sexta-feira, 15 de agosto de 2008

SEXO E SAÚDE

VIRGINDADE

Vamos pensar um pouco sobre a virgindade. Embora este tema pareça ultrapassado, muitos jovens se sentem pressionados, uns porque são virgens, outros porque não são. Existe muita pressão dos amigos e até de familiares para que deixem de ser virgens, independente das incertezas que sentem.Começar a transar não é uma decisão fácil, deve-se pensar em um monte de coisas. É o começo de uma nova etapa de vida.

Sexo é muito gostoso, faz parte da vida, traz novas descobertas sobre nós mesmos, sobre o outro, aumenta a intimidade e a cumplicidade entre o casal. Mas, é um momento que também traz outros questionamentos que precisam ser avaliados antes de tomarmos nossa decisão. Será que estou preparada/o? Será que dói? Como fazer pra não pegar AIDS? Para não "pintar" gravidez? Será que é esta a pessoa certa? O que meus amigos vão pensar? E se os meus pais descobrirem?

O que é ser virgem?
Esta pergunta parece fácil, mas é muito difícil de ser respondida, mexe com nossos valores, com nossa maneira de pensar e agir com os outros e com nós mesmos.Virgem é um termo freqüentemente usado para se referir a uma pessoa do sexo feminino que nunca teve uma relação sexual com penetração vaginal. E que, portanto, possui intacto seu hímen. Mas, e as garotas que já fizeram sexo oral, anal ou outro tipo de relação e que possuem intactos seus himens? O que você acha, são virgens?Vamos relembrar um pouquinho.

A origem deste termo é religiosa e foi criado com o objetivo de inibir a atividade sexual da mulher, garantindo no casamento a legitimidade dos filhos. Pregou-se que a mulher que se mantivesse virgem até o casamento e depois se mantivesse fiel ao marido era digna e honrada. Essa norma social era importante pois garantia que somente os filhos legítimos do homem seriam herdeiros dos bens do casal. Naquela época os casamentos eram arranjados e muitas vezes o mais forte era o interesse econômico, não o amor.

A virgindade também reforça o estado de desigualdade das mulheres em nossa cultura, onde se estabelece que o homem pode e deve ser experiente no sexo enquanto a mulher deve se manter “pura” e pouco experiente. Você acha que isto ainda acontece nos dias de hoje? Qual é a importância para você se uma pessoa é virgem ou não?

A virgindade é perdida na primeira relação?
Se estivermos falando do rompimento do hímen, às vezes sim, às vezes não. Existem vários tipos de hímen, um deles, chamado complacente, tem uma membrana mais resistente e flexível que não rompe na primeira relação.Deixar de ser virgem não tem a ver somente com romper o hímen, mas é encarar uma experiência nova, abrir novas possibilidades, viver novos prazeres e novos riscos também. O importante nesta hora é estar segura/o sobre a opção de iniciar uma vida sexualmente ativa.

Dói e sangra perder a virgindade?
Vai depender do tipo de hímen e das condições em que acontecer a relação. O hímen normalmente é uma membrana fina, perfurada, por onde passa a menstruação. É pouco vascularizado e biologicamente não tem função, a sociedade é que inventa mil coisas. Porém, se o rompimento se der exatamente no local onde passa um vaso sangüíneo, poderá sangrar um pouco.É importante que tanto o homem quanto a mulher saibam que a primeira relação não precisa doer ou sangrar.

Durante o ato sexual, a vagina relaxa e aumenta para receber o pênis e quanto mais excitada a mulher estiver, mais lubrificada a vagina vai ficar. Muitas vezes, a tensão do momento e o lugar onde se está não ajudam a relaxar e o “clima” impede que a mulher se prepare para a penetração. Carinho, sentir que é a hora certa, estar com vontade e confiar no parceiro ajudam muito a não doer.Como foi a sua primeira vez? Ou como você gostaria que fosse? Essas perguntas também são para os homens!

É possível engravidar na primeira relação?
Sim, se você estiver no período fértil é provável que engravide. Tanto faz se é a primeira ou a vigésima vez: esperma + óvulo = gravidez. E lembre-se do vírus da AIDS (HIV)! Qualquer pessoa pode ter o vírus, inclusive alguém que amamos. Portanto, não esqueça a camisinha, que evita gravidez indesejada, DST e HIV. Fique ligado!

As garotas ainda valorizam a virgindade?
Não somente elas, mas muitos garotos e pessoas adultas. Como vimos, a idéia da virgindade surgiu há muito tempo atrás e está associada a valores religiosos e questões econômicas. Nossa cultura já mudou muito de lá para cá, mas ainda carregamos muitas dúvidas, medos, inseguranças, contradições que são naturais, dos quais não precisamos ter vergonha. É comum encontrar garotos que querem transar, mas que desejam casar com uma menina virgem ou pouco experiente.

O importante é que cada um saiba o porquê, como e com quem quer ter sua primeira relação sexual. Que os dois possam conversar respeitando os sentimentos e inseguranças do outro. Que este momento seja de cada um e a decisão não seja tomada sob pressão, por medo de perder ou não agradar o/a namorado/a.Virgindade nada diz sobre o caráter de uma pessoa, sobre sua honra ou dignidade.

Por que os homens não podem ser virgens?
Quem diz que não podem? A turma? Os familiares que cobram uma namorada?Assim como a sociedade exige a virgindade das garotas; dos meninos, ela exige exatamente o contrário. Isto é, têm que transar para provar que são homens, que são “machos”. Essa pressão só atrapalha, pois é preciso respeitar o desejo e o momento de cada um. Muitos garotos que ainda são virgens dizem querer esperar a hora certa, querem transar com quem gostam e os atraem. Querem decidir sobre este momento sem pressão. E isso é o que importa! O que você acha?

Mulher virgem pode engravidar?
Pode!!! Você conhece a história de “ejacular nas coxas”. Os espermatozóides possuem a capacidade de nadar em meio líquido se deslocando para o interior da vagina. Existem muitos casos de garotas virgens grávidas porque os rapazes ejacularam perto da entrada da vagina.

Existe alguma operação para voltar a ser virgem?
Se o problema da virgindade se resume ao hímen, existe uma cirurgia para restaurá-lo. Porém, o acesso a este serviço é quase impossível no setor público, e no setor privado os custos são muito altos. Mas, será que virgindade é só isto, um hímen? Sabemos que a virgindade não é só isto. Seu significado é muito mais amplo! A virgindade para cada um de nós tem um valor, quer dizer alguma coisa.

Isto vai depender de tudo que aprendemos, das experiências que tivemos, dos nossos desejos e do que esperamos para nossas vidas. Muitas vezes sofremos influência daquilo que a sociedade acredita que é certo ser ou fazer. Então lhe perguntamos: Será que ter um hímen inteiro é tão importante? O que ele pode mudar na sua vida ou na vida da pessoa que você ama? Será que você não está se deixando levar por valores antigos onde, muitas vezes, o que importa são as aparências e não os sentimentos? Pense nisto!

Serviço:
BEMFAM
Est. do Encanamento, 807 - Casa Forte, Recife - PE
CEP 52070-000
Contato: (81) 3269-9457
E-mail: bemfampe@bemfam.org.br