sábado, 2 de outubro de 2010

SEXO E SAÚDE

COMPULSÃO POR SEXO

Todo mundo sabe que sexo faz bem para a saúde, tanto que 95% da humanidade gostam de praticar. Ele faz bem tanto para a mente quanto para o corpo, pois alivia o estresse, alivia dores de cabeça, ativa a circulação sangüínea, deixa a pele mais viçosa, trabalha a musculatura pélvica, melhora a qualidade do sono. Porém, se o desejo sexual se torna compulsivo, ou seja, constante em um curto espaço de tempo, é considerado doença altamente depressiva que tende a comprometer o indivíduo no trabalho, na vida familiar, social e afetiva.

O obsessivo sexual apresenta, espontaneamente, um nível alto de desejo e de fantasias sexuais, não tem controle dos seus impulsos e sentimentos. Passa a ter uma preocupação exagerada, tanto que seus sentimentos e pensamentos sexuais acabam prejudicando seus relacionamentos afetivos e suas atividades diárias. Normalmente não apresenta disfunções sexuais, porém passa a ter uma grande rotatividade de parceiros o que pode prejudicar sua saúde em relação à infecção por algumas doenças sexualmente transmissíveis.

A pessoa tenta controlar seus desejos sexuais, gerando nela tensão, ansiedade ou depressão, fazendo que a pessoa se sinta escrava de seus próprios desejos. A obsessão sexual feminina é denominada de ninfomania, já a do homem é a eretomania. O Desejo Sexual Hiperativo é considerado uma síndrome que pode ter diferentes causas.

O tratamento dessa síndrome é feito normalmente com análises psiquiátricas ou terapia sexual, dependendo do grau da obsessão se faz necessário o uso de remédios como, por exemplo, inibidores da Recaptação da Serotonina. Para que o tratamento psiquiátrico funcione a pessoa precisa ter consciência de que está doente, pois o viciado em sexo é similar ao viciado em drogas, o que muda é o vício.

Serviço:
Valéria Walfrido - Terapeuta Sexual
www.valeriawalfrido.com

ATENÇÃO
Procure seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste Blog possuem apenas caráter educativo.