segunda-feira, 7 de julho de 2008

GINÁSTICA ARTÍSTICA

A ginástica artística, também conhecida no Brasil por ginástica olímpica, é uma modalidade de ginástica onde os atletas realizam um conjunto de exercícios em aparelhos oficiais. Os movimentos dos ginastas devem ser elegantes e demonstrar força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo.

Os aparelhos da ginástica artística masculina (MAG) são diferentes dos aparelhos disputados na ginástica artística femina (WAG). Os aparelhos masculinos (Solo - Salto sobre a mesa - Cavaloi com alça (Cavalo com arções) - Barras paralelas - Barra fixa - Argolas) procuram demonstrar a força e domínio do ginasta. Os aparelhos femininos (Trave - Solo - Salto sobre a mesa - Paralelas assimétricas) colocam maior ênfase na vertente artística e de agilidade.

Todas as competições oficiais de ginástica artística são reguladas pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), que estabelece normas e calendários para todos os eventos internacionais. As competições nacionais são geralmente regulamentadas pelas diversas federações locais. A FIG tem ainda a responsabilidade sobre o Código de Pontuação, a publicação que orienta os ginastas, técnicos e árbitros na elaboração, composição e avaliação das séries em todas as provas, e que ainda rege os resultados da modalidade.

A FIG impõe um limite mínimo de idade para competições oficiais de nível sénior de dezesseis anos. Este limite, importante sobretudo nas provas femininas, pretende impedir a entrada em competição de ginastas pré adolescentes, o que pode implicar problemas de saúde futuros.

A ginástica artística está presente nos Jogos Olímpicos da era moderna desde a sua primeira edição em Atenas 1896 e nos Jogos Pan-americanos desde o Jogos Pan-americanos de 1951Pan 1951 em Buenos Aires. A FIG é responsável pela realização do Campeonato Mundial de ginástica artística e pela Copa do Mundo de ginástica artística, realizada em várias etapas. Existem diversas outras outras competições, a nível continental, nacional e regional.

Para a obtenção do resultado completo de um campeonato de ginástica artística os ginastas devem participar de quatro competições, cada uma delas com características e objetivos próprios, sendo assim denominadas: Competição I (Qualificatória), Competição II (Final Individual Geral), Competição III (Final Individual por Prova) e Competição IV (Final por Equipes). A seguir serão apresentados os detalhes de organização, participação, qualificação e desenvolvimento de cada uma destas competições.

Competição I (C I): A Competição I objetiva a qualificação para as competições finais (C II, C III e C IV) e ainda determina a classificação das equipes a partir do 9º lugar e dos ginastas a partir do 25º lugar. As 8 primeiras equipes aqui qualificadas definirão as suas classificações na Final por Equipes (C IV) e os 24 ginastas melhores qualificados individualmente definirão as suas classificações na Final Individual Geral (C II). Da C I participam todas as equipes e todos os ginastas individuais inscritos no evento. Somente os ginastas que competem em todas as provas poderão se qualificar para participar da Final Individual Geral (C II). O Campeonato Mundial que antecede os Jogos Olímpicos define as equipes e os ginastas individuais que participarão dos JO, considerando os resultados obtidos na C I.

Competição II (C II): A Competição II é a Final Individual Geral (All Around Finals). Dela participam os 24 ginastas melhores classificados individualmente na C I, sendo permitida a participação de no máximo 2 ginastas de cada entidade. Na C II os ginastas executarão uma nova série em cada uma das provas e somente 1 salto, desconsiderando, para o resultado desta competição, as notas obtidas na C I. Ao término da competição serão somadas as notas obtidas por cada ginasta em cada prova, chegando ao total de pontos de cada um, sendo então confrontados os totais de cada participante para se chegar à classificação individual geral. O ginasta que obtiver o maior somatório de pontos será considerado o vencedor da competição.

Competição III (C III): A Competição III é a Final por Provas, onde é definida a classificação individual de cada uma das provas. Estarão qualificados para esta competição os 8 ginastas que obtiveram as pontuações mais altas na C I, em cada uma das provas, sendo permitida a participação de no máximo 2 ginastas de cada entidade em cada prova. Os 8 ginastas qualificados executam uma nova série na prova na qual se classificaram, sendo que no Salto os ginastas deverão executar 2 saltos diferentes. Em cada prova, a classificação final será definida pelas notas obtidas pelos ginastas em cada uma delas, nesta competição (C III), sendo vencedor aquele que obtiver a maior nota.

Competição (C IV): A Competição IV é a Final por Equipes (Team Final). Desta fase participam as 8 equipes que obtiveram as maiores pontuações na C I. Neta Competição os ginastas das equipes qualificadas executarão uma nova série em cada prova e somente 1 salto. Todas as notas obtidas nesta competição entram na totalização dos pontos da equipe. A classificação final das equipes é determinada pelas pontuações obtidas nesta ereçao.

Serviço:
Academia de Ginástica Estrelinha Mágica
Rua Prof Júlio Ferreira Melo, 16 - Boa Viagem, Recife - PE
Telefone: (81) 3325-2645