terça-feira, 6 de janeiro de 2009

SAÚDE

PELE SEGURA SOB O SOL

Responda rápido: você está sonhando com uns dias de sol e com aquela marquinha linda de biquíni, além de um rosto corado e saudável? Claro, como todo mundo. Mas agora pense com mais calma: será que sabe tudo mesmo sobre proteção solar?

Acredite, apesar de tudo o que se fala, a maioria das pessoas ainda não leva a sério os cuidados que deveria ter ao tomar sol. Pelo menos é o que se constatou o instituto particular de pesquisa americano Harris Interactive, com cerca de 2400 mulheres. Metade das entrevistadas disse que ficou mais cuidadosa nos últimos cinco anos, mas não chegou a 200 o número de pessoas que usa protetor solar diariamente – é uma quantidade muito baixa, considerando que a maior parte do tempo em que estamos expostas ao sol é quando andamos na rua, dirigimos, fazemos esportes ao ar livre, e não somente quando vamos à praia.

As seqüelas aparecem ao longo dos anos: envelhecimento precoce, com perda de elasticidade, aparecimento de manchas e enrugamento da pele. E se isso ainda não a convenceu da importância de proteger a pele do sol, saiba que esse acúmulo de exposição está diretamente relacionado ao aparecimento do melanoma, tipo grave de câncer de pele. Quanto mais sol, mais rapidamente os sinais da degeneração celular se manifestam.

Como aplicar o protetor
• A regra número 1 é: não economize. Num cálculo razoável, uma pessoa com 1,65 metro deve usar, no mínimo, um tubo de protetor solar numa semana de exposição – desde que respeitados os horários recomendados (antes das 10 e depois das 16 horas).

• Para o rosto, espalhe o equivalente a uma colher de chá em cada aplicação.

• Aplique na pele seca meia hora antes da exposição solar. Se você usa algum tipo de medicação tópica, aplique e espere que seque antes do protetor ou maquiagem com FPS. Para que a proteção seja eficaz, é preciso que o protetor tenha formado uma película sobre a pele. Se ele for aplicado quando você já estiver suando, vai escorrer na sua pele.

• Aplique no corpo mesmo antes de se vestir – os raios ultravioleta são capazes de penetrar os tecidos.

• Dê atenção especial às orelhas, base do pescoço, pés e atrás dos joelhos.

• Aplique a cada duas horas ou sempre que sair da água ou se secar com uma toalha. E, se tem planos de praticar esportes ao ar livre, escolha um protetor bastante resistente à água.