terça-feira, 7 de dezembro de 2010

TPM - Tensão Pré-Menstrual


Meninas, falem sério, tem dias piores aqueles que antecedem a mesntruação? NÂOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO! rsrsrs. È assim mesmo, nossa paciência zero, vontade zero, e a única que temos é de nos distanciarmos de tudo e todos. Conversando com o meu ginecolgista o dr: Petrus Câmera, ele me disse o seguinte: temos que lembrar o dia certo da menstruação e aprendermos mapear, para não transformar nossa vida em um inferno! é , isso mesmo. Abaixo , algumas dicas e explicações, e um teste para você saber se é uma vítima da tpm, e em que grau?

A TPM ou Tensão Pré-Menstrual é uma desordem hormonal e nutricional pré-menstrual, cientificamente comprovada, que acontece todo mês após a ovulação e cessa com a chegada do fluxo menstrual. Ela é tão comum que está presente em aproximadamente 75% das mulheres.Alguém mais desavisado poderia até pensar que essa síndrome é mais um modismo dos tempos atuais, mas esse distúrbio é descrito desde 460 a.C. e modernamente, as primeiras descrições do problema sob essa denominação aparecem em 1931.

Porém nunca se falou tanto sobre este assunto como agora. Apesar de ser simples, pode transformar o período que antecede a menstruação num verdadeiro “inferno”, trazendo sérias repercussões no relacionamento afetivo interpessoal (cônjuge, filhos, amigos, vizinhos, chefes e colegas de trabalho). Essas interferências severas de humor podem ser relacionadas com as taxas de suicídios, faltas no trabalho e na escola, e em casos isolados, crimes envolvendo mulheres.

Sensações
As mulheres sabem muito bem o que esta sigla pode significar.Você acha que os maridos, namorados e amigos deveriam ser mais compreensivos, especialmente nesses dias?Basta passar um dia mais nervoso e ficar mais apreensiva com os outros, que os familiares e colegas já soltam aquela velha piadinha: "Você está naqueles dias, né?".Essa frase deixa você ainda mais furiosa e o importante nessas horas é respirar fundo e começar a reparar, pois você pode realmente estar sofrendo de tensão pré-menstrual.

Quais são os sintomas?
Os sintomas da TPM são especialmente individuais, isto é, podem variar muito de mulher para mulher. Os mais comuns são divididos em emocionais e físicos.
» Sintomas emocionais: afetam principalmente o psicológico do paciente – ansiedade, agressividade, irritabilidade, tensão nervosa, aumento de apetite, choro fácil, depressão e desânimo.

» Sintomas físicos: ligados principalmente às dores – de cabeça e mamárias, problemas de pele, retenção hídrica, ganho de peso.


Quais são os tipos de TPM?

É importante saber que os sintomas podem manifestar-se isoladamente ou em combinação variável: Os quatro tipos comuns de TPM são:
» TPM do Tipo A – O sintoma principal é a ansiedade. Porém, podem aparecer a agressividade, irritabilidade, tensão nervosa e aquela sensação de estar “no limite”.

» TPM do Tipo H – prepondera à retenção hídrica. Neste tipo, são comuns alterações físicas, como o inchaço, volume no abdômen, dores mamárias e ganho de peso.
» TPM do Tipo C – a cefaléia (dor de cabeça) destaca-se entre os demais sintomas. Pode também, apresentar a fadiga e o aumento de apetite (principalmente os doces).

» TPM do Tipo D – a depressão é o principal sintoma. Está associada à insônia, ao choro fácil, ao desânimo e ao esquecimento.

A paciente deve apresentar por 2 ou 3 ciclos menstruais 5 ou mais sintomas da lista abaixo na última semana do ciclo, devendo tais sintomas estar ausentes após a menstruação:
1. Marcante humor depressivo, sentimentos de desesperança ou autodepreciativos
2. Marcante ansiedade e tensão
3. Marcante labilidade afetiva
4. Irritabilidade e/ou agressividade marcantes ou dificuldades de relacionamento pessoal
5. Diminuição do interesse para atividades usuais
6. Dificuldades de pensamento, memória e concentração
7. Cansaço, fadiga e perda de energia
8. Alterações do apetite e/ou da aceitação de determinados alimentos
9. Alterações do sono (insônia ou hipersônia)
10. Sensação subjetiva de opressão ou perder o controle
11. Outros sintomas físicos tais como turgência nos seios, cefaléia, dor muscular, inchaço, ganho de peso.
12. O distúrbio deve interferir marcantemente com a ocupação, atividades sociais e de relacionamento.
Como tratar a TPM?
Sem dúvida, o primeiro passo é procurar um médico. A TPM é uma síndrome, e portanto, não existe um tratamento específico, já que os sintomas são variáveis – “Durante muitos anos eram recomendados o uso de analgésicos, contraceptivos e outros medicamentos hormonais, que não satisfazem todas as expectativas de melhorias clínicas, além de acarretarem diversos efeitos colaterais.” – comenta o Dr. Alonso. “Hoje, um dos produtos que apresenta melhores resultados para este problema, é o óleo da borragem (Borago officinalis), originado das sementes desta planta. Este óleo contém um ácido graxo essencial GLA (Ácido gamalinolênico) que o organismo não é capaz de produzir.” complementa o Doutor.Atualmente, a conscientização de fatores que podem interferir direta ou indiretamente nos sintomas da TPM, faz com que hajam alternativas eficazes para prevenir este problema; afinal, a prevenção é o melhor remédio.
» Medicamentos fitoterápicos: o ácido gamalinolênico, substância encontrada no óleo da semente da Borragem (borago officinalis), oferece grande ajuda neste processo. O GLA pode ser indicado para todos os sintomas da TPM. Além disso, ele age diretamente na causa do problema, ao invés de tratar as conseqüências, como a maioria dos medicamentos existentes no mercado.
» Vitaminas: a vitamina A e B6 (peixe, frango, fígado, ovos, cereais integrais, soja, amendoim, nozes, banana, etc) quando introduzidas na alimentação, podem ajudar no processo.
» Dieta: É aconselhado diminuir a ingestão de gorduras, sal, açúcar, álcool e cafeína. Uma dieta rica em proteínas e vitaminas, e alimentos com boas fontes de cálcio (leite e iogurte) e magnésio (espinafre) também podem ajudar no tratamento; evite o fumo. Um tipo especial de gordura é extremamente útil - o ácido cislinolênico - encontrado em alguns óleos, especialmente o de girassol. As verduras, legumes, cereais e leguminosas, especialmente os integrais, fornecem grande parte dos elementos nutricionais que propiciam o adequado equilíbrio entre hormônios femininos.
» Atividades físicas: o programa de exercícios aeróbicos é considerado um excelente tratamento, pois proporciona modulação hormonal além de estimular a produção de endorfinas (substâncias responsáveis pela sensação de bem estar).
» Anticoncepcionais: a TPM está ligada à ovulação, por isso alguns médicos indicam o uso da pílula anticoncepcional que suspende a ovulação. Essa medida merece uma boa avaliação.
» Antidepressivos: nos casos mais graves pode ser indicada uma medicação mais específica. Essa medicação é indicada somente em quando a paciente apresenta graves alterações de comportamento. Porém, essas drogas tratam das conseqüências geradas pela TPM, além dos inúmeros efeitos colaterais.
» Hormônios: os implantes de hormônio são uma novidade nesta área. Eles funcionam como contraceptivos e podem ser indicados. Tem uma substância com atividade progestogênica. Esse implante promove a liberação da substância hormonal de forma contínua, podendo ser retirado a qualquer momento, caso a paciente deseje retirá-lo ou apresente inconvenientes durante o uso. A desvantagem da reposição hormonal é o custo alto. Esse tratamento é novo, assim não se sabem os efeitos colaterais a longo prazo.
» Terapias alternativas: a acupuntura, a aromaterapia, a homeopatia e as massagens também têm sido propostas para aliviar os sintomas físicos e psicológicos da síndrome pré-menstrual.
Conclusão: a TPM não é uma doença e o mais importante é que ela pode ser tratada naturalmente. O caminho mais aconselhado é procurar um médico. E para os homens de plantão, um aviso: entenda as mulheres, pelo menos nesses dias especiais.


Faça o teste
http://mdemulher.abril.com.br/saude/testes/saude-mulher/qual-grau-sua-tpm-575816.shtml