terça-feira, 24 de novembro de 2009

FIQUE DE OLHOS ABERTOS NO VERÃO


Com a chegada do Verão e as férias, as pessoas ficam em contato com excessiva claridade, sol, cloro, ar condicionado e areia, agentes irritantes dos olhos e que podem causar problemas de visão.

Cuidados necessários

Alguns cuidados são necessários com os olhos nesse período de verão e férias. Pode parecer bobagem, mas até o sol pode trazer problemas. O médico oftalmologista do Instituto Penido Burnier Rodrigo Abreu, esclarece que a excessiva claridade pode provocar reações como a Ceratite Actínica, onde a córnea fica machucada, provocando nos olhos a sensação de desconforto, como se tivesse um visco, porém sem secreção, além de provocar vermelhidão.

Em casos mais graves, quando a pessoa recebe diretamente nos olhos os reflexos de um espelho usado por outra pessoa, ou olha diretamente para o sol sem proteção, os raios ultravioletas podem provocar queimaduras na retina, ocasionando permanentemente a diminuição da visão ou mesmo a cegueira.

Uma das formas de diminuir a sensação de desconforto, segundo Rodrigo, é usar sempre óculos escuros quando houver excesso de claridade, colírio de lágrima artificial e colírio de nitrato de prata, que são adstringentes e trazem bem estar e saúde aos olhos.

Outra recomendação do oftalmologista é que todos devem usar filtro solar ao redor dos olhos e quando a noite chegar, usar sabonete neutro para retirar o produto. Ele explica que é importante retirar o produto à noite, uma vez que o filtro ficando permanentemente na pele pode favorecer as conjuntivites.

Alerta

O oftalmologista alerta que estando na areia da praia, deve-se evitar ficar em local frequentado por cães filhotes, porque eles transmitem pelas fezes a Toxocaríase. Essa doença afeta os olhos das pessoas com infecção na retina, afetando a mácula, responsável pela visão central. A pessoa afetada fica com apenas 10% de visão, sem possibilidade de melhora. O médico esclarece que somente os cães filhotes transmitem essa doença.

Kit básico para verão

A recomendação do especialista é que ao sair de férias no verão, todas as pessoas devem ter uma pomada hidratante oftálmica ou usar um creme hidratante que não contenha álcool.Óculos de sol, com comprovada eficácia na filtragem dos raios ultravioletas, sabonete neutro, protetor solar, creme hidratante para a noite, colírio de lágrima artificial e colírio de nitrato de prata são alguns itens importantes para se levar na bagagem de férias.