terça-feira, 6 de novembro de 2007

Saúde

A cura através dos alimentos

Hoje os alimentos funcionais têm assumido cada vez mais o papel de remédios, principalmente na prevenção de doenças crônicas.

O princípio "Deixe o alimento ser teu remédio e o remédio ser teu alimento", exposto por Hipócrates, há aproximadamente 2.500 anos, está mais atual do que nunca. Ocorre, hoje, uma explosão do interesse dos consumidores sobre o papel de alimentos específicos ou funcionais na melhoria da saúde. De uma forma geral, todos os alimentos são funcionais, por proporcionarem sabor, aroma ou valor nutritivo. Porém, há alguns anos, o termo funcional vem recebendo uma conotação diferente - a de proporcionar um benefício fisiológico adicional além daquele de satisfazer as necessidades nutricionais básicas.

Os cientistas e profissionais de saúde têm discutido por muitos anos o potencial protetor da saúde relacionado a alimentos e nutrientes. Apesar de alguns mecanismos ainda não estarem esclarecidos, é recomendada a ingestão de alimentos ricos em fibras, pobre em gorduras, com predominância de frutas e vegetais, para diminuir os riscos de doenças crônicas como artrite, câncer, osteoporose e cardiopatias.

Vegetais como alho, cebola e cebolinha, por exemplo, contêm sufidos que podem estimular enzimas que inibem o crescimento bacteriano. Os compostos encontrados nos grãos de soja e ervilha podem diminuir o risco de tumores malignos relacionados a hormônios, como o câncer de mama, de ovário e de próstata, além de proteger contra osteoporose. Além disso, as isoflavonas contidas na soja são convertidas no intestino em fitoestrógenos que podem reduzir o tipo de colesterol que causa infartos, o LDL. Pesquisas recentes mostram que dietas ricas em soja ajudam a reduzir os níveis de colesterol prejudicial (LDL) no sangue de 12% a 15%. Selecionado pela revista Eating Well como o Vegetal do Ano, em 1997, o tomate vem recebendo atenção significativa nos últimos anos por causa do interesse no licopeno, carotenóide que influencia na redução do risco de câncer.

E os benefícios dos alimentos não páram aqui. Estudos epidemiológicos têm demonstrado que as frutas cítricas possuem um efeito protetor contra uma variedade de cânceres humanos. Ainda que laranjas, limas e limões sejam uma das principais fontes de vitamina C e fibras, há sugestão científica de que outro componente seja responsável pela atividade anticâncer.

Dicas práticas para incluir alimentos funcionais na alimentação diária: usar azeite de oliva para temperar as saladas; consumir peixes pelo menos duas vezes por semana; fazer saladas com tomate, brócolis, cebola e repolho; consumir frutas cítricas consumir diariamente maçã, pêra e outras frutas com casca para obter as fibras solúveis; usar polpa de tomate em molhos para panquecas, macarrões, carnes... beber chá verde duas horas após as refeições; dar preferência aos alimentos integrais.
Matéria doada pela Comunicativa Assessoria