segunda-feira, 31 de março de 2008

PILATES

Pilates para Gestantes

Reaprender a andar, respirar e se posicionar. Essa difícil tarefa tem solução: Pilates, um sistema de exercícios terapêuticos, revolucionário, desenvolvido em 1920 pelo atleta alemão Joseph H. Pilates, que proporciona ao corpo a melhora na flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio e força. A fisioterapeuta Thaís dos Reis Cardoso Pires destaca que, enquanto muitas formas de exercício podem provocar lesões musculares, o Pilates promove o fortalecimento muscular uniforme, especialmente dos músculos do abdômen, quadril e coluna.

Os movimentos

O Pilates dá maior importância aos movimentos que proporcionam uma melhor postura corporal. Além disso, essa técnica estimula a circulação, melhora o condicionamento físico geral, promove melhoras nos níveis de consciência corporal e a coordenação motora. ”Os movimentos são suaves e não provocam lesões articulares. A força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante”, destaca.

Pilates na gestação

O benefício mais importante para a gestante é o trabalho de respiração e o desenvolvimento da musculatura do abdômen. Os exercícios fortalecem a musculatura pélvica que ajudará no parto, se for normal. Também melhora a postura, a flexibilidade, a respiração e o alinhamento da coluna, que geralmente é prejudicada pelo aumento da barriga aliviando as dores na lombar. Podemos destacar também que após o parto o retorno à antiga forma é mais tranqüilo e rápido.

Segundo os fisioterapeutas tudo depende de quantos meses a gestante está: se a gestação está muito avançada existe uma limitação nos movimentos. A futura mamãe pode fazer exercícios físicos até o último mês de gestação. A partir do momento em que sentir algum desconforto, é melhor reduzir ou parar a atividade, até depois do parto. O Pilates não é recomendado nos casos de gravidez de risco, devido ao risco de aborto.

As aulas apresentam
- Exercícios suaves e eficazes, sem desgaste físico;
- Poucas repetições de cada movimento;
- Grande repertório de exercícios;
- Aulas únicas, evitando monotonia;
- Uso de aparelhos e acessórios criados especialmente para os exercícios;
- Resultados rápidos e duradouros;
- Construção de uma postura correta e natural.

Benefícios
- Aumenta a resistência física e mental;
- Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;
- Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;
- Alongamento e melhora da coordenação motora;
- Maior mobilidade das articulações;
- Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;
- Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;
- Fortalece os órgãos internos;
- Aumenta a concentração;
- Trabalha a respiração;
- Promove relaxamento.

Quer saber mais sobre pilates para gestantes? assista o Programa Bem Viver desta terça (01/04), às 13:30h na TV Clube.