segunda-feira, 24 de novembro de 2008

SAÚDE

SAÚDE BUCAL

O QUE É SAÚDE BUCAL?
Saúde bucal representa uma porção indivisível da saúde geral. Ter saúde bucal não significa apenas possuir dentes perfeitos e gengivas saudáveis, mas indivíduos saudáveis com bocas saudáveis.

A boca é um meio pelo qual nos comunicamos e expressamos nossos melhores (e piores) sentimentos. Ter saúde bucal é poder sorrir quando estamos felizes, é não trincar os dentes quando estamos nervosos, é não deixar de escová-los quando estamos tristes, ansiosos ou deprimidos.

A saúde do indivíduo reflete o ambiente em que ele vive, o nível de informação que possui, o acesso a tratamento e a educação para prevenir e auto promover a sua saúde.

O QUE É TER UMA BOCA SAUDÁVEL?
Boca saudável é aquela sem doença como a cárie e a doença periodontal, sem feridas ou manchas, sem mau hálito, e que proporcione boa mastigação, deglutição e comunicação, além de ser esteticamente agradável.

É importante reconhecer a interligação entre os diversos sistemas do corpo, desta forma dentes sem cárie e gengivas saudáveis fazem com que você tenha uma boa mastigação, a boa mastigação proporciona uma boa digestão e, portanto, uma boa absorção de nutrientes, e assim por diante.
A estética tão cultuada também é importante. É muito legal poder sorrir sem traumas, porém não adianta ter dentes fortes com a gengiva sangrando. O importante é o equilíbrio dos componentes da cavidae bucal.

O QUE EU POSSO FAZER PARA TER SAÚDE BUCAL?
Ter saúde bucal é, antes de tudo, um desejo e preocupação individual, ou seja, você precisa querer ser colaborador(a) eficaz na promoção de sua saúde bucal.





















O QUE É CÁRIE DENTÁRIA?
A cárie dentária é uma doença infecciosa e transmissível, causada por bactérias. Os microrganismos cariogênicos, em ambiente favorável, formam colônias que aderem ao dente constituindo a chamada placa bacteriana dental e acabam por promover uma desmineralização do esmalte dentário. Se este processo não for interrompido, a cárie se desenvolve, formando uma cavidade.

QUAIS MEDIDAS DEVEM SER ADOTADAS PARA A MANUTENÇÃO DA SAÚDE BUCAL?
Para que doenças se estabeleçam na cavidade bucal, é necessário que haja um quebra do equilíbrio, seja por baixa de fluxo salivar, seja por consumo de alimentos (qualidade, quantidade e freqüência) ou por falta de uma higienização adequada, que influenciam de forma direta a quantidade e a qualidade da microbiota bucal.
Algumas medidas podem ser adotadas para a manutenção do equilíbrio bucal, entre elas cita-se:

1. A ingestão de 8 copos de 300 ml de água por dia, importante para a manutenção do fluxo salivar, que tem função de limpeza fisiológica da boca e, através de sua capacidade tampão, do equilíbrio do ph bucal;

2. Evitar alimentar-se entre as refeições, pois geralmente estes "beliscos" não são seguidos de uma higienização adequada, além de dificultarem o reestabelecimento de um ph satisfatório na cavidade bucal, o tempo de permanência do alimento na boca e a quantidade de vezes que ele é ingerido são fundamentais para o aparecimento da cárie;

3. A qualidade dos alimentos é muito importante, quanto mais pegajoso for o alimento, maior é o tempo de permanência dele na cavidade bucal e, portanto, maior o seu potencial cariogênico (biscoito recheado, bala caramelo, etc.). Deve-se atentar, também, para alimentos que possuam açúcar oculto, como é o caso do ketchup. Os alimentos mais fibrosos promovem um estímulo maior das glandulas salivares, atuando de forma positiva na intensidade de seu fluxo;

4. A higienização bucal deve ser feita de forma adequada, usando a escova dental compatível com a sua boca, creme dental fluoretado não muito abrasivo, fio dental e limpador de lingua. Os enxaguatórios bucais só devem ser usados em casos específicos por conterem , em sua maioria, álcool em sua composição, o que promove uma maior descamação de células epiteliais na cavidade bucal propiciando a halitose;

Serviço:
Dr. Geovane Tenório - Cirurgião Dentista
Contato: (81) 3268.4416
www.geovanetenorio.com.br

ATENÇÃO
Procure seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste Blog possuem apenas caráter educativo.

ROTEIRO

ITAPISSUMA

O município de Itapissuma dista 45 km do Recife, possui uma área de 74km2 que abriga uma população de 20 mil habitantes. É cercado por rios, mar e manguezais, e assim, é reconhecido como um dos principais pólos náuticos do Nordeste. Às margens do Canal de Santa Cruz é possível ver toda beleza que reserva a cidade.

Em um passeio de barco por seu percurso de 22 Km, é possível avistar a Ilha de Itamaracá e Barra de Catuama. A pesca artesanal é uma das principais atividades da população, o que barateia os pratos de frutos do mar nos restaurantes e bares de Itapissuma, lá se pode degustar a famosa caldeirada de Dona Irene. Em janeiro, é possível apreciar a tradicional Buscada de São Gonçalo do Amarante, existente desde o século XIX.