quinta-feira, 29 de maio de 2008

SOLIDARIEDADE

Bem Viver o Bem

Em 1978, aos 28 anos de idade, Maria Helena Clemente dos Anjos começou a sentir fortes dores e inchaço na perna direita. Fez todos os exames e recebeu um diagnóstico não muito preciso de um possível câncer linfático. Procurou se tratar no Rio de Janeiro e depois em São Paulo, onde, mesmo após um ano e meio de idas e vindas dos consultórios e hospitais, não ouviu conclusão definitiva a respeito da doença que lhe afligia, tendo os médicos a desenganado. "Eles me condenaram a uma vida de invalidez e inércia total", recorda Helena, que, de volta ao Recife, pensou até em suicídio.

Superada essa fase, Helena dos Anjos resolveu transformar o próprio sofrimento em dedicação aos doentes e necessitados, aderindo ao trabalho voluntário. "Deus me tocou para que eu sentisse vontade de viver e realizasse a minha missão. Passei a ser útil e preenchi o vazio que sentia", conta. Inicialmente, Helena trabalhou cuidando de crianças no Pronto Socorro do Arruda. Nessa época, também fazia campanha de arrecadação de alimentos no comércio do bairro para distribuir com as mães que acompanhavam os filhos. Numa outra ocasião, na Santa Casa de Misericórdia, viu um paciente desmaiar de fome. "Assisti a várias cenas de miséria e desespero nessas passagens pelos hospitais", lembra.

A partir de então, Helena se motivou a tomar uma iniciativa mais concreta em favor dessas pessoas. Mesmo contra a opinião da família, passou a hospedá-las em sua própria casa, fundando, já em 1994, a Pousada Interiorana Cristã, hoje chamada de Pousada e Abrigo Filhos de Deus. Abrigo para os doentes pobres que vêm do interior em busca de tratamento e não têm onde ficar, a pousada é o fruto do exercício de fé, abnegação, esperança e solidariedade de sua fundadora, cuja história de vida merece, no mínimo, admiração.

Na pousada, os hóspedes têm cinco refeições diárias garantidas (café da manhã, almoço, jantar e dois lanches), além de atividades como leitura do Evangelho, cultos cristãos e festas nas datas comemorativas. De acordo com D. Helena, quando a casa está farta, os doentes ainda ganham uma cesta básica na volta para suas cidades.

A satisfação pelo sentimento do dever cumprido Helena expressa dizendo: "Essa é a família que recebi de presente, o meu mundo". Quanto às pessoas interessadas em contribuir: "a ajuda material apenas não é o bastante. O fundamental é um gesto de carinho e uma palavra amiga". (M.D.)

A Pousada e Abrido Filhos de Deus aceita todo tipo de doação
Pousada e Abrigo Filhos de Deus
End. Rua Rocha Pita 94 e 108, Santo Amaro, Recife, Fone 3221.9801
Responsável: Maria Helena Clemente dos Anjos