terça-feira, 22 de abril de 2008

BEM VIVER O BEM

Doutores da Alegria nos Hospitais

Nesta terça (22/04) o Programa exibe mais uma edição do quadro "Bem Viver o Bem". Desta vez, a apresentadora Gardênia Cavalcanti fez uma visita a um hospital do Recife e acompanhou o trabalho dos "Doutores da Alegria", desde a chegada dos atores até a saída do hospital. Numa mistura de humor e muita emoção, o Bem Viver abre mais um espaço para mostrar que, apesar de tudo o que acontece no mundo, a ESPERANÇA e a LUTA PELA VIDA andam juntas e nunca devem acabar.

Sobre os Doutores da Alegria:

Os besteirologistas, como são irreverentemente apresentados os doutores da alegria, em duplas, visitam crianças hospitalizadas, leito a leito, duas vezes por semana, durante aproximadamente seis horas por dia, inclusive nas unidades de terapia intensiva e de procedimentos ambulatoriais. A cada seis meses os artistas se revezam entre os hospitais.

Características do trabalho:
Regularidade - a mesma dupla de artistas comparece a um mesmo hospital durante seis meses, criando laços e cumplicidade com pacientes, seus parentes e profissionais de saúde.

Cooperação com os profissionais de saúde - parte do trabalho é desenvolver um relacionamento cooperativo com os diferentes grupos profissionais da instituição visitada.

Sistemática - o método de aproximação tem como princípio a permissão da criança; caracterização, rotinas prévias e improvisação compõem o tripé do trabalho artístico.

Características dos besteirologistas:
Excelência profissional - os besteirologistas são artistas profissionais especializados na arte do palhaço e dominam também outras artes circenses e musicais.

Treinamento - a aclimatação ao ambiente e aos procedimentos hospitalares é objeto de treinamento específico para novos integrantes.

Formação continuada - cursos de aprimoramento técnico e artístico são regulares.

Mais informações no site www.doutoresdaalegria.org.br