quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Dormir bem emagrece


Novas pesquisas científicas garantem que uma boa noite de sono controla a fome e aumenta a sensação de saciedade. Você ainda esbanja beleza, saúde e muita disposição — sem pagar nada!

Não se trata de nenhum método milagroso. O sono está no mesmo patamar de importância da alimentação equilibrada e do nocaute ao sedentarismo, hábitos consagradíssimos para manter o ponteiro da balança estável. Isso quer dizer que dormir bem não só ajuda a emagrecer mas também garante melhor qualidade de vida.

O assunto ganha a cada dia mais destaque entre os especialistas. Já há estudos que ligam a privação de sono a acidentes no trabalho e à baixa resistência ao stress e infecções, além de ter relação íntima com doenças como depressão, fibromialgia e, agora, com a obesidade. Dois estudos norte-americanos, da Universidade de Chicago e da Universidade de Columbia, apontaram a relação inversa entre um curto período de repouso e o aumento do índice de massa corporal (o tal do IMC).

Uma pesquisa conduzida no Brasil pelo pneumologista Denis Martinez, fundador da Clínica do Sono, em Porto Alegre, confirma o resultado do estudo americano. “Quem dorme cinco horas ou menos por noite corre três vezes mais risco de se tornar, no futuro, obeso”, afirma.

Mais Fome, Menos Saciedade
Sabe o cortisol, aquele hormônio que marca território quando vivemos uma situação de stress? Então, uma de suas tarefas é estocar gordura no corpo. E as pesquisas já comprovaram há algum tempo que o cortisol age muito mais intensamente em pessoas que dormem pouco.

Para se manter acordado durante a noite, nosso organismo passa por uma série de alterações. A explicação é simples: o corpo interpreta a vigília como se fosse uma ameaça — é o mesmo mecanismo desencadeado no homem primitivo quando tinha que enfrentar um perigo.

Mas os estudos foram um pouco além e outras duas substâncias entraram no jogo para explicar a conexão entre falta de sono e a balança. A ghrelina, hormônio sintetizado no estômago, é responsável por regular o gasto calórico — se usamos mais energia quando acordadas, ela aumenta e aciona o alarme da fome.

Além disso, se dormimos pouco, há uma queda da leptina, um neuromodulador produzido pelas células de gordura, que controla a saciedade. O resultado você pode imaginar: mais fome e menos saciedade. A pesquisa realizada pela Universidade de Chicago revelou que os participantes, ao passar apenas quatro horas dormindo, apresentaram níveis de ghrelina 27% mais altos e de leptina 18% mais baixos do que os outros voluntários que tiveram dez horas de sono.

Seu Sono é Sagrado
A recomendação geral é descansar de sete a oito horas por noite. Mas dormir menos que isso nem sempre implica um hábito pouco saudável, já que cada pessoa possui um biorritmo diferente. Dormir demais — entre 12 e 13 horas seguidas — também pode apontar algum distúrbio respiratório, como apnéia ou ronco, e, por isso, nem sempre deve ser encarado como atestado de saúde.

Ter um sono reparador, em que você adormece sem dificuldade e acorda bem disposta, sem aquela sensação de cansaço, é o termômetro para saber se está na medida certa. O problema é a privação voluntária de sono. Na sociedade moderna, dormir fica sempre para depois do programa de TV preferido, da vida noturna agitada, do trabalho extra levado para casa, do acordar mais cedo para evitar o trânsito carregado... assim como se alimentar direito e fazer exercício são fatores fundamentais para a saúde, dormir bem deve ser uma prioridade se você se preocupa em viver cada vez melhor.

Valeriana Para Quem Tem Insônia
Essa erva já era popularmente conhecida como poderosa arma contra a ansiedade. Recentemente, a valeriana ganhou um estudo científico próprio para saber se ajuda mesmo quem tem problema para dormir. O resultado não podia ter sido melhor: dois comprimidos de 50 miligramas tomados de 40 minutos a 1 hora antes de deitar produz um ligeiro efeito sedativo e ansiolítico (sim, a ansiedade é a campeã em deixar as mulheres acordadas durante a noite). Você encontra o medicamento já manipulado nas farmácias, mas, antes, é sempre bom consultar um médico.

ATENÇÃO
Procure seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste Blog possuem apenas caráter educativo.

NOVIDADES NO COMBATE AS RUGAS


Vamos combinar que ninguém gosta das marquinhas deixadas pelo tempo, principalmente, as rugas que insistem que fazer parte do rosto.Mas graças aos avanços da medicina podemos encontrar produtos que amenizem os efeitos do tempo e do envelhecimento.


Nos dias de hoje quando se falam em mudanças estéticas as pessoas logo pensam nas tradicionais cirurgias plásticas a exemplo da Lipoaspiração. Só que além das intervenções cirúrgicas tradicionais, existem algumas intervenções estéticas não cirúrgicas. Com isso, as atenções de homens e mulheres se voltam a técnicas menos invasivas que não necessitam operação e longos períodos de recuperação.


As intervenções mais procuradas são o Aplicação de Toxina Botulínica, mais conhecido como Botox e o Preenchimento de Ácido Hialurônico (uma das técnicas mais modernas no quesito combate as imperfeições dos sulcos faciais).


O botox, por exemplo, não é recomendado para pessoas acima de 60 anos, porque pode acabar destacando no rosto outros sinais de envelhecimento, a exemplo da bolsa nas pálpebras. Mas por outro lado o botox é bom para combater rugas e evitar o surgimento de novas. Quem se submeter ao botox tem que esperar uma média de 15 dias para ver o resultado final no rosto. O número de agulhadas a base de toxina varia conforme o local da aplicação, mas a recuperação em sim é rápida.

Já para as pessoas que desejam experimentar outro procedimento além do botox, a dica é o Preenchimento de Ácido Hialurônico, uma substância que é injetada em locais específicos do rosto. O preenchedor de ácido hialurônico devolve a substância à pele, tratando as rugas estáticas, recuperando o volume e os contornos faciais. O preenchimento é o melhor para corrigir as rugas mais profundas na face,além de ser o único que tem efeito sobre os sulcos em cima da boca, que é mais comumente conhecido como bigode chinês.


Diferente do Botox que demora uma média de 15 dias para a pessoa ver o resultado final, o resultado do Preenchimento aparece de imediato e se torna mais visível dois dias após a aplicação.


Procedimento - O procedimento do Ácido Hialurônico é rápido. Mas, é de fundamental importância o médico aplicar a anestesia antes de inserir as injeções em volta dos lábios. Após a anestesia, o cirurgião começa a aplicar a injeção com o ácido em pontos estratégicos, como: por baixo das rugas (chamadas de códigos de barra nessa região), no contorno dos lábios, na parte vermelha (superior e inferior) e até por dentro da boca para projetar o lábio superior para a frente. Já para as pacientes que pretendem deixar o biquinho mais evidente, injeta-se o ácido hialurônico nos risquinhos que vão do nariz à boca.


Para quem se interessa em fazer o tratamento é bom ver na agenda se não tem nenhum evento importante marcado na semana, porque apesar da recuperação ser rápida, podem surgir hematomas.








Serviço:

UNIPLAST – Unidade de Cirurgia Plástica e Medicina Estética

Dra.Tatiana Caloi

Rua Manoel de Carvalho, 142

Aflitos – Recife – PE

Fone: (81) 3243-5007