segunda-feira, 27 de outubro de 2008

TERAPIA FLORAL

O QUE É

A essência floral é uma nova abordagem na área da medicina e foi elaborada pelo Dr Edward Bach na década de 1930, na Inglaterra, para ajudar o ser humano a ter uma melhor qualidade de vida; embora aprovada pela OMS – Organização Mundial de Saúde, ainda se encontra em fase de observação e diretriz pela prestimosa instituição.

Contudo, ainda não existe uma legislação nacional ou internacional que faculte sua exclusividade a uma classe profissional; nem tão pouco ninguém pode dizer que ela não funcione ao que se propõe. Assim como a homeopatia, os florais não podem ser analisados em laboratórios; pois são essências energéticas, dessa forma somente poderá ser avaliado o seu efeito na vida humana, de forma empírica.

Podemos assegurar que os florais servem para derrubar os bloqueios energéticos, o nó psíquico ou emocional que nos trava diante de situações para serem resolvidas; em outros, além de atenuar ou ajudar no tratamento de algum mal físico, ele aperfeiçoa nossas qualidades e transcendência perante o problema. Por exemplo, num tratamento antidepressivo enquanto as drogas amenizam ou mascaram os comportamentos não desejáveis, o uso dos florais, como terapia auxiliar, ajudam na catalisação da consciência emocional para a autocura definitiva, além de ajudar numa psicoterapia.

A eficácia dos florais está na transformação do paradigma comportamental ou do estilo de vida, na promoção do bem-estar e do equilíbrio espiritual; também, por fazer desabrochar todas as qualidades positivas da personalidade efetuando a busca do autoconhecimento. Fundamentalmente podemos dizer que os florais criam uma nova “consciência” para o ser humano, curando sua alma.

Enfim, num plano geral podemos resumir que as essências florais nos ajudam em nossa jornada de responsabilidade durante a vida, nos faz perceber que em grande parte a felicidade encontra-se em nossas mãos; auxilia-nos a desfazermos dos fardos do passado, das idéias obsoletas e dos pré-conceitos inúteis, dos grandes obstáculos que são criados por nós mesmos; por fim, nos liberta de nossos medos, angústias, dúvidas, hesitações, descrença, ansiedade, trazendo o equilíbrio necessário a verdadeira expressão, criatividade, paz interior, amor-próprio e auto-estima.

Serviço:
Elizabeth Regina Moura - Terapeuta
Contato: (81) 3325.2270 / 9197.4376