segunda-feira, 9 de junho de 2008

NUTRIÇÃO E SAÚDE

10 mitos e verdades sobre alimentação

1 - Beber água em jejum emagrece?
Não. O balanço energético negativo é o que determina o emagrecimento. Ou seja: ingerir quantidades menores de calorias em relação à necessidade orgânica diária leva ao emagrecimento. O processo de engordar e emagrecer obedece à matemática.

2 - Cerveja aumenta a barriga?
Nem sempre. Estudos realizados na Europa demonstram que o consumo moderado de cerveja com as refeições não provoca ganho de peso. A barriga dos amantes da cerveja pode ser causada pelos acompanhamentos supercalóricos.

3 - Chocolate diet engorda menos?
Não. Geralmente o chocolate diet apresenta valor calórico semelhante ao do chocolate convencional. Não contém açúcar (e sim adoçante), mas em contrapartida tem mais gordura. Não é recomendado para quem quer emagrecer, e sim para os diabéticos.

4 - Comer carboidratos à noite engorda?
Depende. Se a quantidade de carboidratos na refeição noturna ultrapassar a necessidade do organismo, a pessoa vai engordar. Os carboidratos (macarrão, pães, cereais) são a principal fonte de energia para o corpo humano. Eles devem corresponder a 50% do valor calórico total consumido em um dia.

5 - Carne de porco engorda mais que carne bovina?
Não. Quanto mais gordura há na carne, mais ela engorda. Antigamente os porcos tinham muito mais gordura. Hoje essa carne é bem mais magra. O lombo de porco tem menos gordura e colesterol que uma coxa de frango.

6 - Queijo branco é mais saudável que requeijão integral?
Não. Os dois têm as mesmas propriedades. São derivados de leite e excelentes fontes de cálcio. Uma fatia média de queijo-de-minas (30 g) apresenta 70 calorias. O mesmo que uma colher de sopa (25 g) de requeijão.

7 - Frango e carne contêm hormônios?
Nenhuma ave possui nenhum tipo de hormônio artificial. Os frangos são maiores atualmente devido a técnicas de melhoramento genético e nutrição mais eficiente. Já a carne bovina contém hormônio em países como os Estados Unidos, onde a aplicação é permitida. No Brasil e na Europa, a aplicação é proibida e a fiscalização é rigorosa.

8 - Soja protege contra o câncer de mama?
O papel da soja na prevenção e no tratamento do câncer de mama não está claro. Dados epidemiológicos sugerem que substâncias presentes nela (chamadas isoflavonas) parecem proteger contra os tumores de mama. Mas os estudos ainda são restritos. Não há nada conclusivo.

9 - Uma barra de cereal por dia é suficiente para atingir a necessidade diária de fibras?
Não. Uma barra de cereal contém em média 1 grama de fibras. Adultos saudáveis do sexo masculino devem consumir 25 gramas de fibras por dia. Para as mulheres, a recomendação é de 38 gramas.

10 - Manteiga engorda mais que azeite de oliva?
Cem gramas de manteiga contêm 717 calorias. O azeite de oliva apresenta 884 calorias em 100 gramas. A diferença é pequena. Mas o azeite é mais saudável. A manteiga possui grande quantidade de gordura e colesterol.

Fontes: Bianca Chimenti, Cibele Crispim (nutricionistas), Angelita Habr-Gama, Maria de Lourdes T. Silva (gastroenterologistas), Leandro Hackenhaar (engenheiro agrônomo).

Informações retiradas do site: http://www.revistaepoca.globo.com/

IMPORTANTE

Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste blog possuem apenas caráter educativo.