chorando também, detalhe faz 23 anos que papai se foi e a minha filha mais velhinha tem 18 anos e o menorzinho 11 anos,isso significa que nenhum deles conheceram papai ao vivo e a cores.






Parei e pensei essa saudade é ruim!


Me faz sofrer, me faz chorar e desejar ter o que no momento é impossível.Mas rápido que pudi comecei a contar as historias e as brincadeiras que meu pai fazia, as palhaçadas e os sustos que ele me dava, em poucos minutos estávamos todos rindo.A saudade boa é um exemplo a ser seguido, é transformar um passado distante num presente precioso e divertido, momentos que em instantes será passado e daremos o nome de saudade.

Xô saudade ruim...



Fiquem com Deus, tenham uma semana com momentos preciosos de muita alegria, paz e harmonia.






ELIZABETH REGINA MOURA



Serviço:


Espaço Holístico Saúde Integral

Av.Domingos Ferreira,2391
Empresarial San Marino
Boa Viagem
Recife – PE
Fone: (81) 3325-2270