terça-feira, 6 de maio de 2008

BEM VIVER O BEM

Conheça o IMIP

Fundado em 1960 por um grupo de médicos, liderados pelo Professor Fernando Figueira, seu mentor, o Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira - IMIP é uma entidade de natureza pública, não estadual, sem fins lucrativos, que atua nas áreas de assistência médico-social, ensino, pesquisa e extensão comunitária. Voltado para o atendimento da população carente pernambucana, o Complexo Hospitalar do IMIP é reconhecido como uma das estruturas hospitalares mais importantes do País, sendo centro de referência assistencial em diversas especialidades médicas. Com 714 leitos, o IMIP realiza mais de 600 mil atendimentos anuais em seus serviços.

Centro de referência em diversas especialidades na área de saúde, o IMIP é credenciado pelo Ministério da Saúde como Centro Nacional de Referência para Programas de Assistência Integral à Saúde da Mulher e da Criança, Centro Colaborador em Monitoramento e Avaliação da Atenção Básica e como Centro Colaborador para Qualidade da Gestão e Assistência Hospitalar, sendo a única instituição em Pernambuco a fazer parte da Rede GeAH, rede colaborativa para Desenvolvimento de Tecnologia e Educação Permanente em Gestão e Assistência Hospitalar, iniciativa apoiada pelo Ministério da Saúde em parceria com a OPAS.

O IMIP, também, é certificado como Hospital Colaborador da Rede Sentinela, integrando a Rede Nacional de Monitoramento da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde - GIPEA/ANVISA, sendo o único Centro de Pesquisa Clínica do Ministério da Ciência e Tecnologia credenciado em Pernambuco. O IMIP é ainda certificado como Hospital de Ensino, conjuntamente pelo Ministério da Educação e Ministério da Saúde. Foi o primeiro hospital do Brasil a receber o título de “Hospital Amigo da Criança”, concedido pela Organização Mundial de Saúde/UNICEF/Ministério da Saúde.

Atua em quatro áreas: Assistência Médico-Social de alta e média complexidade; Ensino, no campo da saúde, em graduação (alunos da Escola Pernambucana de Saúde – FBV/IMIP, das Universidades Federal de Pernambuco – UFPE, Fundação Universidade de Pernambuco – FESP/UPE, Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, Fundação de Ensino Superior de Olinda – FUNESO) e pós-graduação (Doutorado e Mestrado Materno Infantil, Residências Médicas, de Enfermagem, Nutrição, Saúde da Família e Psicologia, estágios e cursos de especialização); Pesquisa, através de sua Diretoria de Pesquisa que tem como finalidade, estimular, coordenar, orientar, intercambiar e propiciar apoio ético, científico, material e financeiro às atividades de investigação científica nos campos da medicina, nutrição, biologia e ciências sociais e humanas, assim como promover publicação materno-infantil, semestral, de revista científica indexada; e Extensão Comunitária, através da coordenação de 12 unidades físicas de saúde, 19 equipes do Programa de Saúde da Família - PSF, em oito comunidades de baixa renda (favelas), localizadas na periferia da cidade de Recife, beneficiando cerca de 70.000 habitantes.

Referência na implantação de serviços, o IMIP executa pesquisas e treinamento técnico em recursos humanos da área de saúde para organismos nacionais e internacionais, governamentais e não governamentais.

O Complexo Hospitalar do IMIP é um conjunto de dez prédios, incluindo o Hospital Pedro II, distribuídos numa área de 53 mil metros quadrados que deve oferecer ao SUS mais consultórios especializados para crianças, mulheres e homens, com centro de diagnóstico e medicina intervencionista próprios, hospital-dia, emergências e salas para realização de diferentes terapias. Todo o conjunto só deve funcionar plenamente no primeiro trimestre de 2010, quando estará concluída a reforma do centenário Hospital Pedro II, no cinqüentenário do IMIP.

O IMIP lançou oficialmente para a comunidade médica pernambucana e nordestina o Projeto de Restauro e Modernização do Hospital Pedro II em março de 2007, antigo anseio de toda categoria médica de Pernambuco. Não se trata apenas de um resgate da arquitetura original do prédio, mas um compromisso de reativar um patrimônio que por mais de um século prestou assistência à comunidade pernambucana, formando também milhares de profissionais de saúde que constituíram o berço dos grandes nomes da medicina deste Estado e da região no século XX.

O atendimento pelo Sistema Único de Saúde - SUS será ampliado com a criação de novos serviços como na Unidade Geral de Transplante, Fisioterapia Motora, Radioterapia e Hemodiálise de Adulto, além da implantação do Centro de Convenções Médico, da Escola Politécnica de Saúde, dos Laboratórios de Habilidades Clínicas e da Casa do Residente. No serviço de radioterapia (que contará com equipamentos de última geração) serão realizados cerca de sete mil procedimentos por mês; no de hemodiálise (onde serão instaladas 20 máquinas de propulsão) serão atendidos 120 pacientes por mês.

A Unidade Geral de Transplantes (onde serão realizados transplantes de córnea, rim, fígado, coração, pâncreas e pulmão) fará cerca de 350 transplantes por ano. Para tanto contará com uma ampla infra-estrutura exclusiva para este setor: bloco cirúrgico, UTI pós-transplante, ambulatório pré e pós-transplante, hospital-dia, e enfermarias. No local, haverá ainda um setor específico, que promoverá campanhas de conscientização e promoção da doação de órgãos, além de uma área específica para captação de órgãos. Com a reforma do prédio, o Complexo Hospitalar do IMIP passa a ser o maior do Norte-Nordeste, com 820 leitos, todos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para sua manutenção, o IMIP recebe recursos financeiros da prestação de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), de convênios e intercâmbios técnico-científicos com entidades nacionais e internacionais e de doações captadas pela Fundação Alice Figueira de Apoio ao IMIP.

Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira - IMIP
Rua dos Coelhos, 300 Boa Vista Recife-PE Brasil CEP 50070-550
Tel. (81) 2122.4100 Fax: (81) 2122.4703 E-mail: imip@imip.org.br
Caixa Postal 1393