sábado, 29 de janeiro de 2011

SAÚDE

ERROS E ACERTOS DE QUEM MALHA
Freqüentar academia, "puxar ferro" e suar a camisa. Essa rotina deixa qualquer corpo sarado e em forma para o verão. Mas alguns descuidos podem acabar com um treino bem feito e trazer sérias conseqüências para a saúde do 'atleta'. Um dos erros mais freqüentes cometidos por quem malha é a postura errada da coluna durante o exercício físico.

O prejuízo imediato de quem faz uma série de exercícios de forma errada será forçar em demasia alguns ligamentos de forma desigual. Em longo prazo, acontece uma sobrecarga anormal em um dos lados dos discos da coluna, o que pode levar a uma hérnia. Cada articulação do corpo tem uma abertura considerada ideal, e ela deve ser obedecida para que não ocorra a lesão.

Após determinado grau do arco do movimento, certas estruturas normais podem sofrer um impacto que, em seqüências de repetição, pode lesar a borda da articulação. Outro cuidado a ser tomado é durante a flexão de quadris e ombros. O ideal é que não se flexione mais que 70 graus o quadril e mais que 60 graus os ombros. Isso evita o impacto e preserva o menisco do ombro e do quadril. A lesão desse menisco causa dor e a uma artrose precoce.

Mas mesmo que cuidados sejam tomados e a pessoa mantenha uma postura correta durante todo o exercício, outros fatores influem na saúde física de quem malha. Uma pessoa que, por exemplo, passou a infância sentando em cima das pernas (em W ou com uma perna sobre a outra), fatalmente terá um desalinhamento da articulação entre a patela e o fêmur. Neste caso, mesmo fazendo uma mesa romana ou leg press com a postura correta, existirá um desgaste precoce da cartilagem da patela (ou rótula), o qual levará a dor e artrose precoce.

CONFIRA ALGUNS ERROS E ACERTOS



Abdominal
Com os pés apoiados no chão, os joelhos flexionados e as mãos apoiadas na cabeça eleve o tronco. Olhe sempre para cima, sem forçar os pescoços com as mãos.




Bíceps
Durante o exercício, o tronco deve manter-se imóvel, alinhado com o quadril, os pés e o joelho. É importante que ele não seja flexionado para trás.


Bicicleta
Regule a altura do banco para que os joelhos fiquem um pouco flexionados. Durante o exercício, os joelhos não podem ficar hiperestendidos.





Costas
Com os cotovelos próximos ao corpo, deve-se manter o tronco imóvel, sem flexioná-lo para trás.


Glúteo
Apóie os antebraços mantendo costas, cabeça e quadril alinhados. O apoio não deve ser feito com as mãos.






Ombro
Ao elevar o braço, ombro, cotovelos e punhos devem manter-se alinhados. O movimento deve ser feito sem ultrapassar a altura dos ombros. Cotovelos e joelhos devem manter-se levemente flexionados.


Peitoral
A abertura máxima do exercício deve obedecer ao alinhamento com os ombros, sem nunca descer os braços além desse limite.


Pernas 1
Durante o exercício, o tronco não pode ser projetado para frente, fazendo com que o joelho da perna dianteira ultrapasse a pontas do pé.


Pernas 2
Mantenha os dois pés paralelos alinhados com o quadril. Durante o exercício jogue o quadril para trás, sem que os joelhos ultrapassem as pontas dos pés.


Tríceps
Sentado, apóie os pés no pedal e mantenha o abdome contraído, para que a lombar fique bem apoiada no encosto do banco. Estabilize os cotovelos próximos à cabeça durante o exercício.