quarta-feira, 20 de maio de 2009

Bem Viver Saúde




O Programa Bem Viver desta quarta-feira (20) vai abordar um assunto que deixa muitas mães sem saber o fazer. Dar ou não a chupeta para ao filho na hora de tentar acalmar?Realmente não é fácil tomar essa decisão, principalmente, quando se é mãe de primeira viagem.




Para esclarecer todas as dúvidas as mães não podem perder a entrevista com o Cirurgião Dentista, André Nóbrega que vai esclarecer tudo sobre o assunto.








A hora de tirar a chupeta




Chupeta é algo que não deveria mais fazer parte da vida das crianças nessa fase. O que fazer, então, se ela continua – firme e forte – na sua casa? Chegou o momento-limite de tirar o bico, para o bem de seu filho. "A boca não foi feita para ficar tampada. A chupeta ocupa um lugar que deveria ficar vazio", afirma a fonoaudióloga Flávia Ribeiro, do Hospital São Luiz, em São Paulo. O uso da chupeta não é recomendável nem para dormir. Dependendo da duração e da intensidade com que a criança usa a chupeta, poderá ter a mordida aberta (quando a língua entra no espaço entre os dentes, dificultando a pronúncia das palavras). "Além disso, há o risco de ocorrer uma alteração na arcada dentária", alerta Flávia. Os pais têm de ensinar o filho a pegar no sono com a boca livre. É preciso determinação na retirada: saber que está fazendo a coisa certa e o filho é forte e vai suportar a perda. "Nessa idade, as crianças adoram ouvir histórias antes de dormir. Aproveite esse momento, quando elas se envolvem nos enredos fantásticos, desligam-se e adormecem para ‘esquecer’ a chupeta", orienta a especialista.




Fonte: Revista Crescer (Abril 2009)




**Foto meramente ilustrativa**