quinta-feira, 2 de outubro de 2008

BEM VIVER NA ESTRADA

NATAL - RN

Capital do Rio Grande do Norte, Natal foi fundada na longínqua data de 25 de dezembro de 1599 e é uma das cidades mais antigas do país. A diversidade natural da "Cidade do Sol", como é conhecida no Nordeste, lhe garante centenas de milhares de turistas por ano.

Natal apresenta dunas, colinas, lagoas e um imenso cordão de arrecifes. Conta ainda com vida noturna movimentada, cozinha regional a base de frutos do mar e inúmeras festas populares. A cidade também é reconhecida como a que apresenta o maior número de dias de sol por ano no país.

O nome do município vem do latim natale e, segundo escritores, seu nome pode ser explicado por duas versões: a primeira refere-se ao dia em que a esquadra penetrou na barra do Rio Pontegui; a segunda tem ligação direta com a data da demarcação do sítio primitivo da cidade, realizada por Jerônimo de Albuquerque no dia 25 de dezembro de 1599 (Dia de Natal).

É dotada de muitas belezas naturais e muitas praias atraindo por volta de dois milhões de turistas ao ano (o que a torna a quinta cidade brasileira mais visitada pelos turistas e a cidade mais visitada por portugueses), que procuram, por exemplo, as praias de Ponta Negra e Genipabu, além do Carnatal, que é a uma das maiores micaretas (bloco de rua) do Brasil.

Genipabu
Localizada a 23 quilômetros de Natal, chega-se à Praia de Genipabu atravessando o rio Potengi pela ponte do Igapo ou por balsa. Em Genipabu são encontradas diversas e lindas dunas claras, com até 50 metros de altura. Além do bugue, os visitantes podem passear em jegues ou ultraleves.

O Programa Bem Viver está exibindo durante sua programação (de segunda à sexta, das 13:30 às 14:00, na TV Clube) todas as aventuras da Visita de Gardênia Cavalcanti à Capital do Rio Grande do norte. Não deixe de assistir!