segunda-feira, 17 de novembro de 2008

BELEZA

CARETAS QUE VALEM POR UMA PLÁSTICA

O que arregalar as sobrancelhas, mandar beijinho, apertar os olhos e armar um sorriso tem a ver com a sua beleza? Muita coisa! Exercitar os músculos faciais (apenas cinco minutinhos por dia) é a maneira mais natural de prolongar a sua juventude e uma ótima pedida para fugir dos excessos de botox e preenchimentos. Faça o teste

É lógico: se você capricha nos exercícios para manter o bumbum em alta e a barriga zerada, por que não fazer o mesmo para o seu rosto continuar firme e lisinho com o passar dos anos? A ação do tempo é inevitável, mas você não deve esperar as primeiras ruguinhas se transformarem em sulcos profundos para agir. Só que muita mulher (jovem, inclusive!) anda exagerando em alguns procedimentos dermatológicos como a toxina botulínica, os preenchimentos e até pequenas cirurgias plásticas faciais.

Bem indicadas, essas técnicas dão, sim, resultados interessantes. O problema está no excesso, que deixa um visual artificial que fica literalmente na cara! Talvez por isso a ginástica facial esteja passando por um Revival, já que é uma maneira nada invasiva de prevenir o envelhecimento. Os músculos da face fazem parte de um todo e também devem ser trabalhados para corrigir vícios de movimentação, o que acaba suavizando marcas de expressão.

Lá nos Estados Unidos, a moda agora é fazer ioga para o rosto. Com exercícios bastante parecidos com os da ginástica facial, esse tipo de ioga parte do mesmo princípio: tonificar os músculos para evitar flacidez e rugas, além de ser um método alternativo às agulhas, livre de dor e barato, que você pode fazer a qualquer hora em qualquer lugar como divulgam dois livros recém-lançados por lá – The Yoga Face e The Yoga Facelift (os dois ainda não disponíveis no Brasil).

Seja qual for a técnica escolhida, o importante é manter a disciplina e fazer os exercícios diariamente. Ainda bem que você nem precisa colocar roupa de ginástica. A única recomendação é manter a pele sempre hidratada para que ela esteja flexível para agüentar a sessão-careta. Divirta-se!




ELIMINE O QUEIXO DUPLO
Pressione a língua no céu da boca até sentir a região do queixo um pouco rígida. Com os dedos indicador e médio dobrados, empurre a pele dessa área para o lado. Troque de mão e repita para o outro lado. Faça 20 vezes para cada lado.








SUAVIZE AS RUGAS DA BOCA
Coloque o dedo na base do nariz e, com concentração, tente alargar as narinas. Para isso, você deve sentir o nariz levemente franzido e a parte de cima da boca levantada. Faça 10 vezes.








LEVANTE OS CANTOS DA BOCA
Com o polegar por dentro da boca e o indicador por fora, faça uma massagem do canto da boca até o biquinho. O movimento é de pequenas torcidinhas de baixo para cima. Repita 3 vezes para cada lado.








APAGUE AS RUGAS DA TESTA E DA ÁREA AO REDOR DOS OLHOS
a. Arregale as sobrancelhas, abrindo bem os olhos até que apareça a parte branca do olho acima da íris.








APAGUE AS RUGAS DA TESTA E DA ÁREA AO REDOR DOS OLHOS
b. Em seguida, aperte os olhos como se não estivesse enxergando alguma coisa. Faça 20 vezes.








ABRA O OLHAR
Vire os olhos para os cantos superiores de forma alternada. Faça 10 vezes para cada lado.










TIRE A MARCA DE PREOCUPAÇÃO DA TESTA
a. Pressione o dedo no ponto que fica entre as sobrancelhas, fazendo um movimento circular no sentido horário sem tirar o dedo do lugar. Dê 10 voltas .







TIRE A MARCA DE PREOCUPAÇÃO DA TESTA
b. Com os dedos polegar e indicador, dê pequenos beliscões nas rugas dessa região no sentindo horizontal. Faça 10 vezes.











FIRME A MAÇÃ DO ROSTO
Sorria e, com os dedos indicadores, force um pouco os cantos da boca para cima. Conte até três e solte. Faça 3 vezes.






LEVANTE A EXPRESSÃO
Com os dedos indicadores e polegares das duas mãos, forme um triângulo. Posicione a base do triângulo no queixo e a ponta oposta no meio das sobrancelhas. Depois, como na foto, abra o triângulo, esticando a pele para cima. Conte até três e solte. Faça 3 vezes.

Matéria retirada do site: www.boaforma.abril.uol.com.br